Pular para o conteúdo principal

PSICOLOGIA DAS CORES E UMBANDA: TONALIDADES E FINALIDADES


A vela é um elemento de magia frequentemente utilizado na Umbanda. A tonalidade da cor da vela e sua finalidade pode variar de acordo com casa para casa, portanto, na dúvida sobre doutrina sempre procure o pai de santo de sua confiança e/ou do terreiro que você frequenta.


Branco: Geralmente usado para Oxalá e Loguan (Tempo). Usamos para pedir a paz (interior e a nossa volta), a calma, fortalecer a fé, usamos para cuidar de Anjo de Guarda, etc. Na ausência de velas coloridas é comum usar o branco que é conhecido como "servir" a todas as linhas. 

Verde: Geralmente usado para Oxossi. Usamos para pedir prosperidade, sabedoria, inteligência, abertura de caminhos, fartura, desenvolvimento mediúnico, cura, etc. 

Azul escuro: Usamos Para Ogum quando queremos pedir proteção e abertura de caminhos, para Oxum quando queremos pedir proteção e prosperidade e para Logunan (Tempo) quando queremos pedir que agilize ou retarde alguma questão temporal. Pode ser usada para algumas falanges de marinheiros dependendo da casa. 

Azul turquesa: Usamos para Oxumare para pedir equilíbrio emocional. 

Azul claro: Usamos para Yemanjá para pedir limpeza da mente, paz no lar, calmaria, livramento de fofocas, para algumas qualidades de marinheiros, para linha de êres, etc. 

Rosa: Usamos para Oxum para pedir questões ligadas ao amor e para algumas falanges de Erês (Cosme e Damião) para pedir prosperidade, proteção, calma, etc. 

Amarelo: Usamos para pedir prosperidade a Oxum, para linha de Baianos, algumas falanges de Ciganos, em algumas casas para Yansã, etc. 

Magenta: Usamos para pedir proteção e resistência a mãe Obá. 

Marrom: Usamos para pedir proteção e Justiça ao pai Xango. 

Laranja: Usamos para pedir justiça e prosperidade a mãe Egunitá. Usamos para linha de boiadeiros para pedir limpeza espiritual, descarrego de energias negativas, etc. 

Violeta: Usamos para pedir saúde e proteção a Obaluaê. 

Vermelho: Usamos para pedir abertura de caminhos e proteção a Ogum. Em algumas casas pode ser usada para Yansã. Usamos para pedir caminhos a Pomba-Giras. Pode ser empregada para algumas falanges de Ciganos. 

Lilás: Usamos para pedir sabedoria a mãe Nanã. 

Bicolor Preto e Branco: Usamos para tratar e louvar as almas, para pedir pelos doentes a pai Obaluaê e Omolu, para algumas qualidades de Exu, etc. 

Preta: Usamos para pedir limpeza, proteção e descarrego a Exu.

Bicolor Preto e Vermelho: Usamos para pedir caminhos, proteção, limpeza e descarrego a Exus e Pomba-Giras. 

Bicolor Preto e Amarelo: Usamos para pedir prosperidade a Exu do ouro e para algumas qualidades de Zé Pilintra. Pode aidna ser utilizados a Exus e Pomba Giras ligadas a Oxum. 

Bicolor vermelha e branca: Pode ser usada para Ogum, qualidades de Zé Pilintra, qualidades de Exu-mirim, etc. 

Bicolor Preto e Verde: Pode ser usado para qualidades de Exu, em especial Exus ligados a Oxossi.

Prata: Pode ser usado para mãe Logunan e qualidades de Pomba-Giras e Ciganos.

Dourado: Usado para Oxum e qualidades de Ciganos, Pomba-Giras, etc. 

Para saber mais sobre velas na Umbanda, indicamos a leitura:



PSICOLOGIA DAS CORES

A psicologia entre várias áreas de atuação contribui com o impacto das cores no comportamento humano. Primeiro é preciso saber quais são as cores primárias, secundárias, análogas, tonalidades, complementares, etc. Vejamos: 

As cores se complementam ou se divergem. Elas somadas podem dar origem a outras cores. O segundo, passo é saber para que cada cor é indicada ou o que ela estimula: 



Por ser uma ciência de diferentes vertentes teórica, a psicologia pode divergir entre o significado de uma cor e outra. Por isso, quando for estudar as cores, sempre observa a literatura e a construção do raciocínio.

CORES QUENTES X CORES FRIAS

No geral cores quentes trazem energia, vibração e movimento. Já as cores frias trazem calma, paz e tranquilidade:




QUE COR USAR NA VIRADA DE ANO?

Para atrair boa sorte ou boas energias, as pessoas se utilizam de roupas na virada do ano cuja cor atrai uma energia específica:



É importante ressaltar que não precisamos esperar a data da virada do ano para usar uma cor e seu benefício. Podemos escolher a tonalidade das nossas roupas diariamente de acordo com a energia que precisamos. 

INDICAÇÃO DE LEITURA SOBRE PSICOLOGIA DAS CORES



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a