Pular para o conteúdo principal

BANHO, MAGIA, DEFUMAÇÃO E TÔNICOS DE ROMÃ - POR EDUARDO DE OXOSSI



INTRODUÇÃO

A Romã (ou Punica Granatum em seu nome científico) é uma fruta oriunda do mediterrâneo oriental onde era usado inicialmente como aperitivo e sobremesa. Seu interior é subdividido em películas quem envolvem e formam sementes em uma polpa comestível. A Romã está presente de forma milenar em diferentes culturas e religiões (inclusive na bíblia!) estando ligado de forma afrodisíaca ao amor e a fertilidade.

Em passagens bíblicas, quando os judeus chegaram à terra prometida, após abandonarem o Egito, as 12 pessoas que foram enviados para aquele lugar voltaram carregando romãs e outros frutos como amostras da fertilidade da terra que Jeová (Deus) prometera, neste sentido, a fruta traz fertilidade como "prosperidade", fartura, etc. Na Grécia, a árvore de amora chegou a ser considerada como a presença da própria Afrodite (deusa do amor), sincronizada na Umbanda como Oxum (deusa do amor e do ouro).  

Na medicina alternativa, alimentos ligados a Romã ajudam a controlar a pressão arterial, combater problemas cardiovasculares, atuam como antioxidantes, contém vitaminas (A, E e C), combatem problemas do coração, etc. Antes de usar a Romã ou qualquer outro ingrediente fitoterápico, não deixe de procurar seu médico. A Umbanda ou qualquer outra religião NÃO substitui a medicina. Os fundamentos aqui apresentados são de cunho religioso e como tal, está reservado a manipulação em seus ritos. 

TÔNICOS, CHÁ E BEBIDA A BASE DE ROMà




Por ter 3x mais antioxidantes do que muitos vinhos e o chá verde, tônicos e chá a base de Romã ajudam a proteger as células, eliminar radicais livres, controlar pressão arterial, problemas do coração, problemas cardiovasculares, etc. Por ser rico em vitamina A (protege tecidos e vasos sanguíneos), C (regenera e revitaliza tecidos) e E (protege glóbulos vermelhos) pode ser aconselhado para pessoas que estejam passando por problemas de saúde e necessitem desta atuação nutritiva.

BANHO DE ROMÃ NA UMBANDA



Em termos de Orixá, o "pertence" da Romã pode diferir de casa para casa. Há lugares que vão alocá-la sobre o ponto do Orixá Ogum, outras no Orixá Yansã, outras na linha de Ciganos, outras na linha de Pomba Gira, mas partindo da nossa introdução e da história da fruta no planeta, há de concordar que ela está muito mais ligada a Oxum pelo sincretismo com Afrodite do que com qualquer outro elemento da natureza. 

Uma coisa as casas parecem concordar, todas estas possíveis linhas (Ogum, Yansã e Esquerda): afastam a inveja e (Oxum, Ciganos) promovem o amor e a prosperidade. Então pode-se dizer que banhos de Romã é indicado para pessoas que estejam necessitando de uma força nestes campos. Banhos de Romã são indicados do pescoço para baixo. Na dúvida sobre banhos, em especial "banhos de cabeça", procure um pai de santo de sua confiança. 

MAGIA PARA AUMENTO DE MAGNETISMO PESSOAL COM ROMÃ NA LINHA DE MARIA PADILHA DAS ALMAS


Muitas pomba-giras ensinam banhos de sedução e aumento de magnetismo pessoal. Estes estão longe do que se chama de "amarração", em especial, são indicados para pessoas com baixa estima e que estejam precisando de uma ajuda para acreditar mais em si, em sua beleza (interna e externa). Caso seja a sua situação, ai vai uma magia intuída por Maria Padilha das Almas:  

Abra uma Romã ao meio. Coloque o seu nome dentro e costure com linha vermelha. Acenda uma vela vermelha ou Lilás, coloque ao lado da Romã com uma Rosa vermelha sem espinhos e dedique a Maria Padilha das Almas que afaste de você toda baixa estima, depressão, pessimismo e lhe abra os olhos para si mesmo (a), que lhe dê forças para cuidar mais de si, que lhe traga motivação e autoconfiança, que remova para o canto das almas todo e qualquer vampiro espiritual, quiumba ou egum que possa estar lhe atrapalhando.

Após a vela queimar, entregue a Rosa e a Romã em um cruzeiro, porta do cemitério ou porta de igreja (pontos de força onde responde), mesmo que durante o dia, o que importa é a sua fé, a sua crença e o seu merecimento. 

PONTO DE MARIA PADILHA DAS ALMAS

Para potencializar a magia, aqui deixamos um lindo ponto de Maria Padilha para que você entre no clima da sua magia:


Maria Padilha Feiticeira, Feiticeira
Maria Padilha Feiticeira, Feiticeira

Maria Padilha da Calunga
O Seu feitiço não é de brincadeira [2X]

É de qua qua qua
É de qua qua qua
É de qua qua qua

Maria Padilha da Calunga
Ela Trabalha sem parar [2X]

DEFUMAÇÃO A BASE DE ROMÃ

A Romã (cascas e sementes) tornam-se um excelente de fumador de comércio (para trazer prosperidade e afastar inveja), do lar (para afastar olho gordo e mau olhado) e de terreiros (para trazer um clima produtivo, ambiente agradável, afastar maus espíritos, trazer caminhos e recursos para caridade).

OUTROS BENEFÍCIOS DA ROMÃ

Com o tempo, mais e mais pessoas começaram a perceber a importância da Romã para uma vida saudável.

1) A Romã também reduz a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer entre as gerações mais velhas.

2) A Romã ajuda a controlar problemas de envelhecimento como rugas, proporcionando, assim, as pessoas com a pele jovem e brilhante.

3) A Romã Ajudam as mulheres a superar os sintomas de depressão durante o seu período, especialmente a depressão pós-menopausa. Estudos realizados mostrou-se que o Suco de Romã também pode ser muito útil na cura de disfunções eréteis. 

BIBLIOGRAFIA E INDICAÇÃO DE LEITURA

  • MANICA, I. Frutas Nativas e Exóticas 4. Romã. Porto Alegre, RS, Cinco Continentes. 90p.?, 2007? (no prelo em fase de edição).
  • http://www.tropilab.com/pomegrate.html
  • http://www.saudedica.com.br/os-beneficios-da-roma-para-saude/ 
  • Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de SP - http://www.fucesp.com/ervas/banho-de-ervas/
  

 

Comentários

  1. Respostas
    1. Obrigada por tudo.tamei o banho.na mesma.hora me sentir outra pessoa .tomei um.pouco.do.cha agora.vou fazer sempre obrigada Anna Oliveira Teresópolis rj

      Excluir
  2. Acabei de ganhar um pé de romã, no momento exato, filha de Oxum e Oxossi, me conecta com minha mãe com meu pai e com minha ancestralidade de minha mãe Yansã. Me conecta com a minha moça, limpando e abrindo meus caminhos. Axé!!! Obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios