Pular para o conteúdo principal

DEFUMAÇÃO: PROCEDIMENTOS, TIPOS E PROPÓSITOS



INTRODUÇÃO

A defumação é um ritual muito frequente em casas de Umbanda e Candomblé. Na Umbanda ela foi trazida pelo caboclo das sete encruzilhadas quando fundou a religião e segue até hoje em quase 100% dos terreiros, todavia, a defumação é utilizada antes mesmo da criação da Umbanda, não é algo criada por ela, mas ela considera este fundamento em sua doutrina.

A defumação pode ser usada em diversas ocasiões: abertura e fechamento de giras, limpeza de residência e imóveis comerciais, limpeza de pessoas, etc. 

OBJETIVO DA DEFUMAÇÃO

A defumação pode ter vários objetivos, entre eles: limpeza física e espiritual, limpeza de ambientes, prosperidade, proteção, descarrego de fluidos espirituais negativos, fortalecimento, etc.

QUEM PODE FAZER A DEFUMAÇÃO?

Embora qualquer pessoa possa fazer uma defumação, nos terreiros geralmente isso é feito pelos dirigentes ou médium a cargo dos mesmos, alguém destinado a este rito. Costumamos dizer que Deus nos fez imagem e semelhança dele, então o que dá poder a uma defumação não é o cargo que ela tem, mas o fundamento, a fé a o conhecimento sobre o preparo, ou seja, é questionável a ideia de que apenas um dirigente de santo pode fazer uma defumação. 

DEFUMAÇÃO NO TERREIRO



A defumação nos terreiros geralmente é feira através do "Turíbulo" (objeto prateado acima). Nele colocamos carvão e algum elemento combustor (álcool, óleo, papel, etc), uma vez que estiver acesso, começa o rito de defumação. 

A defumação é feita com uma combinação de ervas específicas de acordo com o objetivo proposto. Quando ela é feita na Umbanda, geralmente acompanham-se pontos cantados de defumação. Cada casa pode estabelecer uma ordem para iniciar a defumação. Geralmente defumamos o Congá, os cantos, o centro, os médiuns, os atabaques e a assistência. Na dúvida sobre como proceder com a defumação no seu terreiro, procure o seu pai de santo ou orientação do seu guia espiritual.  

EXEMPLOS DE ERVAS E MISTURAS PARA DEFUMAÇÃO

Cada casa tem a sua doutrina e cada guia espiritual o seu mistério, na dúvida sobre algum procedimento, sempre procure o pai de santo de sua confiança. Abaixo alguns exemplos de ervas e elementos que podem ser usadas isoladamente ou em conjunto para defumação:

Sal grosso: Descarrego.
Arruda: Descarrego, proteção.
Mirra: Atrai contato com bons espíritos, fortalece a humildade.
Alecrim: Atrai bons sentimentos, cria atmosfera positiva.
Alfazema: Equilibra o ambiente.
Café (Grãos, folhas secas, pó, etc): Atrai força e resistência.
Canela e Cravo da índia: Atrai a prosperidade, aumenta o magnetismo pessoal, a autoestima, etc.
Guiné: Proteção e energização. 
Pó de dandá da costa e anis estrelado: Aumenta a intuição.
Beijoim: Aumenta a espiritualidade, a intuição, cria uma atmosfera propícia a trabalhos espirituais. 

DEFUMAÇÃO EM CUBO
A defumação em cubo é aquela que já vem com as ervas trituradas e acopladas em forma de cubo. Ela não é indicada para substituir uma defumação tradicional em turíbulo uma vez que não sabemos a procedência do que de fato contém os cubos. Não sabemos por exemplo que ervas e elementos foram usados para o que se propõe nos rótulos. Em todo caso, como o poder do objeto espiritual leva em consideração a força da consagração, em muitas emergências eu mesmo só tinha a mãos este tipo de defumador. Ele é mais indicado para atuar como uma espécie de "incenso" de longa duração.

DEFUMAÇÃO EM CASA

É muito indicado de tempos em tempos fazermos uma defumação em casa. Seja para limpeza, proteção ou descarrego. Geralmente fazemos de dentro para fora (para limpeza) e de fora para dentro (quando o objetivo for trazer prosperidade por exemplo). Preces, pontos cantados podem ser inclusos para potencializar o rito.

DEFUMAÇÃO EM IMÓVEL COMERCIAL

A defumação em imóvel comercial geralmente é feita para atrair clientes, afastar inveja e olho gordo. Tal como na defumação doméstica e do lar, se o objetivo for limpeza, fazemos de dentro para fora. Já se o objetivo for atrair alguma coisa, fazemos de fora para dentro. Dependendo da gravidade do caso, tanto na defumação do terreiro, quanto das casas quanto dos comércios, podem haver solicitações de sacudimento de ervas, mas este é um assunto que trataremos em outro texto. 

PONTOS DE DEFUMAÇÃO 

Ogum mandou defumar,
Ogum mandou defumar,
Ogum mandou defumar,
Filhos de fé vamos defumar

Ogum mandou defumar,
Ogum mandou defumar,
Ogum mandou defumar,
Filhos de fé vamos defumar

_________________________

Ele é rezador, ele vai defumar
Ele reza seus filhos e o mau vai levar

Ele é rezador, ele vai defumar
Ele reza seus filhos e o mau vai levar

_________________________

Defuma com as ervas da Jurema
Defuma com Arruda e Guiné,
Com Beijoim, Alecrim e Alfazema
Vamos defumar filhos de fé.


Defuma com as ervas da Jurema
Defuma com Arruda e Guiné,
Com Beijoim, Alecrim e Alfazema
Vamos defumar filhos de fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios