Pular para o conteúdo principal

VITIMAS E COITADINHOS SUGAM TANTO ENERGIA QUANTO UM QUIUMBA


Para Umbanda, acreditamos que espíritos de baixa luz (sofredores, obsessores, quiumbas, eguns, almas perdidas, exu pagão à serviço do mau, outros) são ferramentas de acasos e magias negras demandadas que atuam como uma espécie de vampiro ou larva espiritual drenando a energia das matérias vivas contribuindo com doenças fora de contexto médico (tristeza, canseira, depressão, impaciência, staff, estresse, insônia, vícios, etc).

Hoje queremos chamar a atenção do leitor para um tipo de pessoa que suga tanta energia vital quanto um desencarnado nestas condições: "O Coitadinho (a)". Se olharmos no dicionário, veremos a sua tradução como "um adjetivo masculino que classifica um indivíduo miserável, desgraçado, infeliz. Uma pessoa que é rotulada como coitada é alguém que sofre ou sofreu alguma coisa terrível na sua vida e por isso merece a pena ou compaixão dos demais."

Os cuidados que devemos tomar com esse tipo de gente é tanto para os médiuns como para pessoas que não trabalha com incorporação. O Coitadinho suga energia de ambos e isso pode ser feito de forma inconsciente ou consciente. Ele pode agir desta forma porque só aprendeu essa forma de viver ou intencionalmente (vulgo, oportunista/tirador de vantagem).

COMO RECONHECER UM COITADINHO?

1) O Coitadinho acha que os problemas dele são os maiores do mundo, mas quando apresentamos soluções, dicas, quando o guia pede um trabalho, um banho, por exemplo, ele está sempre inventando uma desculpa ("Não tenho dinheiro", "não tenho tempo", "esqueci", "não consegui", etc). Isso suga do ouvinte a sua energia, pois a pessoa tem que ficar ouvindo, pensando e dando sugestões em vão, pois ele não que isso, ele quer que façamos por ele (a). 


Para lidar com este tipo de comportamento, o ideal é lembrar de todas as desculpas que a pessoa fica dando e como isso atrapalha a ela mesmo. Claro que temos dificuldades e se elas forem reais, estamos aqui para fazer a caridade, todavia, vale apena observar o quanto de esforço real a pessoa pedinte de ajuda está fazendo para sair do seu buraco.

Uma outra forma de pegar este "Gato no pulo" é que para o problema dele (a) há sempre desculpas, mas você marca um churrasco, um lazer ou algo prazeroso, ele atravessa até o Alasca para estar lá. #fique_de_olhos_abertos.  


2)  O coitadinho sensacionaliza seu problema, faz drama e se acha perseguido, ou seja, torna-se uma pessoa prolixa (fala, fala, fala a mesma coisa), faz rodeios, manda mensagem de Watzapp de 15 minutos, se diminui ("eu não consigo", "é difícil", "não dá para você falar para meu parente"), etc.


Esse tipo de comportamento suga nossa energia, nossa paciência e às vezes nos comove por chantagem emocional. Devemos prestar a caridade por amor ao próximo. Se formos prestar a caridade por culpa ou por termos sidos afetados por alguma chantagem emocional, pare, analise e revise seus atos, pois ceder a estas chantagens não vai mudar o "coitadinho", mas vai dar a ele a auto-confiança de que mais uma vez o seu jeito de iludir as pessoas funciona. 

3) O Coitadinho pode ainda ser um tirador de vantagens, você oferece um prato de comida na rua, ele vira e fala "tem um cigarro?", você oferece um agasalho, ele vira e fala "tem um trocado"? Este tipo de pessoa tende a ficar se oferecendo, se insinuando onde não foi chamado, ele assumi um tipo pidão que só suga, suga, suga, mas quando precisamos dele para alguma coisa ou para ele mesmo, ele desconversa. Se pegarmos o exemplo dos moradores de rua, tem uns que vivem de catar papelão e latinhas para terem seu dinheiro, eles não aceitam que a vida tenha lhe colocado nestas condições e tentam se virar. 



Já outros, sabem onde ocorrem as doações de marmitas, agasalhos, onde estão os abrigos da prefeitura para dormir, onde estão as igrejas para pedir esmolas, ou seja, podem tentar assumir um ganho menos custoso para sua situação. Ou ainda, os famosos malandros: "é mais fácil roubar".  

DICAS PARA LIDAR COM O COITADINHO

- Observe seus comportamentos e a frequência deles;
- Pontue seus erros e seus acertos;
- Não ceda a chantagens emocionais;
- Imponha limites;
- Não dê tudo de mão beijada, ensine-o(a) como obter o que precisa;
- Não faça por ele (a);
- Se observar abrição de bocas, canseira ou desgaste de energia após lidar com este tipo de pessoa, faça seus banhos (defesa, descarrego, etc);
- Banhos de defesa: Hortelã, Guiné e Fumo de Rolo. Podem ser feitos juntos (da cabeça para baixo) pedindo a linha de pretos velhos que feche seu corpo contra mau olhado e obsessores sendo eles do plano físico ou espiritual.
- Banhos de descarrego: Arruda, Espada de Ogum e Quebra Demanda. Podem ser feitos juntos (da cabeça para baixo) pedindo a Ogum que corte estas demandas.  

DICAS PARA NÃO SER MAIS UM COITADINHO (A)

- Decida assumir as rédias da sua vida;
- Valorize as mãos e pessoas que te ajudam;
- Saiba reconhecer seus pontos fracos e fortes;
- Trabelhe sua força de vontade tentando superar-se a cada dia;
- Não ceda à preguiça ou zona de conforto;
- Fortaleça sua fé;
- Tente trocar o pessimismo pelo otimismo;
- Tente traçar metas e planejar caminhos para alcança-las com seu próprio esforço e suor;
- Firme sempre vela de anjo de guarda pedindo que lhe dê força de vontade.
- Banho de Levante, Rosa Branca e Manjericão da cabeça para baixo pedindo a Oxalá que lhe dê animo e motivação. 
- Banho de raspa de casca de mexerica (do pescoço para baixo) pedindo a linha de caboclos força física.
- Trabalhos arreados conforme orientação do seu guia, mentor, pai de santo ou terreiro de confiança. 
- Procurar médico para regularização de hormônios ou psicólogo para terapia contra depressão e apoio para mudança de comportamento é essencial se o seu caso for crítico ou se você já tiver tentado tudo sozinho. Pedir ajuda não é vergonha, abusar dela ou aceitar a parte que lhe convém sim. Pense nisso!  


Comentários

  1. Gostei desta postagem.Serve p nos ,se estivermos agindo parecido e mudar, e serve p agir com pessoas semelhantes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode