Pular para o conteúdo principal

UMBANDA E AS ERVAS QUENTES, MORNAS E FRIAS

Você já ouviu esta expressão dentro de um centro de Umbanda? Sabemos que cada casa tem a sua doutrina e fundamento, que cada guia e mentor tem seu mistério, por isso neste artigo específico vamos nos basear nos estudos do espiritual "Francisco Borges" e seu manual "O poder das Ervas, Pedras, Águas, Benzimentos e Simpatias". Quando o assunto for banho de ervas, sempre conte com o auxílio de um pai de santo, médium ou guia de sua confiança. Boa leitura! 



ERVAS QUENTES

Vamos chamar de "ervas quentes" as ervas fortes cuja atuação energética é agressiva. Elas tem alto poder de limpeza, todavia, seu uso excessivo pode causar buracos ou rompimentos em nossa áurea e campo energético. Devem ser usadas com moderação. São elas:

- Fumo
- Bagaço de cana
- Casca de Jurema Preta
- Guiné
- Arruda
- Casca de Alho
- Angico
- Dandá
- Beladona
- Aroeira
- Peregum
- Pimenta
- Losna
- Alpiste
- Cipó Cruz
- Cânfora
- Folha de Chorão
- Pinhão Roxo (muito indicada para quebra de amarrações e magia negra)

ERVAS MORNAS

Vamos chamar de "ervas mornas" as ervas que atuam de forma equilibradoras de energia, são ervas que não agridem, pelo contrário, atenuam efeitos negativos de ervas quentes. São ervas que ajudam a reconstruir a nossa energia, o nosso campo astral, nosso campo magnético, nossa áurea, etc. São elas:

- Folha de Manga
- Arlecrin
- Sávia
- Alfazema
- Cipó Caboclo
- Calêndula
- Macaca
- Samambaia
- Hortelã
- Pitanga
- Levante
- Manjericão
- Camomila
- Tapete de Oxalá
- Erva Doce
- Macela do Campo

ERVAS FRIAS

Vamos chamar de "ervas frias" as ervas de uso específicos, ervas que trazem energias em um determinado campo magnético. Como por exemplo:

Ervas frias "Atratoras"

- Rosa Vermelha
- Rosa Laranja
- Artemísia
- Malva
-Amora
- Maçã
- Canela
- Canelinha
- Cravo da Índia 

Ervas frias "Energéticas"

- Girassol
- Emburana
- Folha de Café
- Guaraná
- Jurubeba
- Nó de Cachorro

Ervas frias "Calmantes"

- Capim Cidreira
- Maracujá
- Abacaxi
- Melissa
- Valeriana
- Pêssego
- Beterraba

Ervas frias são aquelas não são agressivas como as ervas quentes e seus benefícios vão além de equilibrantes como as ervas mornas. Elas atuam especificamente em um determinado campo magnético.

E você, conhece mais tipos de ervas quentes, mornas e frias? Deixe aqui sua sugestão. Vamos desmistificar esta ideia de que a Umbanda tem que ser um "Oráculo" e que o conhecimento não deve ser passado a diante. Os verdadeiros líderes não criam seguidores, eles criam novos líderes! Muito temos a ganhar se incentivarmos cada vez mais esta troca e divulgação do conhecimento. "Umbanda é fundamento e é preciso estudar".

Comentários

  1. Adorei parabéns r sempre bom cada aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Adorei... Mas gostaria de conhecer mais sobre as ervas... E suas funções..m

    ResponderExcluir
  3. Adorei parabéns e obrigada por nós passar este aprendizado deixo aqui minha gratidão 💗

    ResponderExcluir
  4. Adorei obrigado pornos passar este apredizado

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha esse contexto sem mesmo estudar! Que bacana encontrar essa ciência!

    ResponderExcluir
  6. Banho de Arruda, Alecrim e Guiné pode ser da cabeça aos pés ou apenas do pescoço prá baixo?? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço pelo aprendizado,rosa branca serve p acalmar principalmente crianças.bjs.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom otimo respondeu diverssas duvidas

    ResponderExcluir
  9. Show. Parabéns pelo seu conhecimento

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos.