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POR QUE OS ORIXÁS COBREM O ROSTO NO CANDOMBLÉ?

Foto de Oxum

Recebi esta pergunta de um internauta neste mês de junho e embora o nosso blog seja voltado ao estudo da doutrina espírita, é sempre muito válido estudarmos as outras religiões espíritas. Conhecimento nunca é demais!

Para responder a esta pergunta vamos ter que recorrer a um pouco de "História". Há muito tempo atrás, em especial na África, os primeiros reis e rainhas eram tidos como sagrados, como se fossem seres escolhidos pelos deuses para reinar na terra e, portanto, muito elevados em relação ao seu clero, sua população, povo, etc. Elevados ao ponto destes não serem dignos de verem os seus rostos. 

Nas roupas de santo do Candomblé, muitas nações em cobrem os rostos dos filhos com Adês (Coroas) análogas a da realeza. Muitas delas acompanham uma espécie de cortinas em forma de franja de miçangas (Imbé), como respeito ao Orixá e de certa forma dizendo que não somos dignos de ver o seu rosto quando incorporado em terra. A derivação de outros materiais e da explicação deste fundamento pode e certamente irá variar de casa para casa, de nação para nação e em ambas as situações, acompanham a formação que o Babalorixá ou a Ialorixá (chefes do terreiro) receberam.

 Foto de Obaluaê

A explicação histórica de reis para explicar o uso dos Adês parece não fazer sentido quando se trata do Orixá Obaluaê. Diz a lenda que seu rosto é coberto em função de suas chagas. Outras lendas dizem que seu rosto era muito belo, de qualquer forma, a explicação para este fundamento está na maioria das vezes fundamentada em lendas, contos, etc. 

Tanto a Umbanda quanto o Candomblé ainda são carentes em termos de estudos teológicos. Muitas escolas, nações e vertentes teóricas abrangem o que podemos chamar de "religião espírita" no Brasil. O conhecimento ainda é passado em peso de pai de santo para filho de santo e nesta relação, fica a mercês de quanto se dedica quem ensina e quanto se dedica quem aprende.

DEDICATÓRIA

O Blog dedica esta matéria ao leitor Wagner Moraes de Feira de Santana (BA) e a Rodrigo D'Ogunté que contribuiu com respostas ao tema no grupo "Umbanda sem Mistérios".

CONTATO   

Você tem dúvidas, críticas ou sugestões de matérias? Entre em contato com o administrador do Blog eduardo_rh2000@yahoo.com.br . 


Comentários

  1. Gostaria de aprender mais da religião candomblé.

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    1. Você pode ler, assim como eu...estou começando a ler alguns livros como Os mitos dos Orixás e praticamente todos do professor Luiz Antônio Simas. É uma dica! Bons estudos!

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  2. Nós, adeptos da Umbanda, do Candomblé (e de todos os outros cultos de matriz africana) não somos ESPIRITAS, somos ESPIRITUALISTAS. Logo, não é
    "doutrina espírita", mas sim DOUTRINA ESPIRITUALISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós ESPIRITUALISTAS não temos livros doutrinários, mas a doutrina existe, inerente a cada segmento religioso. Também não temos um codificador, mais possuímos diversos pensadores notáveis e de grande importância para a nossa doutrina.






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    2. Por segmentos religiosos entende- se todos os cultos religiosos afro-brasileiros: a Umbanda (e todas as suas ramificações), o Candomblé (e todas as nações de candomblé), o Batuque (e todas as suas nações), o Tambor de Mina (e todas as suas variantes), o Xangô (e todas as suas nações) etc

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    3. Um dos grandes pensadores da Umbanda, de certo foi o médium Zélio Fernandino de Moraes. Em verdade a Umbanda não surgiu com Zélio, que nunca foi o inventor da Umbanda, sendo isso na realidade impossível. Mas foi de grande importância para sua desenvoltura e vitalidade.

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