Pular para o conteúdo principal

PRECES E ORAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DO EVANGELHO PARA UMBANDA

INTRODUÇÃO



Diz-se que a Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conhecimentos da igreja católica, da mesa branca, das religiões indígenas, das religiões africanas, etc. Nas próprias palavras do caboclo "Sete Encruzilhadas" na incorporação de Zélio de Moraes no surgimento da Umbanda ele diz:

"-Aqui inicia-se um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnaram não encontram campo de ação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiçaria e os índios nativos da nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor, raça, credo ou posição social. A pratica da caridade no sentido do amor fraterno, será a característica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus e como mestre supremo Cristo". - Texo "Início da Umbanda".

Gostaria de perguntar aos leitores quantas vezes eles já viram uma bíblia em um terreiro de Umbanda, ou quantas vezes seus dirigentes usaram preces católicas e até trechos da bíblia para apoiar e fundamentar sua prática. Quantas vezes?

Não podemos nos esquecer de nossas raízes epistemológicas, em outras palavras, nossas raízes de criação. Por exemplo, os Orixás (Forças da natureza) são empregados na Umbanda com uma certa dualidade (Orixás pela contribuição das religiões africanas e santos sincretizados pela contribuição da igreja católica), neste sentido, um ponto de Ogum é tão bem vindo como um "pai nosso" para São Jorge, para um filho ou consulente. 

Rezas são muito utilizadas na prática Umbandista. Servem para abertura de gira, fechamento, descarrego, emanação, emantamento, estudos, orientação de conduta, etc. Este artigo tem objetivo de aproximar mais o filho de Umbanda frente ao uso e contribuição da bíblia. Boa leitura!

    
O LIVRO DE MATHEUS E A UMBANDA



"Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" - Matheus 11:28.

Interpretação: Deus disse que todos que estivessem cansados ou oprimidos que o procurasse e o alívio lhe seria dado. Ao procurar um terreiro de Umbanda a pessoa está procurando Deus tanto quanto em qualquer religião. Para Umbanda, acreditamos em Oxalá (Jesus Cristo) como orixá maior, pai de todos os outros Orixás. Todos que procuram o terreiro, recebem do culto orações, velas, banhos e outras intervenções em prol do que vieram buscar.

"Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados". Matheus 5:4.

Interpretação: Corretos aqueles que não se envergonha dos seus problemas e buscam ajuda no senhor, em uma religião, etc. Um terreiro, assim como a igreja não fecha as portas e nem faz discriminação de ninguém que esteja interessado em procurar a Deus. Todos que estiverem em conflitos e precisarem de alívio espiritual, serão consolados!

"Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e as outras coisas lhe serão acrescentadas (...)" Matheus 6:33.

Interpretação: Muitos médiuns e ingressos da Umbanda falam que a vida melhora muito quando você vira Umbandista. Isso se é explicado por este versículo. Quando buscamos a Deus e seus ensinamentos (independente da religião), todo o resto nos é acrescentado: saúde, paciência, caminhos, fé, paz, etc. 

O LIVRO DE SALMOS E A UMBANDA



"Espera pelo senhor, tem bom ânimo e ele fortalecerá seu coração (...)" - Salmos 27:14.

Interpretação: Tenha fé e ânimo no pai maior e nos Orixás, sua fé lhe fortalecerá. A Umbanda trabalha com a concepção de fé. O tamanho da fé que um consulente tem sobre Deus se aplica da mesma forma. 

"Elevo os olhos para os montes; de onde virá o meu socorro? O meu socorro vem de Deus, que fez o céu e a terra." - Salmos 121:1 e 2.

Interpretação: A salvação vem do pai maior (Deus) que fez o céu (dado os ventos a Yansã) e a terra (dado as terras a Obá, as Matas a Oxossi, os Caminhos a Ogum e Exu). Oxalá representa o trono da fé, o trono principal e a ele é subordinado todos os outros tronos existentes nas sete linhas de Umbanda. 

"Deus é quem perdoa todas as suas injustiças e sara todas as suas enfermidades." 103:3.

Interpretação: Cabe somente a Deus a capacidade de julgamento (que na Umbanda foi dado a Xango) e da promoção de saúde (que na Umbanda foi dado a Obaluaê). Deus sabe de todas as coisas e somente ele sabe o destino e o merecimento de cada filho.

"Na minha Angústia, clamo ao senhor e ele me ouve" - Salmo 120:1.

Interpretação: Na hora da angústia, independente da religião, a prece e a oração sempre deve ser feita. Deus nos ouve em todo lugar. No terreiro as vezes a pessoa se submete a um passe, tem a sua melhoria e esquece de agradecer, ou pior, enquanto espera sua vez de passar com o guia, enquanto está na assistência não presta atenção nas rezas e pontos, fica no celular e com a cabeça em pensamentos que não tem haver com o momento do culto. A concentração é algo que Deus nos pede sempre, em especial nos momentos de angústia e de agradecimento.

"Muitas são as aflições dos justos, mas o senhor as livra de todas" - Salmos 34:19

Interpretação: Se os seus comportamentos forem justos e coerentes com a palavra de Deus e com seu próximo, mau algum chegará até você. Nenhum tipo de feitiçaria, trabalhos de baixa magia, etc. A nossa proteção Deus dedicou as forças de Ogum e de esquerda. Pela lei maior, cada um tem o que merece e se formos merecedores, nada de ruim nos afetará.

"Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (...)" Salmos 127:1

Interpretação: Não adianta luxo em um terreiro e o espírito de Deus e dos Orixás não habitam ali, assim se diz com as igrejas, com o comércio, etc. Um terreiro para ter Asé precisa ter a presença dos bons espíritos. Caso contrário, tudo será em vão.

"Sacrifício agradável a Deus é um coração quebrantado. Um coração arrependido, Deus não desprezará". Salmos 51:17

Interpretação: Não importa o pecado, se a pessoa estiver realmente e verdadeiramente arrependida, Deus lhe acolhe. Por isso que no atendimento de Umbanda o médium não pode passar na frente do guia e colocar seus valores morais no atendimento. Uma coisa são as suas convicções e outra a vontade de Deus que tanto na bíblia quanto nas palavras do Caboclo 7 Encruzilhadas (Fundador da Umbanda), o amor e os passos do evangelho são prioridade e foco. 

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mau algum, porque tu estás comigo, tua vara e teu cajado me consolam." - Salmos 23:4

Interpretação: Quando dizemos em Salmo que tua vara e teu cajado me consolam, estamos referindo a todos os ensinamentos a todas as linhas, assim dizendo, elas nos consolam. Na Umbanda, todas as linhas de trabalho vem ligadas a Deus, o pai maior, logo, qualquer guia em terra que atua para o bem está a representar a vara e o cajado do espírito santo. 

"O senhor é meu pastor e nada nos faltara." Salmos 23:1.

Interpretação: A Oxossi foi dado o trono do conhecimento e da fartura. Quando o senhor diz que nada há de faltar aqueles que tem fé, ele está nos ensinando a perseverar, a orar, a ter fé, a manter a conexão com seus ensinamentos. Se os guias são nossos pastores e nos levam para o caminho da luz, confiemos que nesta jornada nada há de nos faltar. 

"Invoca-me no dia da Angústia e eu te livrarei (...)" Salmos 50:15

Interpretação: Um terreiro não abre só no dia de gira. Todo dia de angústia pode ser combatido com rezas ou com trabalhos de natureza espiritual. Deus diz para que não tenhamos receio de procurá-lo em casos de aflição. 

"O Anjo do senhor acampa-se ao redor de todos que o teme e os livra." Salmos 34:7.

Interpretação: A bíblia assim como a Umbanda acredita na presença e papel dos anjos do senhor, dos anjos de guarda, etc. A palavra diz que os anjos guardam aqueles que temem a Deus, não um temor em um sentido de Deus coercitivo, mas um temor no sentido de seguir suas palavras e ensinamentos. Na Umbanda, além dos ensinamentos, temos diversos procedimentos para cuidar do nosso anjo protetor.

O LIVRO DE JOÃO E A UMBANDA



"Disse Jesus: eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao pai se não por mim." - João 14:6.

Interpretação: Não importa se a gira é de direita ou esquerda, não se abre ou fecha culto sem a permissão de Oxalá (Jesus Cristo). É a ele que é reservado a centralização das forças do universo, da natureza e da Umbanda. Precisamos lembrar sempre de pedir a Oxalá em primeiro lugar. 

"Nem eu te condeno. Vai e não volte a pecar (...)" João 8:11.

Interpretação: Ninguém a não ser o próprio Jesus está habilitado a julgar o próximo. Quando João disse "Vai e não volte a pecar" esta postura pode ser observada ao padre que ouve a confissão de um fiel, na postura de um guia incorporado atendendo um consulente, a de um pastor intercedendo em um filho e assim por diante. A Umbanda não compactua com pecado, todavia, pecar cabe ao livre arbítrio de cada um. 

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá." João 11:25.

Interpretação: A palavra diz que há a vida eterna e que mesmo que alguém morra (na carne, na matéria) viverá. Na Umbanda, a vida não acaba com a morte da matéria, pois todos aqueles que creem em Deus vivem. Uns completam sua missão e outros voltam como guias em linhas de trabalho. 

CONCLUSÃO

A bíblia tem muitas passagens interessantes das quais podemos absorver conteúdos coerentes com a prática Umbandista. Não podemos esquecer que parte dos ensinamentos de Jesus está nela. A Umbanda enquanto uma religião ligada aos ensinamentos do amor, da fé e do evangelho deveria incentivar mais os seus médiuns a leituras dos livros sagrados. Muitos deles endossam a atuação e ajudam a desmistificar interpretações errôneas que fazem da nossa religião. Umbanda é fundamento e é preciso estudar. 
    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios