Pular para o conteúdo principal

BANHO PARA MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO - POR EDUARDO DE OXOSSI

INTRODUÇÃO

Você já percebeu que tem alguns comportamentos que são bem difíceis de mudar? Seja um viciado em drogas, seja uma obesidade descontrolada, seja uma língua traiçoeira, seja a dificuldade de colocar em prática fora do terreiro o que aprendemos dentro, seja a falta de força de vontade que deixa uma pessoa repetindo seu comportamento nos mesmos erros, seja na obsessão, etc. Este texto traz 5 opções de ervas com excelentes propriedades energéticas para mudança de comportamento. 

Podemos usá-las uma por dia consagrando-as conforme nosso merecimento, podemos fazer o banho com as cinco ervas de uma vez, pode jogá-las na cabeça (embora isso dependa diretamente da doutrina da casa que você frequenta). Na dúvida sobre como proceder com banho de ervas, procure o terreiro de sua confiança.

ERVAS QUE AUXILIAM NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO



Cipó Caboclo: Erva expansora ligada a Oxossi, todavia, na Umbanda, não é exclusiva para filhos de Oxossi. Diferente do Candomblé onde filhos de santo se concentram no uso de instrumentos e preceitos do seu Orixá, a Umbanda, em especial a vertente de Umbanda Sagrada é mais flexível para esta questão, pois acredita que todos nós precisamos da vibração de todos os Orixás. Esta erva traz energia para expandirmos algo em nossas vidas (um ramo do conhecimento, nosso patrimônio, nossa mediunidade, nossa atuação, nossa força, etc). Para Adriano Camargo ela está associada a Oxossi e Obá, sendo por este segundo Orixá também pode auxiliar a concentração e o foco de objetivos.



Folha de pitanga: Uma poderosa folha para movimentar energias paradas. Indicada para pessoas que precisam tomar decisões, precisam de estímulo para mudar de comportamento, pode portanto, ser indicada para mudança de situações difíceis (Vícios, situações que exigirão grande esforço físico ou mental, etc). 



Poejo: Uma folha da família das mentas com forte poder estimulador, exitante, energético, portanto, indicado para combater preguiça, canseira e tristeza. 



Losna: Adriano Camargo (Erveiro) a classifica como erva de Yansã e Oxumare, nestas vibrações ajudam a trazer movimento, em especial para demandas que exigem atenção do trono feminino da lei e do trono masculino do amor ("Vertente de Umbanda Sagrada"). Essa erva tem forte propriedade movimentadora, transformadora e estimuladora. 



Abre caminho: uma das ervas mais populares para quem quer prosseguir em um caminho, procura um novo caminho ou precisa de ajuda para abri-lo. Excelente erva indicada para mudanças de caminhos. 

CONCLUSÃO

Embora a mudança de comportamento seja difícil, é necessário lembrar que estas ervas trazem uma atuação movimentadora para estimular a nossa vontade, nosso livre arbítrio para que as mudanças também sejam de fato uma vontade nossa. 

As ervas não vão mudar ninguém que não queira ser mudado. São ervas indicadas para pessoas que querem mudar, reconhecem seu problema, mas por alguma força maior não estão conseguindo se libertar para um novo repertório.

A verdadeira mudança tem que começar de dentro para fora, dentro de nossas cabeças e consciente de quem somos, o que estamos fazendo com as nossas vidas, quais as consequências dos nossos atos para com os outros e se queremos mudar. O guia espiritual (Baiano, Exu, etc) está ali para orientar, para auxiliar e não para mudar tudo por você. Pense nisso! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode