Pular para o conteúdo principal

TRONO MASCULINO DA FÉ - POR EDUARDO DE OXOSSI

 


Oxalá é regente do trono masculino da Fé.

Fé é a confiança absoluta em um “sagrado”, é a crença, o ato de crer em algo, crer em algum ser, crer em alguma religião, alguma característica da religiosidade ou semelhante. É o ato de crer mesmo na ausência do que não pode ser visto, comprovado, é aquele sentimento forte que nos abastece e por muitas vezes contraria a ciência.

Quantas histórias não vemos sendo contada nas lendas e livros sagrados das religiões? Quantos homens e mulheres viraram santos por terem operado milagres em vida? Quantas pessoas você conhece que estavam desenganadas de morte pelos médicos e surpreenderam os diagnósticos e hoje estão vivas?

Quantos solos sagrados, à exemplo do Santuário de Aparecida você conhece cujos artefatos são pagamento de promessas por milagres concedidos? Pois bem, toda esta energia que faz plano de fundo na fé, nos milagres, na misericórdia divina, no poder maior de tudo que existe nesta e em outras realidades, de todas as linhas e tronos de Umbanda, chamamos de energia de Oxalá.

O trono masculino da fé é o expansor da fé, ideal para resgatar a fé de um filho ou cliente descrente, ideal para trazer otimismo aquele que perdeu as esperanças no caminho, ideal para limpar nossas vistas de negatividade, ideal para nos dar força e fazer com que acreditemos no sucesso e desfeche positivo de uma situação, mesmo que tudo pareça perdido.

Oxalá é paz, o trono maior, a fé que empodera os outros tronos divinos, é a bandeira branca que coloca paz nas guerras, é a pomba branca que guia os caminhos mesmo se estivermos naufragados perdidos em mares obscuros, é a luz que ilumina nossas coroas, é a centelha divina maior do universo.

Somos imagem e semelhança de Deus e a casa de deus tem muitas moradas, muitas religiões. O Trono masculino da fé é este imenso caldeirão de religiosidade, de vidas e realidades espirituais, de tipos de fé, tipos de religião, tipos de crença. É a energia que não julga, mas abraça, não ataca, mas apazigua, é o amor incondicional dos universos sobre seus seres.

Oxalá é eficaz para interceder misericórdia, ser invocado para causas difíceis cujo outros caminhos não mostraram soluções, para nos proteger diante de uma situação difícil, nos proteger neutralizando magias negativas em nosso caminho, fortalecendo nossa fé, nossa conexão espiritual com anjo de guarda, com Ori, com guias e falanges de tralhado, com nossos Orixás e conosco mesmo.  

 

CARACTERÍSTICAS DO TRONO MASCULINO DA FÉ

 

Trono: Masculino da Fé

Orixá regente: Oxalá

Sincretismo religioso: Jesus Cristo

Dia de Oxalá: 25 de Dezembro.

Dia da semana: Sexta - feira

Cor de Vela: Branco.

Fio de conta: Branco.

Banhos e Ervas: Tapete de Oxalá (Boldo), folha de algodão, folha de mamona, hortelã, incenso, levante, erva de bicho, hortelã, sávia, rosa branca e outros.

Saudação: Oxalá é meu pai / Epa Baba.

Campo de força: Campos à céu aberto.

Animais que representam a presença de Oxalá: Pomba Branca, Caramujo.

Número: 10 na vibração das energias mais velhas da fé (Oxalufã) e 8 na energia mais jovem da fé (Oxaguiã). Como na Umbanda não se faz esta divisão, é mais comum o uso do número 10 para Oxalá.  

Bebida: Água cristalina, água de canjica, Leite.

Comidas: Arroz Branco, Canjica Branca, Farinha de Milho Branca, Acaçá, Cocada Branca, Pão Frances, Uvas verdes, Pera, Coco verde e seco, coco ralado, lascas de coco, suspiro.   

Verbos ligados à Oxalá: Apaziguar, acalmar, renovar (fé), fortalecer (Fé), Gerar (Milagres), Atrair (Misericórdia), desbravejar, desvirar (magias negativas), iluminar, conectar (com sagrado), limpar, neutralizar, curar (pela fé), empatizar, compreender, humanizar, abençoar, outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a