Pular para o conteúdo principal

O QUE FAZER QUANDO UMA PESSOA TEM ALERGIA A UMA DETERMINADA ERVA?



O que é o banho de ervas?

O banho de ervas é um ritual presente em religiões como Umbanda, Candomblé, entre outras no qual as ervas (folhas da natureza) são geralmente maceradas com água para realização de banho cuja função pode ir desde um descarrego até a abertura de caminhos.

Algumas ervas como a popularmente conhecida “Comigo Ninguém Pode” causam alergias de pele. No meio Umbandista o erveiro Adriano Camargo, sacerdotes como Alexandre Cumino, Alan Barbieri, Rodrigo Queiroz, outros são conhecidos por nos abastecer com ótimas literaturas, vídeos e textos para referência. Quando o assunto for banho, sempre consulte um pai de santo de sua confiança.

O banho de ervas é fundamento no rito de Umbanda, é praticamente uma importante rotina de um médium, seja ele em desenvolvimento, ou não. Portanto, se você tem interesse em práticas e sobre o conhecimento Umbandista de ervas, precisa estudar muito. Não basta sair por aí tomando qualquer banho. 

O que eu devo fazer se tenho alergia a alguma erva?

Sempre que um guia espiritual lhe passar algum banho, faça uma pesquisa sobre sua funcionalidade e propriedades. Consulte a literatura, verifique e se certifique que aquele banho é para aquela determinada ação. De todo modo, havendo irritação de pele, o ideal é procurar um dermatologista.

Na minha prática espiritual, nunca ouvi ou observei alguma reclamação oriunda dos banhos mais comuns em terreiros (Arruda, Guiné, Manjericão, Alecrim, outros), mas pode acontecer. Converse com o guia com quem você tem o hábito de passar, tire suas dúvidas, afinal o banho deve servir para ajudar e não para atrapalhar.

Descobri minha alergia, agora nunca mais poderei ser beneficiado da espada de Ogum?

Imagine que um filho tenha alergia ao banho da espada de Ogum ou alguma outra erva. Aconselhamos que a pessoa rale com um ralador a erva (seca ou natural) para ser empregada na defumação. A Umbanda usa as forças da natureza (terra, fogo, água e ar), neste ultimo, podemos manipular as forças das ervas através do fogo e do ar.

Outra opção que tenho visto com outros colegas sacerdotes é lavar a roupa da pessoa no banho de ervas e depois de seca, dar a pessoa para usar. Isso não substitui o banho, mas é uma manobra diante das dificuldades e empecilhos que você vai encontrar caso encontre um filho ou consulente com este problema.

Outra opção é substituir a erva, por exemplo, uma pessoa precisa de descarrego e tem alergia a espada de Ogum, podemos substituir por arruda ou semelhante. Nesta situação vale muito a intuição do guia que está indicando a erva, pois ele tem dimensão do que seu consulente necessita. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios