Pular para o conteúdo principal

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO

Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc.

O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais. 

O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc). 

Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua rotina de vida! Há que aprender a rezar, há que aprender a tomar banho de ervas, acender velas, fazer preceitos, honrar o branco e o chão sagrado em que pisa. Entre os banhos voltados a desenvolvimento encontram-se com frequência: colônia, samambaia, rosa branca, alfazema, anis estrelado, manjericão, etc. A escolha da erva muda de casa para casa, pois cada uma segue uma doutrina e o mistério dos guias da frente. Na dúvida sobre banhos, em especial os chamados "banhos de cabeça", procure um pai de santo de sua confiança. 

BANHO DE ÁGUA DE COCO

  
O Banho de água de "Coco Verde" e fresco é indicado da cabeça aos pés para médiuns que estejam iniciando o seu desenvolvimento e tem como objetivo limpar a coroa, a áurea e o perispírito do médium, em especial, deixá-lo limpo e em plena conexão com os guias da linha de Baianos. São ótimos banhos para o médium ir a uma gira de desenvolvimento desta linha.

O coco é uma analogia ao ser em desenvolvimento. Ele inicia como uma semente (vamos imaginar um bebe), ele cresce (forte por fora e nutritivo por dentro), análogo ao que tem que ser um adulto, um ser forte, resistente e bom por dentro. Além desta analogia, o coco é um instrumento muito utilizado nas giras de Baianos. Ele é usado como alimento, como bebida, batida, enfeite, adereços, copos, etc.

No candomblé, água de coco com folhas de capela, Obi e Orobôs ralados ajudam a afastar a negatividade, atuam como uma camada de proteção ao médium. Em oferendas, o coco serve a Oxalá, Oxossi e Oxumaré/ê, linha de baianos, linha de pretos velho entre outras linhas e Orixás de acordo com a doutrina e procedimentos da casa.

Tomar o banho de água de coco verde fresco me foi intuído pelo Baiano Juvenal, guia e mentor espiritual com quem trabalho e dedico as escritas e fundamentos deste blog. Ele me indicou para promover, propiciar, facilitar, incentivar, apoiar e dirigir a conexão de médiuns iniciantes com seus mentores da Baia, além de um excelente banho de limpeza energética e atração de bons espíritos. Faças eu banho com fé, acenda uma vela amarela para sua linha de baianos e faça sua prece. "É da Baia Senhor"!!!!

     

Comentários

  1. Se comprar o coco errado! no caso aquele seco pode usar da mesma forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila, no caso indicamos apenas o coco verde fresco pois ele vai na cabeça. O Outro coco (seco) é mais indicado para trabalhos, despacho, etc.

      Excluir
  2. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento e o Até de seus guias .

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se esse banho pode ser feito em casa, mesmo não indo a gira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Banho No Cocu Verde E Feito 1 Dia Antes Da Gíria Começar

      Excluir
  4. porque lavar um objeto dado por exu com agua de coco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as entidades trabalham com elementos da natureza o Exu trabalha também com esses elementos e suas propriedades elevam a energia do material.Entao é uma forma de implantação da energia.

      Excluir
  5. Quem não tá desenvolvendo mediunidade não pode tomar banho de água de coco verde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, o banho para a finalidade que desejar não existe uma iniciação certa.Algusn casos se recomenda não usar certos tipos de ervas na cabeça para não prejudicar sua energia, cada pessoa tem uma energia única com seu orixá, o ideal é consultar seu líder religioso ou entidade que irá direcionar o elemento certo para o fim desejado.E o.mesmo princípio que um.medico faz para receitar um remédio.
      Nada de se auto medicar, energia espiritual e coisa séria e deve ser direcionada.
      Nada que você deva se assustar apenas busque orientação para não banhar com energias que pode não trazer um benefício que você procura ou não dar o resultado desejado.

      Excluir
  6. O óleo de coco pode passar no cabelo e no primeiro?

    ResponderExcluir
  7. Desculpe a digitação....passar na cabeça.

    ResponderExcluir
  8. O banho de água de coco,só pode ser do coco verde?

    ResponderExcluir
  9. Pode ser qualquer horário do dia? O primeiro ou o último banho do dia?

    ResponderExcluir
  10. Já que ninguém fala eu falo o de coco seco e para descarrego e coloca um pedaço de coco no ori para alimenta o ori e outros pedaços no copo com água de coco e vai comento vai te ajudar fortalecer o ori interior e o Verde e para abri caminhos ... muito axé a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua resposta. Bem direta no que queremos saber

      Excluir
  11. Não, tudo tem que ser fresco pois a energia ela está acumulada nas propriedades do elemento, nada industrializado quando se trata de ervas e banhos específicos. Quanto mais natural maior e melhor para a limpeza ou absorção de energias. Sempre.

    ResponderExcluir
  12. Tudo que se tratar de banhos com ervas não se usa nada industrializado, sendo frutas e ervas, as propriedades mágicas são melhor absorvidas.Ervas secas em alguns casos, sempre guarde que as propriedades de qualquer elemento utilizado deve seguir sua origem sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....