Pular para o conteúdo principal

O QUE É SOLIDARIEDADE NA UMBANDA? – POR NELI OLIVEIRA





Neli Oliveira é Coordenadora de Responsabilidade social do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda na Freguesia do Ó. Este texto é de sua autoria ao Blog Baiano Juvenal com intuito de mostrar ao leitor, ao Umbandista, ao familiarizado com a nossa religião que ela é e precisa ser mais do que as atividades de salão, chão santo, terreiro e incorporação.

INTRODUÇÃO

A palavra “Solidariedade” é um Substantivo feminino que no dicionário remete a “Qualidade de solidário, de quem está disposto a ajudar, acompanhar ou defender outra pessoa, numa dada circunstância. Remete a compadecimento com as dificuldades ou sofrimentos de outras pessoas, Assistência moral demonstrada a uma pessoa em determinadas situações”.

SOLIDARIEDADE NA UMBANDA

A Solidariedade é sinônimo de: amparo, apoio, ajuda, interdependência, companheirismo. Pois é, no Dicionário da Língua Portuguesa, encontramos vários significados para a palavra “Solidariedade”, mas, e para você?  O que realmente significa o ato de ser solidário?

Muita gente entra para Umbanda alegando que quer prestar a caridade, que quer ser solidário ao problema do outro, mas que Caridade é essa? A Caridade do Ego porque agora você incorpora? Porque seu guia deu um passe? A Umbanda evoluiu e precisamos pensar mais sobre isso. É indiscutível que o passe ajuda e que ele já é um passo rumo a reforma íntima e transformação do nosso jeito de ser, mas só ele não basta, é preciso que o Umbandista internalize os hábitos e conselhos dados no passe, inclusive do seu próprio guia!  

Você já sentiu seu coração sorrir? Então, essa é a sensação que você sente ao ver que aquela roupa que você enjoou de usar e nem vai te servir mais, ou que estava anos na gaveta sem uso e virou uma peça nova para alguém que nem guarda-roupas tem...

Essa é a sensação de doar aquele mantimento que estava lá no armário, quase vencendo, servindo de alimento para uma família inteira... essa é a sensação de ver aquele tempo ocioso do dia-a-dia, do tédio, da preguiça, ser transformado em algo útil em que você permite-se ajudar o próximo sem esperar nada em troca.

Essa é a sensação de poder acalentar o coração de um idoso solitário, em um asilo, em um hospital, ou mesmo esquecido num canto da sua própria casa ou pela própria família. Ser solidário, não é julgar o porquê que cada um está passando por isso, mas estar disponível para compreender e ajudar. Disponível para repartir o pão!

Solidariedade é saber que, as consequências de nossos atos, seja de como tratamos a natureza, os animais, as pessoas, interferem diretamente no tipo de mundo que queremos viver e no merecimento do que vamos receber da vida, do universo e do plano espiritual.

A área de Responsabilidade Social do “Terreiro de Umbanda Sagrada Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda” do qual sou responsável tem por objetivo, não só arrecadar recursos para poder ajudar aqueles que precisam, mas também conscientizar os voluntários sobre a importância de se praticar a “Caridade”, e assim, poder alimentar muitos corações com sorrisos enormes!!! Não apenas os de quem recebe, mas os daqueles que estão praticando, pois são igualmente beneficiados.

O Umbandista precisa avançar o degrau da mediunidade e colocar aquele vontade de ajudar que lhe trouxe a ser médium em prática.

AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CASA


Confira nossa mensagem de Responsabilidade Social no Youtube:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios