Pular para o conteúdo principal

QUANDO UM COLEGA SOBE DE CARGO NO TERREIRO DE UMBANDA



O Terreio embora não seja um lugar de ego e vaidade tem alguns cargos para melhor organizar o trabalho:

Pai/Mãe de Santo: São quem dão as ordens, as diretrizes de como serão os trabalhos, a doutrina, as regras, os eventos, etc. São eles que cuidam dos compromissos da casa, do desenvolvimento mediúnico e dos rumos dos trabalhos espirituais.

Pai/Mãe Ogã: São eles quem conduzem a organização dos atabaques e suas responsabilidades. São apoios dos pais e mães de santo na organização dos trabalhos espirituais. 

Pai/mãe pequena: São suplentes dos pais de santo na organização de suas responsabilidades. Dependendo do terreiro a carga de trabalho e carga espiritual dos dirigentes sobe tanto que eles precisam deste cargo no terreiro. É uma espécie de vice-prefeito, porém toda sua postura é ditada pelos pais de santos da casa. 

Cambones: São médiuns geralmente em desenvolvimento ou pessoas que não incorporam que ficam a disposição dos guias auxiliando na movimentação dos itens de trabalho. Ajudam a cantar, bater palmas, organizar a assistência, rezar, etc. 

Médium em desenvolvimento: É a pessoa recém chegada na Umbanda que está ali para aprender seus dons, costumes, doutrina e fundamentos.

Médium de passe: É o médium autorizado a dar passes e consultas na corrente.

Médium de ervas: é o médium que embora esteja em desenvolvimento, já está um pouco mais avançado e a ele é liberado rituais de bater ervas e atender crianças.

Médium de porteira ou ponta de lança: É o médium que faz a guarda da porteira. São apoios direto dos pais de santo na condução de trabalhos mais densos.

Médium de transporte: é o médium com habilidade de transportar espíritos zombeteiros. A ele é confiado a tarefa de ajudar neste tipo de trabalho. 

Secretário (a): Médium que ajuda os pais de santo na organização administrativa da casa, bem como, calendários, apostilas, documentos, etc. 

Tesoureiro: É o médium que ajuda os pais de santos na administração financeira da casa, bem como, contas a pagar, a receber, prestação de contas, etc.

Escala de limpeza: São filhos que se dedicam a fazer a limpeza do terreiro. O ideal é que todos os filhos independente do cargo tenham esta atribuição.

PROMOÇÃO OU DELEGAÇÃO DE CARGO NO TERREIRO DE UMBANDA   

O terreiro de Umbanda é lugar de missão, amor e caridade e não o "clube do bolinha" onde os melhores amigos se juntam em panelas. Ali os cargos são dados por merecimento e não por popularidade. Se você faz parte de um corrente seja o mínimo de ético e respeite o branco que você veste, torça de verdade pelo seu irmão promovido ao invés de ficar desdenhando-o pelas costas.

Podemos enganar a todos mas não podemos enganar os guias. De nada adianta dar os parabéns a alguém com falsidade se por de trás vamos fazer fofocas e boicotar o trabalho alheio. Todo cargo dentro de um terreiro é importante. Não existe um cargo melhor do que o outro.

Agora uma coisa que está deixando os guias tristes é que tem muito filho de santo achando que terreiro é empresa, que deve ter avaliação de despenho, advertência escrita e até demissão. Terreiro é lugar de amor, se você não compreende isso, você ão merece cargo nenhum dentro de um chão de santo. 

Cada um tem a sua missão. No nosso terreiro em SP, praticamos o valor do autogerenciamento, onde cada filho é ensinado a olhar mais para si e menos para o irmão do lado. Quer um cargo dentro do seu terreiro? Faça o seu trabalho bem feito seja ele limpar o chão ou transportar um Egun. O trabalho no terreiro é feito para Deus e não para o homem. 

De nada adianta você vestir branco, incorporar, rodar, cuspir fogo se fora do terreiro você não policiar a sua mente, as suas palavras e as suas atitude. Todo médium que critica um colega esquece-se que um dia chegou como ovelha nova na casa e foi ou deveria ter sido acolhido. Esquece-se que não devemos fazer com o outro o que não queremos que façam conosco. Umbanda é coisa séria para gente séria. 

QUANDO UM COLEGA SOBE DE CARGO NO TERREIRO DE UMBANDA   

Quando um colega seu assumir uma posição no terreiro:

- Não tenha um tipo de postura na frente das pessoas e outra por de trás, o nome disso é dissimulação.
- Não exija do outro o que você não tem, o nome disso é hipocrisia.
- Reze por ele para que ele faça o melhor para casa que é de Deus e não sua.
- Respeite-o pois se a ele foi delegado um cargo está sendo feita a vontade dos guias e dos dirigentes e não a sua.
- Ajude-o no que puder, pois é ajudando que se é ajudado.
- Se você tem um problema pessoal com a pessoa, resolva. Ali é a casa de Deus e não a sua.
- Quando vierem falar mau da pessoa para você ponha em pratica o que seus guias ensinam na assistência, não faça e nem alimente fofocas. Coloque o fofoqueiro no seu lugar. Caso contrário você se torna conivente com a disseminação de cargas e energias negativas. Seja Umbandista, não alimente este tipo de energia. 
- Não entre em discussões vazias de ego.
- Se a sua carne fraquejar nestas dicas, afinal de contas somos humanos, recorra ao seu guia. Antes de ficar investindo energia na vida alheia, deveríamos nos concentrar em evoluirmos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios