Pular para o conteúdo principal

TRONO DA JUSTIÇA: XANGO E EGUNITÁ

Na Umbanda tradicional, atuamos com 7 linhas e um total de 14 Orixás, sendo 2 deles por trono:



O trono da Justiça na Umbanda é regido por Xango (São Jerônimo, São pedro, São João dependendo da casa) e Egunitá (Santa Sara de Kali). Xango rege a positividade do trono trazendo o equilíbrio, as leis humanas e terrestres enquanto estrutura enquanto Egunitá rege o polo negativo da transformação que o fogo oferece, ou seja, atua na transformação das pessoas e seus valores, moral, costumes, ética, etc. 

Xango rege as pedreiras, o trovão, o fogo celestial, a justiça, a meritocracia, a imparcialidade, etc. Egunitá rege o movimento destes elementos. Santa sara de Kali na cultura Hindu rege entre outras coisas o fogo. Esta assentada no trono da Justiça junto a Xango em especial em leituras de adeptos de Rubens Sarasceni. 



Dentro do trono da Justiça nossas ações são vistas como uma balança, sejam elas desta vida ou de vidas passadas, por isso adeptos do Candomblé tomam muito cuidado para pedir algo a Xango pois diz a lenda que ao atender um pedido ele fará sua avaliação da vida toda (daí o fato que sua Machada corta dos dois lados, pois ele é imparcial), em outras palavras, ao atender o pedido do pedinte, ele olhará primeiro para seus atos e depois para os atos dos seus inimigos. 

Xango irradia Justiça, no aspecto histórico e teológico da religião ele está associado ao Rei Salomão (Conhecido em toda bíblia pela sua sabedoria), associado a São Pedro e São João (Importantes discípulos de cristo) e a São Jerônimo (um importante santo católico). Já Egunitá, está associada a Santa Sara, em algumas casas a qualidades de Yansã. Na Umbanda branca é pouco cultuada como Orixá, é mais comum observarmos sua atuação regendo a linha de Ciganos. 



Egunitá atua no direcionamento da justiça, dos valores, da moral e dos bons costumes, é por isso que a linha de Ciganos carrega estas características sobre ela. Dizem que os Ciganos tem uma série de valores morais em sua sociedade. Vivem com pouco, porém, de forma sensata. Povo andarilho que vive em movimento (movimento é Egunitá). Xango é a Justiça enquanto estrutura e julgamento, Egunitá seria a movimentação e transformação das nossas ações rumo a justiça, talvez melhor associada ao livre arbítrio, pois assim como o fogo age de forma livre, ele arca com as consequências de ter deixado para trás um rastro de destruição. 

No candomblé Xango tem lendas ligados a Oxum, Yansã e Obá (a quem foi casado), tem lendas ligados ao papel de grande rei e justiceiro, enquanto Egunitá ganha mais força na Umbanda com a aparição de Santa Sara e a linha dos Ciganos. Em algumas casas de Candomblé Egunitá é Orixá independente e em outras qualidade de Yansã. Na Umbanda, em especial na escola de Rubens Sarasceni, Egunitá é Orixá Independente sobre sincretismo de Santa Sara, é pólo negativo da Justiça dividindo trono com Xango. 

Xango é o Orixá que teme a morte, diz a lenda que quando um filho de Xango está para morrer, seu Orixá dá uma "afastada" entregando-lhe a outro Orixá até que faça a passagem. A manifestação de Xango é percebida, vista e estudada de acordo com a metodologia que cada casa adota, por isso é de suma importância que você estude seus Orixás dentro da sua casa de santo. Textos de internet são apenas apoio para estudos, todavia, ele deve ser validado com o seu pai de santo para que sua cabeça enquanto médium não misture elementos de várias religiões e nações. Este texto traduz a forma em que os médiuns da Tenda de Umbanda Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda (SP) interpretam este trono. 

CARACTERÍSTICAS DO TRONO DA JUSTIÇA:

Trono: Justiça
Orixá regente: Xango e Egunitá
Sincretismo religioso:  Xango (São Pedro, São João, São Jerônimo) e Egunitá (Santa Sara)
Dia de Xango e Egunitá: 24/29 de Junho, 30 de setembro (Xango) dependendo da casa e 24 de maio (Egunitá).
Dia da semana:  Egunitá (Terça) e Xango (Quarta)
Vela: Xango (Marron ou vermelho dependendo da casa), Egunitá (Laranja, Vermelho, Amarelo dependendo da casa)
Fio de conta: Das cores das velas.
Banhos Indicados: Xango (Anis estrelado, ervas de São João, folhas de babosa, erva mil homens, etc) e Egunitá (Anis estrelado, folhas de pessegueiro, folhas de louro, canela, cravo da índia, dandá da costa, banho lunar, banho de sol, etc) 
Saudação: Xango (Kao Kabiesilé) e Egunitá (Kaliê Santa Sara!)
Campo de força e entregas: Xango (Pedreiras, cachoeiras) e Egunitá (Campos abertos e estradas).
Chacra: Plexo Solar.
Animais e símbolos que representam a presença de Ogum e Yansã: Xango (Trovão, pedreiras, tartaruga) e Egunitá (Fênix, lagarta, Libelolas).
Número: Xango na Umbanda é o 12 e Egunita 9 dependendo da casa.

CABOCLOS DA MATA NA VIBRAÇÃO DE XANGO



- Caboclo Pena Marron
- Caboclo das Sete Cachoeiras
- Caboclo Cobra Coral (dependendo da casa)
- Caboclo das Sete Machadas
- Caboclo da Justiça
- Caboclo Urubatão
- Caboclo Pedra Grande
- Caboclo Apapori
- Caboclo Rompe Pedra
- Caboclo da Serra
- Caboclo do Trovão
- Caboclo das Sete Trovoadas

CABOCLOS DA MATA NA VIBRAÇÃO DE EGUNITA



- Caboclo Mata de Fogo (ou Fogo da Mata)
- Caboclo do fogo
- Caboclo das Setes Chamas Sagradas
- Caboclo Flecha de Fogo
- Caboclo Pena Vermelha

EXUS, EXU MIRIM E POMBA GIRAS NA VIBRAÇÃO DE XANGO

- Exu Marabo
- Exu das pedreiras
- Pomba Gira Maria Machado
- Exu Mirin pedrinha
- Exu mirim montanhinha
- Exu Treme Terra
- Pomba Gira das sete Trovoadas

EXUS, EXU MIRIM E POMBA GIRAS NA VIBRAÇÃO DE EGUNITA

- Exu do fogo
- Pomba gira do fogo
- Exu Mirim foguinho
- Exu Mirim brasinha
- Exu Labareda
- Pomba Gira Maria das Sete Labaredas
- Exu Fumaça
- Exu Brasa

ELEMENTOS MAGISTICOS PRESENTES EM GUIAS DO TRONO DA JUSTIÇA

- Machadas
- Fogo
- Cruz
- Pedras
- Livros
- Balanças (libra)
- Etc.

O QUE PEDIR AO TRONO DA JUSTIÇA?



- Justiça (causas na justiça, no trabalho, etc)
- Discernimento (para atuar ou tomar alguma decisão)
- Imparcialidade (para si ou para os outros)
- Proteção (principalmente contra morte)
- Etc.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE XANGO E EGUNITÁ

Filhos de Xango tendem a engordar, tendem a tomarem as dores dos mais fracos e prejudicados. São pessoas observadoras, analíticas, não gostam de injustiças, prezam pelo equilíbrio e balança das relações a sua volta. São pessoas calmas, porém quando irritadas, podem se tornar grosseiras e impetulantes. Deve-se observar o lado negativo, pois quando o médium filho de Xango está sob desequilíbrio, ele é o primeiro a ser injusto com as pessoas (mesmo que seja castigado e corrigido pelo próprio pai).  



Estrutural: Advogar, autocontrole, justiça, pensamento, reflexão, analise, relacionamento, determinação, paciência, persistência, criatividade, liderança, realismo, cultura, organização, senso político, responsabilidade, honestidade, ética, moral e nobreza.

Dinâmico positivo: Neutralidade, imparcialidade, senso de dever, exatidão, empatia, altruísmo, obstinação, democracia, capacidade para ouvir, organização, praticidade, honestidade e dignidade.    

Dinâmico Negativo: Obesidade, injustiça, preguiça, procrastinação, lentidão, introversão, medo (em especial da morte e lugares ligados a ela), fobias, canseira, vingança, infidelidade, meticulosidade, grosseria, ostentação e instabilidade. 

OFERENDAS PARA O TRONO DA JUSTIÇA

- Folha de Babosa;
- Feijão Preto;
- Cerveja Preta;
- Quiabo;
- Frango com Quiabo;
- Etc.

PONTOS CANTADOS DE XANGO



PONTOS CANTADOS DE EGUNITA





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....