Pular para o conteúdo principal

CHACRAS E A UMBANDA

O estudo dos chacras é algo que embora seja pouco estudado e abordado em terreiros de Umbanda, consiste em um conhecimento fundamental em como podemos compreender o que acontece com o consulente (quem procura ajuda espiritual), bem como podemos ajudá-lo. 

Estudiosos de áureas, adeptos de religiões do oriente, pessoas que fazem meditação, terapeutas ocupacionais e/ou alternativos entre outras categorias profissionais são apenas algum dos exemplos de pessoas que consideram e estudam o funcionamento dos "chacras".


Chacras (ou Chakras) são "centros de energia" situados e organizados em linha reta no nosso corpo, como podemos observar na figura acima. Eles atuam de forma energética em nosso modo de ser, comportamento e personalidade, quando em mau funcionamento, podem estar diretamente relacionados a doenças físicas e psicossomáticas. 

A palavra "Chacra" vem do sânscrito e significa "Roda, disco, centro ou plexo". São percebidos por clarividentes e equipamentos que enxergam a áurea como "vértices", em outras palavras, uma espécie de redemoinhos girando em alta velocidade e vibrando em um destes 7 pontos específicos do nosso corpo. Eles são ainda, interligados entre si por um tubo elétrico  chamado "Sushumna". 

Estes tubos elétricos conduzem e regulam o "Prana", vulgo "energias de Yng e Yang (Bem e Mau)". Os nomes técnicos de cada Chacra podem sofrer alterações de acordo com a linha de trabalho doutrinária e fundamentalista. Neste artigo, estamos utilizando a concepção do espiritualista "Francisco Borges" em seu manual "O poder das ervas, pedras, águas, benzimentos e simpatias", o conceito do portal Wikipédia e o conceito do portal Eclectic Energies. Temos 7 Chacras fundamentais a contar:




CHACRA CORONÁRIO OU  SAHASRARA

É o mais importante vértice energético. É o chacra da luz, da alma, da serenidade espiritual, da consciência universal, o regulador da paz, o regulador da fé, a motivação de viver, o estado de si consigo mesmo e de ligação com o ser maior (independente de ter ou não uma religião).

Orixá: Oxalá e Oyá (Tempo)

Localização: No topo da cabeça (bem no centro).

Palavra de meditação: Aum

Cor: Violeta e Branco.

Elemento: Todos os elementos.

Funções: Revitaliza o cérebro.

Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito, para o que não é concreto. Motivação, otimismo, expectativa, paz, paciência, autocontrole, automotivação, auto-observação, autogerenciamento, desenvolvimento mediúnico, sonhos, contato com bons espíritos, intuição, vidência, sensação, etc.

Qualidades Negativas: Alienação, confusão, insônia, enxaqueca, desordem do sistema nervoso central, obsessão, possessão, procrastinação, depressão, puberdade tardia e falta de inspiração.

Pedras: Diamante, Cristais (preferencialmente brancos ou transparentes, por exemplo Howlita que tem forte poder de conexão espiritual).

CHACRA FRONTAL OU AJÑA

É o chacra da sabedoria, dos poderes psíquicos, da telepatia, da premonição, adivinhação, evolução, pensamento, etc. Para os estudiosos e para o povo Hinduísta este é considerado o “TERCEIRO OLHO” dado por Deus. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.

Orixá: Oxossi e Obá

Localização: Na testa entre as sobrancelhas (bem no centro).

Palavra de meditação: Om

Cor: Branco.

Elemento: Todos os elementos.

Funções: Revitaliza o sistema nervoso e a visão (física e espiritual) sobre as coisas.

Qualidades Positivas: Concentração, devoção, intuição, imaginação, realização da alma, estudos, dons telepáticos, dons mediúnicos, direção, reflexão, conhecimento e sabedoria.

Qualidades Negativas: Dores de cabeça, medo, ansiedade, confusão, falta de objetivos, instabilidade, problemas com drogas, vícios, problema nos olhos, pesadelos, baixa estima, complexo de inferioridade, desatenção, zombido no ouvido, incorporação de espíritos de baixa luz, preguiça e tensão.

Pedras: Sodalita (Uma pedra azul, lembrando que no candomblé Oxossi é azul na maioria das casas). Na Umbanda podemos usar as qualidades de Quartzo verde e pedras em tons de verde, a exemplos: Amazonita (Favorece a expansão), Cianita Verde (dizem que facilita conexão com os anjos), Esmeralda (Favorece o auto-conhecimento), Jade (favorece virtudes da alma e intuição), Jaspe Verde (Favorece a organização mental e os estudos). 

CHACRA LARINGEO OU VISHUDDHA

Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil a mais grosseira, a comunicação e com o entendimento, fala e voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental de discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Orixá: Ogum e Yansã

Localização: Na garganta (bem no centro).

Palavra de meditação: Han

Cor: Azul claro.

Elemento: Éter.

Funções: Som, fala, comunicação.

Qualidades Positivas: Comunicação, honestidade, integração, integridade, lealdade, moralidade, respeito, justiça, força, vigor, diração.

Qualidades Negativas: Guagueira, problemas de comunicação, dores de garganta, injurias, raiva, ira, injustiça, hipocrisia, deslealdade, vingança, estresse, impaciência, impulsividade, agressividade, etc.

Pedras: Quartzo azul (Ligado a Ogum). Em trabalhos de cura o quartzo azul combate estresse e ansiedade ("Yansã negativa"). Podemos usar Jaspe Vermelho (para melhorar a tomada de decisões), Seletina Laranja (Alto poder de limpeza energética), etc.

CHACRA CARDÍACO OU ANAHATA

Está relacionado com as emoções, a paixão, etc. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

Orixá: Oxum e Oxumaré

Localização: No coração (bem no centro).

Palavra de meditação: Yam

Cor: Verde e rosa.

Elemento: Ar.

Funções: Energiza e regula o sangue e o corpo físico.

Qualidades Positivas: Amor incondicional, compaixão, equilíbrio, harmonia, sensualidade, atratividade, brilho, autoestima, felicidade, humor e paz.

Qualidades Negativas: Problemas do coração, instabilidade emocional, doenças cardíacas e cardiovasculares, doenças ligadas ao sangue, frieza, indiferença, vingança, desprezo, etc.

Pedras: Quartzo Rosa (pedra do amor), Kunzita (Quando associada a uma pedra verde, auxilia no controle de depressão e bipolaridade), Turmalina Rosa (Quando associada a uma pedra verde, trabalha com limpeza emocional, sentimental e amorosa).  

CHACRA PLEXO SOLAR OU MANIPURA

Canal entre o coração e o órgão genital, canal regulador de interesses. É o chacra moral, está de certa forma relacionado com as emoções no sentido de regulá-las, equilibrar interesses. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

Orixá: Xango e Egunitá

Localização: Na barriga (bem no centro).

Palavra de meditação: Ram

Cor: Amarelo.

Elemento: Fogo.

Funções: Digestão, emoção e metabolismo.

Qualidades Positivas: Autocontrole, autoridade, energia, humor, imortalidade, poder pessoal e transformação

Qualidades Negativas: Medo, ódio, raiva, moralidade, julgamento de valores, vingança, problemas digestivos, obesidade, desnutrição, etc.

Pedras: Citrino Laranja ou Amarelo (ajuda em causas na justiça, principalmente o Citrino natural), Brozita (para pessoas que estão escravizadas por alguma coisa: um sentimento, um contrato, uma chantagem, etc), Olho de Tigre (Dá coragem e determinação para irmos em busca dos nossos objetivos). 

CHACRA UMBILICAL, ESPLÊNICO OU SWADHISTANA

Relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios e sexualidade exacerbada.

Orixá: Nanã e Obaluaê

Localização: Abaixo do Umbigo

Palavra de meditação: Vam

Cor: Laranja.

Elemento: Água.

Funções: Força e vitalidade física.

Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, dar e receber, desejo, emoções profundas, mudanças, prazer, saúde, transformação e tolerância.

Qualidades Negativas: Confusão, ciúme, impotência, problemas da bexiga, vulgaridade, promiscuidade e problemas sexuais.

Pedras: Rubi, Agatha Laranja, etc. A Ametista (favorece a mudança e transformação), Mica Lilas (Favorece o encontro dos nossos dons espirituais), Quartzo Fumê (Auxilia no tratamento de doenças crônicas e clinicas), etc.

CHACRA BÁSICO OU MULADHARA

É responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.

Orixá: Yemanjá e Omolu

Localização: Base da espinha

Palavra de meditação: Lam

Cor: Vermelho.

Elemento: Terra.

Funções: Vitalidade e geração.

Qualidades Positivas: Coragem, estabilidade, individualidade (no sentido de cuidar de si), independência, paciência, saúde, sucesso, empatia, vontade de ajudar, cuidar, gerar e promover segurança.

Qualidades Negativas: Insegurança, raiva, tensão, isolamento, violência, introversão, inquietação, indignação, oportunismo, etc.

Pedras: Onix, Jaspe, Água marinha (Equilíbrio e paciência), sodalita, quartzo azul, etc.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios