Pular para o conteúdo principal

LEI DO CARMA X LEI DO RETORNO



 A Umbanda em sua doutrina acredita em 2 leis: lei do carma x lei do retorno. A lei do carma está diretamente ligada as nossas vidas passadas, ou seja, a quem formos, como nos comportamos, como usamos nosso livre arbítrio, como tratamos os outros, como tratamos a nós mesmos, como tratamos os animais, como tratamos a natureza, como tratamos a Deus, etc.

Assim como o espiritismo, a Umbanda acredita que através da reencarnação, nos é dado a oportunidade de reparar nossos erros, sendo assim, muito do que passamos nesta vida é a nossa "cruz", a nossa "missão" e, portanto, nosso "carma". O carma pode estar atrelado as nossas relações interpessoais e espirituais, de modo que algum parente ou amigo nesta vida também tenha sido algum conhecido na outra. 

Carma parece uma espécie de cobrança ou de retorno que não pagamos em vida e portanto, é necessário a continuidade da penitencia. Nenhuma pessoa cruza nosso caminho ao acaso, nenhuma folha cai de uma árvore sem a vontade de Oxalá. 

Já a lei do retorno diz respeito a ação e reação de forma mais imediata, ou seja, tudo que fazemos geral um reação (positiva ou negativa) que retroage sobre nós mesmos alterando, mantendo, inibindo, incentivando, modificando, fortalecendo e gerando nossos comportamentos. Se o retorno não for suficiente em vida para que a pessoa aprenda a ser um indivíduo melhor, isso pode lhe gerar carmas. 

Imagine um assassino que matou um casal. Na lei dos homens é condenado a 20 anos de prisão e com 9 anos de sentença ele tira a própria vida ou é assassinado por outros crimes. Ele sai desta vida com um carma a pagar oriundo do retorno de suas ações.  

Tanto a lei do carma quanto a lei do retorno estão ligadas ao livre arbítrio (o que plantar x o que colher), Dizem os exus "o que vem sem ser pedido volta sem ser mandado", As falanges, os guias e mentores que incorporam nos médiuns de Umbanda ensinam aos seus filhos e a assistência como age a lei do carma e a lei do retorno para que consigam viver em harmonia uns com os outros. 

Os guias ensinam as pessoas a serem merecedoras de coisas melhores, ensinam a perdoar, a se transformar e a transformar os outros. Pode-se concluir que a lei do carma e lei do retorno são reguladores do livre arbítrio de modo que somos livres para escolher o que plantar mas jamais livres para colher, em outras palavras, para concluir: quem escolhe plantar limão, não pode colher morangos.    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios