Pular para o conteúdo principal

BANHO DE SABÃO DA COSTA



INTRODUÇÃO

O sabão da costa (ou banha de Ori, banha de Oxalá em algumas localidades) pode e é encontrado em ritos de Umbanda e de Candomblé, seja em função ritualística, limpeza ou descarrego. Sua confecção pode ter variações de acordo com a doutrina de cada terreiro e/ou mistério de cada guia. No geral, ele contém ingredientes como: óleos de coco, de palma e de palmiste (óleo extraído da semente de dendezeiro). 

Em algumas casas, em especial do candomblé é adicionado o pó de Osun (ou ierosun), muito apreciado nos cultos de Ifá. Para constituir seu caráter amanteigado, geralmente coloca-se a manteiga de Karité, a mesma manteiga empregada para envolver as pedras sagradas dos Orixás (Okutás), em especial os Orixás ligados ao mundo dos homens ("funfun").  

Em aldeias africanas, o sabão da costa era tido ainda como preferencial pelas mães, pois ele não resseca a pele e traz o ar de limpeza (física e energética), portanto, ideal para bebês. Embora conhecido como "sabão negro", desta vez a cor não tem nada haver com a magia negra, dependendo da sua composição, sua cor pode variar para tons de marrons. 

Na pele ele traz ainda vitaminas do complexo A, E e ferro, ajudando a fortalecer o colágeno, o cabelo, as células, unhas e cartilagem. Por séculos a cultura dos galeses e dos nigerianos usam este sabão para combater a oleosidade da pele, a psoríase, manchas, acnes e problemas de pele. Mulheres africanas usam durante a gravidez e em um período pós parto para combater as estrias. 

INDICAÇÕES

- Saúde: Problemas de pele, manchas, psoríase, acne, estrias.
- Espiritual: Limpeza, descarrego de quiumbas, eguns e feitiços de magia negra, ritos de Umbanda e Candomblé (Osé Igba - Limpeza de Assentamentos).
- Material: Limpeza de pedras dos Orixás.

FLEXIBILIDADE DO SABÃO DA COSTA

Exatamente pela sua possibilidade de variação nos ingredientes, este sabão adquiriu um caráter flexível em ritos de Umbanda e de Candomblé. Alguns guias pedem sabão da costa misturado com cinzas, outros com 7 ervas, outros com arruda, etc. Esta mistura oriunda do propósito e mistério de cada terreiro dá a este sabão uma boa vantagem em termos de "manobra", podendo adaptá-lo a cada necessidade, filho e Orixá. 

CONTRA INDICAÇÕES, CUIDADOS E OBSERVAÇÕES ANTES DO BANHO!!!

Sacerdotes de Umbanda e Candomblé preferem fazer seus sabões da costa e /ou comprá-los de fonte fidedigna, pois ao não se saber ao certo quais componentes foram empregados, ao invés de ajudar em um rito, ele pode afastar o Orixá do usuário. Para que o sabão tenha todas estas propriedades ele tem que seguir a risca a fórmula africana oriunda do dendê. Ingredientes extras são solicitados de forma diferente de pai de santo para pai de santo e de casa para casa, portanto, ao receber a indicação de ter que tomar um banho de "sabão da costa", consulte um guia ou pai de santo de sua confiança!

SABÃO DE COCO SUBSTITUI SABÃO DA COSTA?

Para alguns babalorixás, Yalorixás e sacerdotes sim. Na dúvida sobre a procedência do sabão da costa, ou ainda, sob alegação de que os derivados do dendê possam ser "Quizilas de oxalá", eles acabam usando o bom e velho sabão de coco.        

Comentários

  1. Ose dudu setan òògun...

    Com sabão da costa prepara-se diversas medicinas e encantamentos ( não serve só para banho ). A sua melhor forma é quando está em farinha, dessa forma é a " sua mão " que irá preparar a pasta no período de 3 dias, como também, poderá acrescentar os pós, fazer oro e colocar no sereno...
    Para filhos de Oxalá, usa-se o sabão branco.
    Ose dudu proporciona grande axé !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual Sãbao branco seria??? E como poderia preparar? 🙏

      Excluir
    2. Não. É um sabão de cor negra feito a base de gordura vegetal animsl e ervas

      Excluir
  2. Gastaria de saber qual as ervas que leva para fazer o sabão da costa.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber co.o fazer o sabao da costa

    ResponderExcluir
  4. Usa si óleo de coco azeite de dendê Macaçá melissa e danda da costa são as principais ervas usadas na fabricação do sabão da costa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode