Pular para o conteúdo principal

YAMIM: O SEGREDO NA BARRA DE OXUM E A FORÇA EM CADA MULHER

Yamim é um termo muito utilizado em lendas africanas e contos de candomblé, consequentemente, presente nos cultos de Umbandomblé. Este texto é dedicado ao internauta Rubens do Amaral (BA) que nos mandou a pergunta através dos canais eletrônicos. Caso você tenha críticas, elogios e sugestões, não deixe de entrar em contato conosco: eduardo_rh2000@yahoo.com.br. 

INTRODUÇÃO



Yamins são representadas em alguns contos por bruxas, em outros por um grande pássaro que devastava tribos e foi derrotado por Oxossi (O Orixá caçador, Orixá corajoso e que não teme a morte). As Yamins são em sua essência a ancestralidade feminina, tal como os homens tem sua ancestralidade masculina representada pelos cultos De Baba Egum. No mais extintivo sentido das interpretações, no mais primitivo sentido da evolução e da palavra.  

Yamins regem o ventre, ou seja, quando uma mulher tem problemas de saúde relacionado a menstruação, miomas, ovários, entre outros, pode ser ministrado um Ebó pelo caminho das Yamins para recuperar a saúde, afastar o mau ou desfazer carga demandada A mais reverenciada entre as qualidades destas entidades é a YAMIM OSORONGA (“Mãe toda poderosa”), temos ainda: Yamim Eleye (“mãe pássaro”), Yamim Pupa (“mãe do dendê”), Yamim Odo (“mãe das águas”) , Yamim Aje (“mãe feiticeira”).

Os cultos as Yamins são realizados somente por mulheres (tal como os cultos de Baba Egun são feito apenas por homens) e são lindos, cheio de Asé, mistério, fundamento e energia. Seu culto na verdade estão guardados nos grandes axés pelas Yalorixás (Yamim) e Egum (Babalorixás), que não gostam de falar sobre eles, temendo sua fúria ou o seu acordar, ou ainda, que mãos despreparadas tragam quizila ou consequências negativas no manejo destes seres espirituais.



As Yamins habitam nas raízes das Jaqueiras (Apaoká). São feiticeiras lideradas por Oxum (a Orixá que enganou Exu, a Orixá que tem permissão sobre os búzios). Nas religiões afro-brasileiras de Umbanda Oxum é sincretizada com diversas Nossas Senhoras, na Bahia ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora a esta denominação de Nossa Senhora ora com Nossa Senhora Aparecida.

Sempre representada pelo pássaro, quando pedimos algo a Yamim, usamos dendê, obis e soltamos um eleye (pombo) fazendo os nosso pedidos. Na África existe a tribo das Yamins, suas iniciadas saem mascaradas como verdadeiras bruxas adeptas ao rito. Toda a força de vingança, de fúria, de raiva que uma mulher tem dentro de si é o acordar de sua Yamim (Mesmo que ela não seja filha de Oxum, pois todos nós precisamos da força de todos os Orixás, tal como a inteligência não é algo exclusivo dos filhos de Oxossi e a Justiça não é algo exclusivo dos filhos de Xango).

Cuidar das Yamins é indicado para solução de problemas rápidos e de bruxaria (tanto branca como negra), pois elas revertem rapidamente o mal em bem (vice versa), a doença em saúde (vice versa), o desemprego (vice versa), etc. Como tudo se você usa uma energia tão primitiva e ancestral para o mal, as consequências podem ser infinitamente desagradáveis. 

YAMIM: A FORÇA DE CADA MULHER

Yamim representa no polo positivo das mulheres: a intuição, o sexto sentido, os sonhos, a sensibilidade, o amor, a sensualidade, a sedução, o envolvimento, a comunicação, a saúde do ventre, a maternidade, a paixão, a empatia, a determinação, etc.

Já no polo negativo, representa: a raiva, o ódio, os pesadelos, a insensibilidade, a baixa estima, o isolamento, a vingança, a trapassa, a dissimulação, a mentira, doenças do ventre e de órgãos genitais, a amargura, a praga, o olho gordo, a inveja, a sede de destruição, a intimidação, a atração por seres espirituais de baixa magia e magia negra, etc. 

YAMIM: A FORÇA NA SAI DE OXUM

Dizem as lendas que Oxum carrega as bruxas Yamins na barra se seu vestido e que quando uma Oxum se irrita diante de alguma coisa libera as bruxas para atuação, para fazer o que sabem fazer de melhor: seja o bem ou seja o mau. Na religião de Umbanda, assim como qualquer outra religião, não há bom ou mau, quem determina isso é quem pede. Posso ter uma pessoa maliciosa na igreja como em um terreiro. Posso ter uma pessoa fofoqueira na igreja como em um terreiro. Cada Orixá tem a sua força, a sua regência. À Oxum foi confiado a força da bruxaria, do ocultismo, do buzio, e como tal, ela representando toda a força feminina, traz consigo um pouco deste asé a cada mulher.

HOMENS COM OXUM COMO ORIXÁ DE CABEÇA

Homens que carregam Oxum como mãe de cabeça acabam tendo toda esta característica e todos os benefícios que Oxum dividiu com as mulheres. Não é a toa, que acabam compartilhando seus arquétipos, características de comportamento, etc. São grandes apreciadores e adeptos de feitiçaria e ocultismo. No Candomblé, mesmo que ele tenha Oxum de cabeça, há muitas casas que não permitem o manuseio de Yamins, tal como mesmo que uma mulher tenha Yansã de cabeça, não é permitido a ela os cultos de Baba Egum. 

Isso pode variar de casa para casa, pois no repasse dos fundamentos, alguns pais de santo o fazem como um "telefone sem fio", uns aumentam um conto, outros diminuem e omitem segredos no repasse e estas atitudes fazem com que tenhamos diversas divergências e variedades no fundamento de como se tratam os guias e mentores em um chão sagrado e em um culto religioso.  

PONTO DE LOUVAÇÃO DE YAMIM EM YORUBÁ


Comentários

  1. amei era tudo qew queria saber dessa grande orixa também gostaria de saber se todas filhas de oxum te a força de iamin.....

    ResponderExcluir
  2. ACHEI INTERESSANTE VEM TUDO EXPLICADO AGORA EU ENTENDI MUITO INTERESSANTE VALEU

    ResponderExcluir
  3. Amo Yámin osoroga, assim que tiver a minha casa vou cutua-lá.
    Eu posso por que sou de Osún.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber alguem que cultue ya para tirar um carma

      Excluir
  4. Adorei mesmo...mtu axé e luz para quem escreveu tao lindamente este texto. De forma clara, objetuva e sem dissemonar o pavor como.mtus fazem. Respeito é necessário a tudo. Medo não. Irei repassar com os devidos direitos.

    ResponderExcluir
  5. Estou com medo de tomar conta das yamin.

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto !adoro suas publicaçoes bem baseadas e fundamentadas .Sou filha de Oxum e sempre tive contato com corujas, tinha pavor, na verdade ainda tenho! e gostaria de saber s realmente filhas de Oxum tem maior probabilidade de contato com essa ave? Pois li algo sobre e estou tentando aceita-las sem medo!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de entrar em contato com vcs!
    Saber mais sobre a iniciação!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se são todas as mulheres de oxum que tem ligação com essas senhoras ou uma quantidade específica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós,homens e mulheres temos ligação com elas Pq nascemos de um útero. Cultuar yamin só pode quem é iniciado no culto delas

      Excluir
  9. Eu gostei muito eu sou de umbanda das almas e quando eu recebi oxum o pai de santo perguntou o nome de e ela disse que era yamim agora estou sem saber se pode ser ou não fiquei um pouco confusa.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se posso colocar o nome de minha filha yamim ?

    ResponderExcluir
  11. Minha amiga gostaria de saber porque elas aparecem para ela em sonhos e as vezes acordada

    ResponderExcluir
  12. Queria saber qual é a qualidade de oxum que seria umas das yamins?

    ResponderExcluir
  13. Sou filha de oxum Opará,e estou muito interessada em saber mais sobre a yamim. E qual seria a minha. Obrigada 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ter que ir a África no mês de março e ficar lá o tempo é de no mínimo 9 anos para as filhas de oxum,oxum opara é 11anos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode