Pular para o conteúdo principal

OSÚN, EFÚN E WÁJI NA UMBANDA



INTRODUÇÃO

Osún, Efún e Waji são pós magisticos utilziados essencialmente no Candomblé.

EFÚN



Efún é uma espécie de barro geralmente em cor branca encontrado no fundo dos rios pelos nossos ancestrais e durante muito tempo antes da existência do sal ele foi utilizado coo condimento e especiaria pelo seu gosto amargo e riqueza de sódio.  

Quando ele ingressou como elemento do Candomblé, passou a ser frequentemente utilizado em Ebós de Orixás Fun-fun (ou Orixás fundamentais, primórdios). O Efun representa o dia, por isso usamos o seu pó para expandir, revitalizar, iluminar, clarear, reviver, etc. 

Já o Efún com água de cachoeira representa uma espécie de soro/banho cujo objetivo é acalmar, suavizar, abrandar, amansar e repousar. É comum na reclusão de Yawo em algumas casas de Candomblé a cabeça do filho ficar coberta com pó de Efún durante o dia e Waji durante a noite com pontos brancos de Efún.

WAJI


Arokin, Waji ou sangue negro é a tinta azul oriunda de uma árvore específica que simboliza a idealização, a transformação e o direcionamento. É utilizado para atrair dinheiro, neutralizar energias negativas, defesa, afastar Eku-Eguns e espíritos perversos. Em algumas casas este pó pode ser usados em rituais de Odé (Oxossi), Ogum e Oxaguiã. 

OSÚN



Osún também é extraído de árvores e representa e simboliza a cor do Ejé. É comumente utilizado em Ebós de afastamento de vícios, doenças e recuperação de vida. No Candomblé ele não pode ser usado em filhos de Oxalá. 

OSÚN, EFÚN E WÁJU NA UMBANDA

Embora a Umbanda seja uma religião que aceita em seu escopo alguns fundamentos do catolicismo, espiritismo, religiões indígenas, religiões africanas, etc. Sua utilziação pode diferenciar em alguns pontos do Candomblé e vice versa. Na Umbanda quando um destes elementos é empregado pelos guias e mentores, percebemos algumas diferenças e semelhanças:

Cruzar e proteger o terreiro

O pó de Efún quando adicionado ao pó de pemba branca serve para cruzar o terreiro com objetivo de iluminar, clarear, ampliar a energia do templo. O rito acompanha o ponto:

Deus Salve a Pemba, também salve a toalha
Deus Salve a Pemba, também salve a toalha

Salve a coroa,
É de nosso Santo é o maior

Salve a coroa,
É de nosso Santo é o maior 

Pemba oh pemba oh pemba de Oxalá
Se não fosse a sua pemba eu não sabia trabalhar


Pemba oh pemba oh pemba de Oxalá
Se não fosse a sua pemba eu não sabia trabalhar

Para descarrego e proteção

Colocar um pouco do pó de Waji na água do Mar ou de cachoeira pode ser feito banho nas linhas de Ogum, Oxossi, Oxaguiã e Yemanjá. 

Para parar de fumar ou beber

- Colocar pó de Osún na comida da pessoa que precisa parar com o vício.
- Colocar o nome da pessoa em um alguidá pequeno de barro e enterrar com pó de Osún.
- Torrar 7 corações de galinha, fazer deste pó e misturar com Osún. Esta pemba caseira pode ser passada na pessoa do pescoço para baixo em rituais de descarrego de espíritos obsessores.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cada casa tem a sua doutrina e cada guia o seu mistério. Na dúvida sobre como proceder sempre procure o pai de santo de sua confiança e procure estudar e iterar-se sobre a doutrina da casa que você frequenta. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios