Pular para o conteúdo principal

TRONO MASCULINO DO CONHECIMENTO – POR EDUARDO DE OXOSSI

 




 

Oxossi é o Orixá masculino do trono do conhecimento na Umbanda Sagrada. Trata-se do trono que irradia o conhecimento, a sabedoria, o ensinamento e o aprendizado em nossas vidas desde nossa estrutura mental, física, espiritual, cognitiva até a nossa estrutura psicológica estimulando nossa busca pelo “saber”.

 

Oxossi é expansão dos nossos territórios na vida, é a expansão de todos os outros tronos de Umbanda. Por ser um trono expansor de conhecimento, ele também ampara os seres que fazem o uso correto destas habilidades, exaltando competências, virtudes e atitudes adquiridas no processo de evolução, bem como: Liderança, Organização, Dinamismo, Disciplina, Visão Estratégica, Capacidade de Análise, Foco em Resultados, outros.

 

O arquétipo deste Orixá é representado pela figura de um “Caçador”, ou seja, aquele que vai buscar a presa, concluir uma missão, eliminar um predador e nos trazer a vitória, a tática, a astúcia, as respostas, as análises das situações, dos perigos e a forma mais inteligente de resolvê-los, superá-los.

 

Na Umbanda Oxossi é o raciocínio hábil, o observador, o doutrinador, o protetor da agricultura, dos vegetais, dos animais,  aquele que traz fartura para os lares, aquele que nos faz prosperar, é a divindade da expansão material, regente da linha dos Caboclos das Matas.

 

Em algumas lendas do culto de nação, Oxossi aparece como irmão de Ogum e de Exu. Isso acontece porque Oxossi, Ogum e Exu, são vistos na cultura africana como guerreiros e caçadores, são estes os senhores dos caminhos da humanidade e vão sempre à frente dos ritos.

 

Oxossi é o Caçador por excelência, foi considerado o guerreiro mais habilidoso do exército de Ogum co quem aprendeu estratégias de guerra e manuseio do ferro, posteriormente caminhou com Exu onde ficou experiente em libertar-se de perigos e escapar de predadores, por fim, aprendeu a cura e feitiçaria das ervas com Ossain. A Inteligência foi a arma que Oxossi sempre levou em seu caminho.

 

É importante ressaltar que um caçador não se limita apenas na figura daquele que sai para buscar alimento, mas se transcende no papel daquele que explora regiões com a finalidade de buscar novos conhecimentos sobre locais, territórios, sobre os animais, alimentos, sobre a floresta, sobre outras tribos e assim por diante, portanto, é a figura daquele que estuda o inimigo, que estuda a situação, que se arrisca pela sua tribo, aquele que lidera pelo exemplo, pela coragem, aquele que vai na frente das contingências analisar as cosias antes de expor os seus protegidos.

Antigamente, haviam situações em que um caçador poderia ficar vários dias ausente, e na volta trazia as novidades e melhorias aos seus, trazia as notícias, as providências, a comida. Por isso os filhos de Oxossi são muito quietos, introspectivos e gostam de ficar sozinhos e as vezes somem de cena. O perfil do Caçador é aquele que se resolve sozinho e por vezes, precisa de espaço, precisa ficar no canto dele, resolver as coisas do jeito dele.

 

Oxossi é também associado ao Orixá que não teme a morte, como o Orixá que matou o grande pássaro das trevas, o Orixá cuja coragem é incalculável e infinita. Oxossi é capaz de dar a vida em prol da causa, o que também lhe traz muita teimosia, por estas qualidade valoriza a lealdade acima de tudo. Oxossi é generoso, mas não aceita ser enganado, passado para trás ou que se aproveitem de sua bondade. Oxossi abomina o desperdício, principalmente de alimento.  

 

CARACTERÍSTICAS DO TRONO MASCULINO DO CONHECIMENTO

 

Trono: Masculino do Conhecimento

Orixá regente: Oxossi

Sincretismo religioso: São Sebastião

Dia de Oxossi: 20 de Janeiro.

Dia da semana: Quinta - feira

Cor de Vela: Verde

Fio de conta: Verde.

Banhos e Ervas: Cipó Caboclo, Samambaia, Guiné, Cipó Abre Caminho, Alfavaca do Campo, folhas de Pitanga, Peregun Verde rajado com amarelo e outros.

Saudação: “Okê ArÔ”, que significa “Salve o grande Caçador”

Campo de força: Matas em geral, natureza.

Animais que representam a presença de Oxossi: Abelha, Pavão.

Número: 6. 

Bebida: Cervejas, Vinho escuro seco.

Comidas: Espiga de Milho, grãos de feijão torrado, cru e cozido, coco, frutas com sementes (exceto cítricas), etc.    

Verbos ligados à Oxossi: Expandir, Crescer, Aumentar, Empoderar, Agregar, Caçar, Encorajar, Desbravar, Descobrir, Conseguir, Buscar, Disciplinar, Conquistar, Prosperar, Conhecer, Aprender, Ensinar, Observar, Acertar, Escapar, Explorar, Ir, Fazer, outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a