Pular para o conteúdo principal

TRONO DA JUSTIÇA: XANGO E EGUNITÁ

Na Umbanda tradicional, atuamos com 7 linhas e um total de 14 Orixás, sendo 2 deles por trono:



O trono da Justiça na Umbanda é regido por Xango (São Jerônimo, São pedro, São João dependendo da casa) e Egunitá (Santa Sara de Kali). Xango rege a positividade do trono trazendo o equilíbrio, as leis humanas e terrestres enquanto estrutura enquanto Egunitá rege o polo negativo da transformação que o fogo oferece, ou seja, atua na transformação das pessoas e seus valores, moral, costumes, ética, etc. 

Xango rege as pedreiras, o trovão, o fogo celestial, a justiça, a meritocracia, a imparcialidade, etc. Egunitá rege o movimento destes elementos. Santa sara de Kali na cultura Hindu rege entre outras coisas o fogo. Esta assentada no trono da Justiça junto a Xango em especial em leituras de adeptos de Rubens Sarasceni. 



Dentro do trono da Justiça nossas ações são vistas como uma balança, sejam elas desta vida ou de vidas passadas, por isso adeptos do Candomblé tomam muito cuidado para pedir algo a Xango pois diz a lenda que ao atender um pedido ele fará sua avaliação da vida toda (daí o fato que sua Machada corta dos dois lados, pois ele é imparcial), em outras palavras, ao atender o pedido do pedinte, ele olhará primeiro para seus atos e depois para os atos dos seus inimigos. 

Xango irradia Justiça, no aspecto histórico e teológico da religião ele está associado ao Rei Salomão (Conhecido em toda bíblia pela sua sabedoria), associado a São Pedro e São João (Importantes discípulos de cristo) e a São Jerônimo (um importante santo católico). Já Egunitá, está associada a Santa Sara, em algumas casas a qualidades de Yansã. Na Umbanda branca é pouco cultuada como Orixá, é mais comum observarmos sua atuação regendo a linha de Ciganos. 



Egunitá atua no direcionamento da justiça, dos valores, da moral e dos bons costumes, é por isso que a linha de Ciganos carrega estas características sobre ela. Dizem que os Ciganos tem uma série de valores morais em sua sociedade. Vivem com pouco, porém, de forma sensata. Povo andarilho que vive em movimento (movimento é Egunitá). Xango é a Justiça enquanto estrutura e julgamento, Egunitá seria a movimentação e transformação das nossas ações rumo a justiça, talvez melhor associada ao livre arbítrio, pois assim como o fogo age de forma livre, ele arca com as consequências de ter deixado para trás um rastro de destruição. 

No candomblé Xango tem lendas ligados a Oxum, Yansã e Obá (a quem foi casado), tem lendas ligados ao papel de grande rei e justiceiro, enquanto Egunitá ganha mais força na Umbanda com a aparição de Santa Sara e a linha dos Ciganos. Em algumas casas de Candomblé Egunitá é Orixá independente e em outras qualidade de Yansã. Na Umbanda, em especial na escola de Rubens Sarasceni, Egunitá é Orixá Independente sobre sincretismo de Santa Sara, é pólo negativo da Justiça dividindo trono com Xango. 

Xango é o Orixá que teme a morte, diz a lenda que quando um filho de Xango está para morrer, seu Orixá dá uma "afastada" entregando-lhe a outro Orixá até que faça a passagem. A manifestação de Xango é percebida, vista e estudada de acordo com a metodologia que cada casa adota, por isso é de suma importância que você estude seus Orixás dentro da sua casa de santo. Textos de internet são apenas apoio para estudos, todavia, ele deve ser validado com o seu pai de santo para que sua cabeça enquanto médium não misture elementos de várias religiões e nações. Este texto traduz a forma em que os médiuns da Tenda de Umbanda Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda (SP) interpretam este trono. 

CARACTERÍSTICAS DO TRONO DA JUSTIÇA:

Trono: Justiça
Orixá regente: Xango e Egunitá
Sincretismo religioso:  Xango (São Pedro, São João, São Jerônimo) e Egunitá (Santa Sara)
Dia de Xango e Egunitá: 24/29 de Junho, 30 de setembro (Xango) dependendo da casa e 24 de maio (Egunitá).
Dia da semana:  Egunitá (Terça) e Xango (Quarta)
Vela: Xango (Marron ou vermelho dependendo da casa), Egunitá (Laranja, Vermelho, Amarelo dependendo da casa)
Fio de conta: Das cores das velas.
Banhos Indicados: Xango (Anis estrelado, ervas de São João, folhas de babosa, erva mil homens, etc) e Egunitá (Anis estrelado, folhas de pessegueiro, folhas de louro, canela, cravo da índia, dandá da costa, banho lunar, banho de sol, etc) 
Saudação: Xango (Kao Kabiesilé) e Egunitá (Kaliê Santa Sara!)
Campo de força e entregas: Xango (Pedreiras, cachoeiras) e Egunitá (Campos abertos e estradas).
Chacra: Plexo Solar.
Animais e símbolos que representam a presença de Ogum e Yansã: Xango (Trovão, pedreiras, tartaruga) e Egunitá (Fênix, lagarta, Libelolas).
Número: Xango na Umbanda é o 12 e Egunita 9 dependendo da casa.

CABOCLOS DA MATA NA VIBRAÇÃO DE XANGO



- Caboclo Pena Marron
- Caboclo das Sete Cachoeiras
- Caboclo Cobra Coral (dependendo da casa)
- Caboclo das Sete Machadas
- Caboclo da Justiça
- Caboclo Urubatão
- Caboclo Pedra Grande
- Caboclo Apapori
- Caboclo Rompe Pedra
- Caboclo da Serra
- Caboclo do Trovão
- Caboclo das Sete Trovoadas

CABOCLOS DA MATA NA VIBRAÇÃO DE EGUNITA



- Caboclo Mata de Fogo (ou Fogo da Mata)
- Caboclo do fogo
- Caboclo das Setes Chamas Sagradas
- Caboclo Flecha de Fogo
- Caboclo Pena Vermelha

EXUS, EXU MIRIM E POMBA GIRAS NA VIBRAÇÃO DE XANGO

- Exu Marabo
- Exu das pedreiras
- Pomba Gira Maria Machado
- Exu Mirin pedrinha
- Exu mirim montanhinha
- Exu Treme Terra
- Pomba Gira das sete Trovoadas

EXUS, EXU MIRIM E POMBA GIRAS NA VIBRAÇÃO DE EGUNITA

- Exu do fogo
- Pomba gira do fogo
- Exu Mirim foguinho
- Exu Mirim brasinha
- Exu Labareda
- Pomba Gira Maria das Sete Labaredas
- Exu Fumaça
- Exu Brasa

ELEMENTOS MAGISTICOS PRESENTES EM GUIAS DO TRONO DA JUSTIÇA

- Machadas
- Fogo
- Cruz
- Pedras
- Livros
- Balanças (libra)
- Etc.

O QUE PEDIR AO TRONO DA JUSTIÇA?



- Justiça (causas na justiça, no trabalho, etc)
- Discernimento (para atuar ou tomar alguma decisão)
- Imparcialidade (para si ou para os outros)
- Proteção (principalmente contra morte)
- Etc.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE XANGO E EGUNITÁ

Filhos de Xango tendem a engordar, tendem a tomarem as dores dos mais fracos e prejudicados. São pessoas observadoras, analíticas, não gostam de injustiças, prezam pelo equilíbrio e balança das relações a sua volta. São pessoas calmas, porém quando irritadas, podem se tornar grosseiras e impetulantes. Deve-se observar o lado negativo, pois quando o médium filho de Xango está sob desequilíbrio, ele é o primeiro a ser injusto com as pessoas (mesmo que seja castigado e corrigido pelo próprio pai).  



Estrutural: Advogar, autocontrole, justiça, pensamento, reflexão, analise, relacionamento, determinação, paciência, persistência, criatividade, liderança, realismo, cultura, organização, senso político, responsabilidade, honestidade, ética, moral e nobreza.

Dinâmico positivo: Neutralidade, imparcialidade, senso de dever, exatidão, empatia, altruísmo, obstinação, democracia, capacidade para ouvir, organização, praticidade, honestidade e dignidade.    

Dinâmico Negativo: Obesidade, injustiça, preguiça, procrastinação, lentidão, introversão, medo (em especial da morte e lugares ligados a ela), fobias, canseira, vingança, infidelidade, meticulosidade, grosseria, ostentação e instabilidade. 

OFERENDAS PARA O TRONO DA JUSTIÇA

- Folha de Babosa;
- Feijão Preto;
- Cerveja Preta;
- Quiabo;
- Frango com Quiabo;
- Etc.

PONTOS CANTADOS DE XANGO



PONTOS CANTADOS DE EGUNITA





Comentários

  1. Não perca as previsões de Aline para o ano de 2016! https://youtu.be/pXR7qFzXVqo #previsões2016

    ResponderExcluir
  2. Não perca as previsões de Aline para o ano de 2016! https://youtu.be/pXR7qFzXVqo #previsões2016

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios