Pular para o conteúdo principal

TRABALHO DE EXU MIRIM PARA INTERVENÇÃO EM CASO DE SAÚDE DE TRICOTILOMANIA

AUTOR: EDUARDO DE OXOSSI

O QUE É TRICOTILOMANIA?

"A tricotilomania não se encaixa propriamente na categoria “queda” de cabelos, porque nesse caso os fios não caem: eles são arrancados. Trata-se de um comportamento compulsivo, muitas vezes associado a quadros de stress, depressão e ansiedade, que leva a pessoa a puxar e remover os fios do próprio cabelo (acordado ou dormindo, consciente ou inconsciente).

O problema é mais comum – e perigoso – do que parece. Acredita-se que até 4% da população pode ser afetada (as mulheres são quatro vezes mais propensas a desenvolver o quadro do que os homens). Nos casos em que os fios arrancados ainda podem ser ingeridos (chamado de tricofagia), onde as complicações de saúde podem ser bastante severas, inclusive com risco de morte ou problemas de estômago.

A maioria dos afetados sofre calado. Quando crianças, o comportamento geralmente é identificado pelos pais ou responsáveis. O constrangimento de desenvolver áreas visíveis de calvície junta-se à vergonha de admitir que foi a própria pessoa que arrancou os fios, o que pode levar ao isolamento social e agravar ainda mais o problema.

Não é um hábito inofensivo, não é frescura, não é “pra aparecer”, não é falta do que fazer. Tricotilomania é coisa séria. Seu tratamento é da alçada do psiquiatra, psicólogo e profissionais multidisciplinares de saúde." 

Matéria do portal: http://www.chegadequeda.com.br/tricotilomania/ 

UMBANDA EM CASOS DE SAÚDE

Quando o assunto é saúde, a Umbanda não substitui o médico ou profissional de saúde, mas pode ajudá-lo no tratamento de uma doença quando ela se junta a influencias espirituais.  

TRATAMENTO UMBANDISTA PARA TRICOTILOMANIA


Este trabalhou foi realizado para uma criança da assistência do terreiro Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda (SP) que fica na rua Rio Verde, 743 - Freguesia do Ó, atendimento toda sexta-feira sob a vertente de Umbanda Sagrada. A mãe da consulente identificou o comportamento após o nascimento do irmão desta criança e pediu ajuda dos guias espirituais para intervenção.

Participaram do Trabalho os guias: Tranca Rua das Almas (Médium Eduardo), Sete Encruzilhadas (Médium Fabiana), Pomba Gira Cigana (Guia que trabalha com a mãe da criança), Tata Caveira (Médium Antônia) e Exu Mirim Brasinha (Médium Eduardo).

Em uma pedra de Ardosa, foi colocado ponto e mistério dos Exu Mirins, uma cabeça de cera infantil foi escolhida representando a criança, colocamos farinha de mandioca para cortar este comportamento inadequado, balas do agrado de Exu Mirim (Hortelã e Banana), velas nas cores do fogo (Brasinha - preto, laranja, amarelo e vermelho) para queimar, transformar este problema. Pinga com mel para concluir a entrega.

Todos os guias cruzaram os elementos usados e vieram em terra para cantar seus pontos e descarregar a criança. O trabalho ficou arriado no terreiro para não poluir a natureza. Uma vez que termine sua atuação, os itens podem ser recolhidos e jogados no lixo pois já terão cumprido o seu propósito. 

CONCLUSÃO

A Umbanda está trazendo cada vez mais elementos e recursos para prestar a sua caridade ajudando pessoas em questões pessoais, profissionais, familiares, espirituais, justiça e saúde. Cada casa tem a sua doutrina e cada guia o seu mistério. É preciso pedir com fé, fazer por merecer e confiar.

Na dúvida de como proceder com trabalhos Umbandistas, procure o pai de santo de sua confiança. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a