Pular para o conteúdo principal

POR QUE GIRA PARA ANIMAIS? POR EDUARDO DE OXOSSI





Tudo que é vivo neste planeta segue leis da natureza: nascer, crescer, reproduzir e morrer, todavia, algumas espécies se destacam pelo seu comportamento individual e pela forma que agem em sociedade (uns com os outros). Algumas espécies agem com extrema limitação de conduta e de funções enquanto outras agem com atuação peculiar, expansiva, multifatorial, curiosa e chamativa, como é o caso do homem.

O animal de maior destaque nos dias de hoje é o homem! Ele é que é tido como animal racional, ou seja, aquele que pensa, cria, reflete e consequentemente isso contribui com suas ações além da influência não perdida em seu DNA dita como “instinto”.

 E foi assim, evoluindo (no corpo e no espírito) que ele chegou onde chegou, ou seja, saiu da época das cavernas e chegou a lua. Neste raciocínio, não foram apenas os homens que evoluíram, mas os próprios animais, em especial os animais ditos como “domésticos” que ao viverem e conviverem conosco passam a emitir comportamentos aprendidos e adaptados, tais como nós aprendemos (Ficar junto, pedir comida, brincar, dar carinho, etc).

Se homem sempre teve alma, desde a época menos evoluída (época de reinos e castelos, épocas medievais, épocas que antecedem cristo, etc) e precisou passar por diversas encarnações para evoluir e aprender a viver em sociedade, será que os demais animais não estão também em uma cadeia evolutiva, não apenas terrestre e carnal, mas espiritual?

Será que o universo inteiro não está em evolução? Para nós religiosos o fato de alguma coisa viva ser mais ou menos evoluída que outra (respeitando seu atual momento de evolução) não quer dizer que sua energia espiritual (seja uma centelha, uma miasma ou um espírito) não existam ou sejam mais ou menos que outra, neste sentido, será que os animais já domesticados, não estariam espiritualmente mais evoluídos do que uma ameba por exemplo?

O fato de um cachorro expressar seu amor, sua companhia, sua gratidão, suas brincadeiras a um ser humano seria meramente extintos ou já sinais de evolução biológica e espiritual? A gira para animais tem ganhado espaço entre os Umbandistas, pois eles acreditam que os animais assim como as plantas pegam parte da carga do ambiente e de seus donos.

Quem tem bicho se afeiçoa a ele como se ele fosse da família e diante deste carinho pedem a proteção dos guias espirituais, pedem cura quando estão doentes, pedem diversas atuações nas quais cabe um conselho do mentor, seja para um banho de ervas, ou para um passe magnético, o fato é que mal não faz! 

Jamais poderemos dizer que um cachorro por ser diferente do homem não merece um passe, um guia jamais negará ajuda a um dono em prantos que vê seu animal de estimação doente, um Exu jamais deixará que a demanda de pessoas má intencionadas acerte um animal inocente para prejudicar seu dono e assim por diante.

Para que passe para animais? Uma única palavra já justifica o passe: amor. Deixar os animais receberem o amor e proteção dos guias espirituais, deixar os animais receberem a proteção do divino já justifica uma gira inteira para estes que são e serão nossos companheiros cada vez mais daqui para frente..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode