Pular para o conteúdo principal

UMBANDA E AS ERVAS QUENTES, MORNAS E FRIAS

Você já ouviu esta expressão dentro de um centro de Umbanda? Sabemos que cada casa tem a sua doutrina e fundamento, que cada guia e mentor tem seu mistério, por isso neste artigo específico vamos nos basear nos estudos do espiritual "Francisco Borges" e seu manual "O poder das Ervas, Pedras, Águas, Benzimentos e Simpatias". Quando o assunto for banho de ervas, sempre conte com o auxílio de um pai de santo, médium ou guia de sua confiança. Boa leitura! 



ERVAS QUENTES

Vamos chamar de "ervas quentes" as ervas fortes cuja atuação energética é agressiva. Elas tem alto poder de limpeza, todavia, seu uso excessivo pode causar buracos ou rompimentos em nossa áurea e campo energético. Devem ser usadas com moderação. São elas:

- Fumo
- Bagaço de cana
- Casca de Jurema Preta
- Guiné
- Arruda
- Casca de Alho
- Angico
- Dandá
- Beladona
- Aroeira
- Peregum
- Pimenta
- Losna
- Alpiste
- Cipó Cruz
- Cânfora
- Folha de Chorão
- Pinhão Roxo (muito indicada para quebra de amarrações e magia negra)

ERVAS MORNAS

Vamos chamar de "ervas mornas" as ervas que atuam de forma equilibradoras de energia, são ervas que não agridem, pelo contrário, atenuam efeitos negativos de ervas quentes. São ervas que ajudam a reconstruir a nossa energia, o nosso campo astral, nosso campo magnético, nossa áurea, etc. São elas:

- Folha de Manga
- Arlecrin
- Sávia
- Alfazema
- Cipó Caboclo
- Calêndula
- Macaca
- Samambaia
- Hortelã
- Pitanga
- Levante
- Manjericão
- Camomila
- Tapete de Oxalá
- Erva Doce
- Macela do Campo

ERVAS FRIAS

Vamos chamar de "ervas frias" as ervas de uso específicos, ervas que trazem energias em um determinado campo magnético. Como por exemplo:

Ervas frias "Atratoras"

- Rosa Vermelha
- Rosa Laranja
- Artemísia
- Malva
-Amora
- Maçã
- Canela
- Canelinha
- Cravo da Índia 

Ervas firas "Energéticas"

- Girassol
- Emburana
- Folha de Café
- Guaraná
- Jurubeba
- Nó de Cachorro

Ervas feias "Calmantes"

- Capim Cidreira
- Maracujá
- Abacaxi
- Melissa
- Valeriana
- Pêssego
- Beterraba

Ervas frias são aquelas não são agressivas como as ervas quentes e seus benefícios vão além de equilibrantes como as ervas mornas. Elas atuam especificamente em um determinado campo magnético.

E você, conhece mais tipos de ervas quentes, mornas e frias? Deixe aqui sua sugestão. Vamos desmistificar esta ideia de que a Umbanda tem que ser um "Oráculo" e que o conhecimento não deve ser passado a diante. Os verdadeiros líderes não criam seguidores, eles criam novos líderes! Muito temos a ganhar se incentivarmos cada vez mais esta troca e divulgação do conhecimento. "Umbanda é fundamento e é preciso estudar".

Comentários

  1. Adorei parabéns r sempre bom cada aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Adorei... Mas gostaria de conhecer mais sobre as ervas... E suas funções..m

    ResponderExcluir
  3. Adorei parabéns e obrigada por nós passar este aprendizado deixo aqui minha gratidão 💗

    ResponderExcluir
  4. Adorei obrigado pornos passar este apredizado

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha esse contexto sem mesmo estudar! Que bacana encontrar essa ciência!

    ResponderExcluir
  6. Banho de Arruda, Alecrim e Guiné pode ser da cabeça aos pés ou apenas do pescoço prá baixo?? Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Agradeço pelo aprendizado,rosa branca serve p acalmar principalmente crianças.bjs.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom otimo respondeu diverssas duvidas

    ResponderExcluir
  9. Show. Parabéns pelo seu conhecimento

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios