Pular para o conteúdo principal

BATIZADO NA UMBANDA

INTRODUÇÃO





O Batismo é o primeiro sacramento cristão onde a pessoa apresentada à Deus apaga seus pegados anteriores, simbolicamente ela deixa para trás sua vida pagã / pecados e renasce sendo portanto um "Cristão", uma pessoa que seguirá a doutrina daquela religião (Dez mandamentos, 7 pecados capitais, a Bíblia, etc).

Todavia, o "Batismo" não é exclusivo dos Católicos ou Cristãos. A Igreja evangélica como uma outra forma Cristã segue o batismo, a Umbanda com matriz católica segue um batismo, o Candomblé pode-se fazer uma analogia de que quando a pessoa sai do Roncó renascendo para o orixá, se faz um batismo e assim por diante. 

Batizar-se é o mesmo que ser apresentado a uma divindade e como um adepto de determinada religião ou seita. Na Faculdade diz-se que o estudante mais novo, vulgo "bicho" ou veterano tem que passar por um trote ("batismo") para ser aceito naquela sociedade. 

O Batismo é algo que está presente na sociedade muito antes de Cristo. Só faz sentido realizar o batismo em determinada religião, se aquela pessoa vai seguir seus ritos e dogmas, em outras palavras, não há necessidade de um Católico se batizar na Umbanda ou um Umbandista se batizar na igreja. 

Devemos nos batizar na religião que acreditamos e não "por obrigação". Procurar um batismo para si mesmo ou para nossos filhos é estar de acordo com tudo que aquela religião representa. É ser apresentado às suas divindades e reconhecê-las como salvador (a). 

ELEMENTOS USADOS EM BATISMO

Água: O elemento mais utilizado para batismos nas religiões é a água. Falando por Umbanda, a água é elemento de Yemanjá (Mãe das cabeças), de Oxum (vida) e de Nanã (Maturidade). É com á água que se consagra a vida, que se limpa a cabeça, que se purifica um Ori (elemento sagrado da nossa coroa). Em algumas igrejas faz-se a imersão da pessoa na água (só a cabeça, corpo inteiro, dependendo da doutrina) para que simbolize este "renascimento". 

Sangue: Embora presente com maior frequência em religiões de magia negra (Quimbanda, Satanismo, outras), muito sangue foi derramado "em nome de Deus", em sacrifícios pagões, etc.

Óleos: Presentes até hoje não apenas em batizados, mas outros ritos como fechamento de corpo, coroações, etc. Óleos são sagrados em diversas religiões e seu fundamento está diretamente ligado ao material que é produzido (Olivas, Alecrim, etc). 

Pemba: Muito utilizada em rituais de Umbanda, a pemba tem a função de ativar magias através do pó, do ar, ou seja, serve tanto para riscar pontos magísticos na pele como tenta se propagar pelo espírito, demarcando-o como membro desta religião.

Panos: Panos, em especial de cor branca são utilizados com frequência no Batismo Umbandista tanto para proteção da coroa, quanto para enfeite e eternização de um momento diferenciado. Jesus em seus batismos, ao lavar o pé de seus discípulos e em muitos outros momentos utilizava panos brancos. Para Umbanda o branco é sagrado (pombinho branco, branco de Oxalá, nuvem do céu, espírito santo, etc).

Velas: A presença de velas pode e provavelmente vai ser utilizada para ativar e concluir o processo de apresentação.

AO SER APRESENTADO NO BATISMO DE UMBANDA, A CRIANÇA JÁ É APRESENTADA A SEUS ORIXÁS DE CABEÇA?

Assim como as Igrejas evangélicas tem suas diferenças ( triangular, quadrangular, do sétimo dia, etc), as Umbandas também tem (Sagrada, Omoloco, Umbandomblé, esotérica, Branca, etc). Portanto, esta questão vai se diferenciar de casa para casa. 

Falando da nossa casa, achamos muito cedo identificar o Orixá de uma criança com menos de 7 anos. Inclusive esta é uma questão muito maior do que o batizado, vide que há lugares que só falam o Orixá sob influência de um oráculo (búzio, carta, etc), em outros, apenas os dirigentes da casa. Vamos entender o batizado como apresentação da pessoa à religião e em um segundo momento, apresentação da pessoa ao orixá, poderia ser a sua coroação. 

Independente de dizer a uma pessoa qual é seu Orixá de cabeça, o batismo o apresenta à religião. A Umbanda também tem Oxalá como sua maior energia, um batismo seria neste momento, consagrar esta coroa a uma religião tendo esta irradiação como fonte de luz, de energia, de vida, de proteção.           
SOU BATIZADO NA IGREJA CATÓLICA, PRECISO ME BATIZAR NA UMBANDA?

Se você agora é Umbandista sim. Você se batizar é apresentar-se aquelas divindades. Mas o batismo é obrigatório? Não! Você só vai se batizar se você for um frequentador, já for familiarizado, etc. A Umbanda não quer e não precisa daquele batizado católico que nem mais à missa de domingo vai. A Umbanda precisa de frequentadores que saibam e se interesse pelo que ela prega dentro e fora do terreiro e não meros interessados na incorporação ou em se aparecerem para os outros.    

SOU BATIZADO NA UMBANDA, TEM VALIDADE LEGAL?

Se o seu terreiro for federado, sim. Nossa casa é associada à Abratu - Associação Brasileira de Terreiros de Umbanda e Candomblé. Uma vez que os batizados são feitos na nossa casa, o nosso sacerdote tem o direito de emitir documento válido como o da igreja.

EXEMPLOS DE BATISMO

Batismo na Mata


Batismo no terreiro



Batismo em alguns tipos de Igrejas





PONTO DE BATISMO



Rio acima, rio abaixo
Foi no rio de Jordão

Rio acima, rio abaixo
Foi no rio de Jordão

Onde João Batizou cristo,
Cristo batizou João

Onde João Batizou cristo,
Cristo batizou João

OUTRAS VISÕES SOBRE BATISMO NA UMBANDA



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a