Pular para o conteúdo principal

AS PENAS E CORES NA LINHA DE CABOCLOS DA MATA


Os caboclos da mata são regidos por Oxossi. São conhecidos por sua atuação naturalista com as ervas, defumação, banhos e mistérios. São os caboclos que irradiam a coroa e trazem conhecimento junto a Oxossi, tanto é, que nos textos de história e início da Umbanda foi um "Caboclo" o primeiro guia a pisar em terra e propagar a religião. 

Todos os guias atuam com todas as causas, porém, são mais eficazes quando atuam com o seu mistério. Quando um guia carrega um sobrenome (encruzilhada, calunga, embaré, almas, etc) isso quer dizer que ele é especialista naquele mistério. 

Muitos caboclos levam o nome de "Pena", mas o que isso significa? Antes de esclarecermos esta questão, é importante ressaltar que cada casa tem a sua doutrina e cada guia o seu mistério. Na dúvida, procure o pai de santo de sua confiança. 

Pena Branca = Ligados a Oxalá. Atuam nos mistérios e trono da fé. São ligados a questões religiosas (excesso ou falta de fé), são equilibradores de coroa, orientadores de questões religiosas e espirituais. Trazem conhecimentos de Oxalá, o branco e a paz.

Pena Verde = Ligados a Oxossi. Atuam com os mistérios da educação e conhecimento. Trazem a fartura e a prosperidade. São ótimos para casos de emprego, equilibrarem excesso ou falta de dinheiro, etc. Dominam e usam com grande frequência as ervas e seus banhos.

Pena Prateada ou pena prata = Atuam na vibração de mãe Logunan. Assim como Oxalá, São especialistas em assuntos de fé, sentidos da vida, existencialismo, dúvidas religiosas, estabilidade e movimentação da fé. 

Pena Rosa = Atuam na vibração de Oxum. São especialistas nos assuntos amorosos. Atuam com a autoestima, com a procriação, cuidados com órgãos reprodutores (combate de doenças, problemas para engravidar, etc). 

Pena Azul = quando Turquesa podem estar ligados a Oxumaré. Quando azul escuro pode estar ligado a Ogum. Quando azul claro pode estar ligado a Yemanjá. Oxumaré atua com o trono do amor em sua dualidade. Ogum está ligado a cortar demandas e caminhos enquanto Yemanjá está ligado a cabeça, família, etc. 

Pena Vermelha = Pode estar ligado a Yansã (respondendo a questões de movimento, ritmo e direção), a Egunitá (Problemas de justiça) a Ogum (Demandas e caminhos). 

Pena Marrom = Ligado a Xango e problemas de justiça. 

Pena Amarela ou Pena Dourada = Pode estar ligado a Oxum (autoestima, prosperidade, ouro), a Egunitá (problemas de Justiça).

Pena Roxa = Pode estar ligado a Obaluaê (Problemas de saúde) ou a Nanã (Problemas de amadurecimento, sabedoria, etc)   

Pena Preta = pode estar ligado a Obaluaê (Problemas de saúde) ou Omolu (Problemas relacionados a morte, finitude, etc). 

Independente de qual Caboclo pena seja o seu, muito do seu mistério será dado pelo próprio guia. Mais do que apresentar um nome, ele lhe dará explicações do porque, como trabalha, qual sua especialidade, etc. 





Comentários

  1. Pena dourada e pena amarela são ambos a msm coisa? ou entidades diferentes?

    ResponderExcluir
  2. Qual as cores de oena que caboclo aguia branca usa

    ResponderExcluir
  3. Achei uma pena no meu quarto verde. Amarela e preta. O que isso significa?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios