Pular para o conteúdo principal

ENTREGA NA LINHA DE OMOLU

INTRODUÇÃO

Omolu, no sincretismo religioso (São Roque ou São Bento dependendo da casa) é o Orixá da morte, da passagem, dos cemitérios. Ele rege o trono da Geração junto a Yemanjá. Para o Candomblé é a versão de Obaluaê, porém, velho. Para o portal Umbanda eu Curto:

"O Orixá Omolu paralisa tudo aquilo que atenta contra os Sentidos da Vida. É a Presença de Deus garantindo a Vida e a Geração. É a profundidade da Terra. As irradiações do Sagrado Pai Omolu garantem o equilíbrio da Criação, pois atraem para o Seu campo todos os seres que se desequilibraram e passaram a atuar de forma desvirtuada, atentando contra qualquer dos Sentidos da Vida. O magnetismo de Omolu é absorvente e suas ondas são alternadas."

A morte como finitude é a estagnação final da matéria, daí a sua vibração de paralisação. Ele coloca fim em ciclos para que mãe Yemanjá inicie novos ciclos. Podemos recorrer a este Orixá pedindo para alguém em fase terminal realize sua passagem sem sofrimento, para que coloque fim a doenças, para milagres envolvendo situações entre a vida e a morte, para proteção contra feitiçarias, para encaminhamentos, para recolhimento e combate de eguns, quiumbas, etc.  

MITOLOGIA

Fonte: http://www.vetorial.net/~rakaama/o-omulu.htm

Dono das lanças certeiras, quem era atingido tornava-se cego. Quando se sentia desrespeitado mandava a peste. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O colar que o simboliza é o ladgiba, cujas contas são feitas da semente existente dentro da fruta do Igi-Opê ou Ogi-Opê, palmeiras pretas. Usa também bradga, um colar grande de cauris. Seu poder está extraordinariamente ligado a morte.

Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem.  Ele é a própria terra que recebe nossos corpos para que vire pó. Divide com Iansã a regência dos cemitérios, pois ele é o Orixá que vem como emissário de Oxalá, princípio ativo da morte, para buscar o espírito desencarnado. É Omulú que vai mostrar o caminho, servir de guia para aquela alma. Senhor da Terra e das camadas de seu interior, para onde vamos todos nós. Daí a ligação que tem com os mortos, pois ele é quem vai cuidar do corpo sem vida, e guiar o espírito que deixou aquele corpo.

É por isso que Omulú  gosta de coisas passadas, apodrecidas. A participação de  Omulú nos rituais africanistas é imprescindível, é Ele o regente da feitiçaria e da magia. Orixá responsável pelo processo de transformação de energias. Enquanto Obaluaiê se responsabiliza pela doença e a cura, Omulú se responsabiliza em castigar os malfeitores e descrentes, castigando os com as doenças, e em consequência, a morte se não for reverenciado.

Seu maior castigo é a presença de doenças, como pôr exemplo a varíola, doença pela qual ele é mais conhecido. A morte dá continuidade a existência espiritual. Porém, ao sentir que não há mais necessidade que o espírito continue a caminhar, Omulú assume seu papel, de através do corpo, devolver a terra a continuidade da evolução,  e entrega o espírito ao orúm. O xaxará de Omulú, como se fosse uma vassoura, varre a morte, Não deve ser temido, porém respeitado.

OFERENDA 1



Em uma esteira coloque flores nas cores (crisântemos) branco, amarelo e roxo. Pipoca estourada com areia do mar e com dendê decoram a entrega sob materiais de barro (alguidá, prato) ou material de palha (balaio, etc). Bebida pode ser vinho tinto e água mineral. Suas frutas são o Coco, abacaxi, jaca, fruta do conde, caju e banana da terra.   


OFERENDA 2




Pipoca com dendê e sem dendê. Coco inteiro e picado, flores brancas e vinho tinto. Objetos decorativos contendo palha e buzio podem acompanhar a entrega de acordo com o propósito e fundamento da casa.

PONTOS DE OMOLU

MEU PAI OXALÁ
MEU DEUS, VENHA ME VALER!
MEU VELHO ATOTÔ
OMULU, OBALUAYÊ!
ATOTÔ BALUAÊ
ATOTÔ DANDÁ
ATOTÔ BALUAÊ
ATOTÔ É ORIXÁ (BIS)

______________________________

QUEM É DONO DO BAÚ
É O MESTRE OMULU!
QUEM É DONO DO BAÚ
É O MESTRE OMULU!

______________________________


Seu Omulú é,
Seu Omulú é,
Seu Omulú é,
Seu Omulú é Orixá!

Saravá seu Omolu, Omoluê
Saravá seu Omolu, Omolu é Orixá

Seu Omulú é,
Seu Omulú é,
Seu Omulú é,
Seu Omulú é Orixá!

Saravá seu Omolu, Omoluê
Saravá seu Omolu, Omolu é Orixá
_______________________________




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios