Pular para o conteúdo principal

REZAS, ORAÇÃO E INTERCESSÃO DENTRO DA CORRENTE DE UMBANDA

Quem nunca ouviu o termo "oração"? Mas será que sabemos o que de fato ele significa? Este termo é a junção de dois comportamentos: Orar + Ação/agir = ORAÇÃO. Orar, ou popularmente "Rezar" consiste em proferir palavras e/ou pensamentos em forma de prece, pedido, súplica, benção ou semelhante.



Temos rezas em formas pré escritas como o "Pai Nosso" presente na própria bília (Matheus 6), "Ave Maria", "Glória ao pai", "Credo", "Salve Rainha", "Santo Anjo do Senhor", entre outros, temos rezas espontâneas (são aquelas que fazemos na hora com palavras que sentimos no momento), temos rezas organizadas em forma de culto, terço, vigília e não poderia ser diferente, temos rezas dentro da gira de Umbanda. Este artigo objetiva apresentar ao leitor algumas destas rezas, como fazê-las, qual sua importância, seus benefícios e eficácia. Boa leitura!

1) REZA OU PRECE DE ABERTURA

Oque é?

Consiste em oração pré-escrita ou que a pessoa que está conduzindo a prece costuma falar na abertura dos trabalhos de Umbanda. É comum inclusive misturar os dois tipos. Começar com uma prece do coração e emendar um "pai nosso", "ave maria", etc. 

Exemplo:

"Meu Pai Oxalá, pedimos permissão para abrir nossos trabalhos, agradecemos a oportunidade de estar mais uma vez em sua presença. Pedimos que cerque este lugar com bons espíritos para que possamos ter uma boa gira de trabalho (...)"

Objetivo e benefícios:

Estas rezas iniciais objetivam estabelecer um contato com o pai maior. Pedir permissão para os trabalhos, pedir que o terreiro seja envolvido por seu manto sagrado, pedir ao pai por objetivos gerais ou específicos que serão tratados naquela gira do dia. Os benefícios são que a gira já começa em conexão com o trono da fé, já colocas os filhos da corrente e a assistência sob controle do "porque" de estarem ali reunidos, já coloca em sintonia a energia dos filhos do terreiro e também para com os visitantes e consulentes.


2) PAI NOSSO

O que é?

Trata-se de uma reza básica dentro de um terreiro de Umbanda. Podem ser utilizadas para apoio de preces de abertura, fechamento, coroação, casamento, evento fúnebre, batizados, descarregos, etc.

Exemplo:

"Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome, venha nosso o vosso reino, seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não os deixei caírem em tentação, mas livrai-nos do mau, amém!" 

Objetivo e benefícios:

O Pai nosso é uma das orações mais antigas. Foi ensinada pelo próprio Oxalá em terra e consta na bíblia (Matheus 6). Esta oração vai direto ao pai santificando o seu nome, clamando pela sua presença, pelo seu reino, pelo pão de cada dia, pela proteção contra ofensas, pelo perdão dos pecados, pelo próximo, pela resistência à tentações, etc. Então seus benefícios são imediatos quando a pessoa que está sendo atendida necessitar de algum destes itens.

É importante salientar que "oração" como vimos no inicio do texto é a tradução de "Orar+Agir", ou seja, de nada adianta sair a oração do "pai nosso da boca" se no dia-a-dia o filho pratica tudo ao contrário. Pede o pão nosso, mas não dá à caridade, pede perdão, mas não perdoa, santifica o nome do senhor, mas faz intriga, fofoca e inveja dentro da religião. A oração para que tenha poder precisa ser verdadeira e estar diretamente vinculada com "agir". 

3) AVE MARIA

O que é?

Tal como o "Pai Nosso", trata-se de uma reza básica dentro de um terreiro de Umbanda. Podem ser utilizadas para apoio de preces de abertura, fechamento, coroação, casamento, evento fúnebre, batizados, descarregos, etc.

Exemplo:

"Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco, bendita soes voz entre as mulheres, bendito é o fruto de nosso ventre Jesus, santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém."

Objetivo e benefícios:

Esta oração coloca-nos em contato direto com a mãe de Deus, honrando o fruto sagrado que é o nascimento de Cristo Jesus (Oxalá), pedindo misericórdia, que ela rogue e interceda por nós agora e até o fim da vida. Os benefícios desta reza são imediatos quando tivermos no terreiro pessoas que precisam de "rogo", intercessão, intervenção, orientação e/ou que tenhamos que pedir misericórdia pela situação que esteja enfrentando.  

4) SANTO ANJO DO SENHOR

O que é?

É uma prece voltada aos anjos de guarda. Dentro do espiritismo eles são guias de suma importância pois a eles foram designados o papel principal de guardar e proteger aquele filho durante sua permanência na terra. Esta prece traz a tona algumas das funções do Anjo de Guarda, o Anjo enviado pelo próprio senhor.

Exemplo:

"Santo Anjo do senhor, meu zeloso guardador, se a ti Deus confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me guia! Que nossos anjos de guarda sejam os nossos guias, todas as noites e todos os dia. Deus adiante paz na minha guia, encomendo-me a Deus e a virgem Maria. São Pedro diz a missa Jesus Cristo benze o altar, o senhor benze os nossos caminhos que neles nós vamos passar, que assim seja!"

Objetivo e benefícios:

Esta oração tem como objetivo dar poder e autoridade ao Anjo, clamar e colocar as palavras e orações de um filho sob cuidados do Anjo protetor, tem a função de selar, guardar, governar, proteger, guiar, orientar o filho dentro dos ensinamentos de Oxalá. Seus benefícios são imediatos quando a pessoa que estiver sendo benzida estiver precisando de algum destes itens. 

5) PRECE DE REPRENDIMENTO DE OBSESSORES

O que é?

São palavras em forma de prece ou oração em tom de autoridade e poder, no qual o falante (um médium) ordena ao ouvinte (Um egum, um quiumba, uma pessoa possuída, etc) condutas condizentes com a doutrina da casa e/ou a necessidade de intervenção no caso de descarrego.

Exemplo:

"Esta casa é do senhor Caboclo Flecheiro de Aruanda! Aqui, zombeteiros, Eguns e Quiumbas não tem poder! Em nome de Deus pai todo Poderoso eu Fabiana, filha do caboclo Pena Verde instituída como médium nesta corrente ordeno que você siga esta luz e siga seu caminho! Que nosso senhor Ogum de Ronda esteja comigo neste exato momento para que minha repensão seja ouvida - Patacori Ogum!!!!!! Okê Caboclo!!!!"

Objetivo e benefícios:

Praticar a prece de repreensão de obsessor é uma das coisas mais úteis que o médium que faz parte de uma corrente de Umbanda deve aprender. As palavras que saem da nossa boca tem poder para o bem e para o mau. No espiritismo, palavras de ódio e rancor sugam tanto a energia quanto a presença de um vampiro espiritual, tal como palavras VERDADEIRAS de amor e fé (não aquelas de "piloto automático", mas do fundo do coração) levantam tanto quanto o passe de um guia. Quando um Egun, ou um Quiumba toma conta de um corpo, médiuns, em especial os filhos de desenvolvimento não podem sair dando a sua cabeça aos sentimentos negativos que ali estejam (tristeza, raiva,  vontade de chorar, etc), devem manter sua cabeça firme e proferir oração. 

As preces e orações não servem apenas para PEDIR OU AGRADECER, elas servem para determinar, reprender, corrigir e agir. Nisso, temos que dar a mão à palmatória e aprender com a religião evangélica. Todos os filhos que visitam uma igreja são estimulados e ensinados a rezar. Jesus nos ensinou e pediu que rezássemos, deixou inclusive algumas orações de modelo, porém, não significa que não devamos praticar e proferir as nossas e que estas venham do fundo do coração.   

6) PRECE DE INTERCESSÃO

O que é?

Trata-se da prece que fazemos por alguém distante, por alguém que não pode frequentar a religião, ou não acredita (mas que um ente querido tenha vindo pedir ajuda por ele/ela). Trata-se de um tipo de oração em que dirigimos nossa força, nossa ação e nosso coração em prol desta causa. 

Exemplo:

"Senhor meu pai, pedimos que neste momento olhai pelo Gustavo que encontra-se hospitalizado, pedimos que cubra-o com seu manto sagrado, que nosso pai Obaluaê cure sua doença como lhe foram curadas as suas chagas. Que nossa mamãe Yemanjá traga conforto e força a família neste momento de dificuldade, que nosso pai Ogum o proteja para que durante sua estadia no campo médico ele fique longe de doenças, infecções, inimigos e zombeteiros (...)"

Objetivo e benefícios:

O objetivo deste tipo de prece é intervir mesmo que à distância em pessoas que presencialmente não podem vir a uma gira. Os guias (Marinheiros, Caboclos, etc) não depende do corpo do médium para agir (é o médium que depende do guia!), então quando precisamos fazer uma "prece de intercessão", podemos pedir a um determinado guia nosso que auxilie o caso em questão. 

7) PRECE DE ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

O que é?

Trata-se da prece onde vamos agradecer as bençãos e oportunidades de um determinado trabalho realizado. 

Exemplo:

"Meu pai Oxalá, agradecemos pelos trabalhos de hoje, pela presença do nosso pai Ogum e a linha de esquerda que hoje nos auxiliaram com caminhos, quebra de demandas e seus mistérios. Agradecemos pela vida de cada filho aqui presente e ausente que tem dedicado seu valioso tempo e esforços em prol desta casa, sua doutrina e à caridade. Agradecemos pelas doações de doces para festa de crianças (....)"

Objetivo e benefícios:

Os objetivos deste tipo de prece é agradecer ao Pai e aos Orixás acerca dos trabalhos, graças alcançadas, pela vida de cada um, por mais um dia de vida, etc. Os benefícios são imensos pois a cada prece de agradecimento temos a oportunidade de relembrar como é bom fazer parte desta religião, como nosso deus é bom, como graças e vidas são alcançadas através do nosso trabalho, etc.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios