Pular para o conteúdo principal

O QUE É BRUXARIA? POR FABIANA DE YEMANJÁ




A palavra Bruxaria, tem sido um assunto fascinante para uns e ainda é aterrorizante para outros e tem sido assim em todos os povos e em todas eras. Assim como a mídia muitas vezes pinta a imagem inadequada de uma religião, ciência ou fato, não é diferente com a Bruxaria.  A mídia replica um recorte e cada um interpreta de acordo com a amplitude de sua visão e maturidade.

Segundo a língua portuguesa,  a palavra Bruxaria designa a execução de rituais de cunho sobrenatural com a intenção de obter benefícios pessoais,  sendo também utilizada como sinônimo de cura espiritual,  prática oracular e feitiçaria.

Existem vários tipos de Bruxaria. A WICCA, por exemplo é uma religião neopagã, tornou- se conhecida por meio de Gerald Brosseau Gardner em (1884-1964). A religião celebra a vida e a morte por meio de festivais sazonais conhecidos como “Sabas”.

Nos Sabas os praticantes se reúnem para agradecer ,meditar,  prestar culto aos Deuses e projetar desejos futuros. Além dos Sabas que são relacionados a ciclos solares , os wiccanos também se reúnem em ciclos lunares conforme sua necessidade.

Um outro tipo de Bruxaria é a Bruxaria natural a qual eu prático, amo e admiro tanto quanto ser Umbandista. A Bruxaria natural é  tão antiga quanto a religião WICCA, não tem data certa do início de sua prática. Nesta modalidade não é prestado culto a divindades, ao invés da crença de Deuses, reconhece-se e Deusa Gaia(mãe terra).Na bruxaria natural fazemos muitos rituais nos ciclos lunares e com as forças naturais.



Usa-se muito a palavra gratidão em todos os rituais, desde os alimentos que recebemos da nossa mãe Terra, até a luz do Sol que recebemos devem ser agradecidos sempre. Na bruxaria natural os elementais (terra , água ,fogo e ar), estão presentes nas maiorias das consagrações das poções, dos pós e instrumentos mágicos como o livro das sombras , a bola de cristal e espelho negro.

É costume que em rituais que envolvam projetos pessoais ou de família, seja realizada a queima de pedidos no caldeirão, pois embora as bruxas tenham se modernizado, nunca perderam suas raízes. Alguns instrumentos mágicos da bruxaria natural não precisa ser comprados pois pode ser retirado da própria natureza.

O que o wicca e a Bruxaria natural tem em comum é que ambas fazem uso de ervas, pedras e a magia Elemental. Na bruxaria natural prega-se  que não devemos interferir no livre arbítrio alheio, ou seja, toda ativação mágica é cuidadosamente pensada para não interferir nas leis do universo.

A WICCA  segue um dogma: “faça o que quiser, desde que não faça mal a nada ou a ninguém.”. Tanto no wicca quanto bruxaria natural não se fazem sacrifícios de animais ou humanos em seus rituais .

Diferente da Bruxaria presente em religiões de Quimbanda ou Magia Negra onde o propósito é exatamente usar estas forças divinas invertidamente para destruir a vida de alguém. Na Umbanda, quem trabalha com a pomba-gira Maria Mulambo sabe que ela é muito chegada em feitiço, inclusive muitos de seus pontos cantados falam sobre Bruxaria, aliás, qual pomba-gira não tem o pezinho na magia não é mesmo? Porém, sabemos que a Bruxaria de Umbanda é voltada também para o bem.

Isso nos mostra mais uma vez que a bondade ou maldade, que a admiração ou medo presente nas pessoas para com as religiões não está nelas em si, mas no que fazemos com ela. Toda religião tem o seu bom e mau frequentador, isso não pode sujar a imagem de uma coisa tão linda que Deus e o universo deixou disponível para nos ajudar.

Se pararmos para analisar uma benzedeira que faz suas conjurações ou usa uma erva para fazer um feitiço de cura, um Benzimento de cura, ela não está fazendo um pouco de magia? Se o passe da pomba-gira eliminou uma doença que os médicos não viram, será que não fez um pouco de magia? Quando um evangélico fala em línguas e usa seu dom para fazer uma previsão, ele não está usando um pouco da magia divina?

A magia está aqui meus filhos. Independente do nome que você dê. Ela está a nossa volta. Vivemos em um mundo onde a própria natureza faz seus feitiços, a própria natureza é uma grande mãe Bruxa.Se você acredita ou não, ao menos tente ser grato às forças divinas por tudo que ela lhe proporciona. Essa é a grande magia. 

Abc,
Mãe Fabiana de Yemanjá
Sacerdote de Umbanda do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda
Sacerdote de Bruxaria Natural 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios