Pular para o conteúdo principal

BEBIDA ALCÓOLICA: QUIZILA DE OXALÁ!

No mês de Março postamos o texto sobre "Quizila de Oxossi", no início do mês de abril um texto sobre "Quizila de Nanã" e agora traremos um texto sobre "Quizila de Oxalá". Vale apena lembrar que Quizila ou "Ewó" é o termo dado à proibição de certos alimentos, manuseio de oferendas, itens ou ainda, limitações comportamentais imposta pelo Orixá ao seu filho. Como todo estudo fundamentado, iniciaremos por uma das lendas contadas e sua ligação com este Ewó.

OLORUM: O CRIADOR*



No princípio  do mundo tal como se conta na bíblia sagrada não havia nada, somente havia Olorun, e ele era o Único existindo na Eternidade e no Infinito. Porém, Olorun se sentiu só e entediado. Sua plenitude era silenciosa, neutra e vazia. Por isso, Olorun, que era o Universo propriamente dito, fragmentou a si mesmo (Aqui podemos fazer uma analogia com o que os cientistas chamam de "Big Bang" - a explosão do universo que dá origem aos planetas e mundos) transformando o Uni-verso em Multi-verso e a primeira obra dessa criação foi o Espaço; depois, o Tempo, a seguir a Água ou Umidade e, então, surgiu o Fogo, que é a energia, origem a todas as coisas e essa energia chamou-se Obatalá (O que na maioria das nações de Candomblé é reconhecida como "primeiro Odu"), a primeira inteligência cósmica.

Dessa fragmentação e inteligência começaram a surgir todos os Seres que existem: os primeiros eram energia pura, inteligências também, semelhantes em essência ao próprio Obatalá mas diferentes qualidades e atribuições. Estas inteligências são chamadas Odus e especificam seu ponto de força. Os seres criados pelos Odus foram feitos do giro da energia que produzia matéria de diferentes densidades e qualidades. A primeira inteligência emanada por Obatalá foi Yeyemowo, e era de pólo feminina. Dos poderes reunidos de Obatalá e Yeyemowo surgiu Orunmilá, Senhor do Conhecimento e da Sabedoria. Orunmilá gerou Ifá e a ele confiou a tarefa de presidir o Destino de todas as coisas e todos os Seres.

Obatalá, auxiliado por sua companheira Yeyemowo, gerou muitos outros Odus e estes Odus, que somavam doze, produziram outros mais até que, finalmente, engendraram a primeira criatura divina: Oxalá, o primeiro orixá, o primeiro de imagem e semelhança ao próprio deus, encarregado de produzir a realidade manifestada: Oxalá, então criou todos os mundos, planetas e estrelas no espaço de Olorun, criou a Terra e ainda a ele coube povoar este mundo com todas as plantas, todos os animais, todas as águas, salgadas e doces, todos os solos, os firmes e pantanosos. Mas era uma tarefa grandiosa e para auxiliar Oxalá, os Odus fizeram surgir todos os outros orixás e a cada um foi dada a tarefa de presidir um reino da Natureza criada pelas idéias que os Odus sussurravam nos ouvidos de Oxalá e dos outros orixás.

O homem foi o último Ser terreno criado e todas as potências que já existiam foram acionadas nesta criação: seu corpo foi modelado com barro, por Oxalá; Ajalá fez a cabeça; a vida lhe foi insuflada pelo sopro de Olodummarê; Obatalá deu-lhe o espírito; e Orunmilá traçou seu destino. Cada homem tem uma sina diferente que deve cumprir guiado por seu orixá, por sua divindade pessoal.

* Texto de referência: Awô: O Mistério dos Orixás por Gisèle Omindarewá Cossard - Iyalorisá Omindarewá - Adaptado por Eduardo de Oxossi, administrador do Blog.

OXALÁ NA FIGURA DE OXAGUIÃ: O JOVEM QUIZILADO COM VINHO



Oxalá é o primogênito entre todos os orixás: foi o primeiro a ser criado por Olorum através da energia dos Odus, as inteligências cósmicas. É considerado pai dos orixás mais importantes. A ele foi dada a incumbência de criar a natureza da terra e povoá-la com seres vivos. Todavia, Oxalá dirigiu-se a este mundo sem consultar o oráculo, e por isso foi amaldiçoado por Exú que insuflou no deus uma sede incontrolável. Oxalá procurava uma fonte onde pudesse saciar essa sede e não encontrando nenhuma cindiu com seu bastão o tronco de uma palmeira e bebeu a seiva que escorria. Mas a seiva era um vinho e Oxalá, embriagado, acabou dormindo e boa parte de sua tarefa foi assumida por outros orixás.

Quando acordou, somente restava criar o homem e esta foi a única coisa que Oxalá pôde fazer. Moldou os seres humanos usando argila e como ainda estivesse tonto pelo efeito do álcool cada pessoa criada era diferente da outra. Diz-se então que Oxalá interpreta como “Quizila” qualquer tipo de bebida alcoólica e embriaguez no corpo de seus filhos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode