Pular para o conteúdo principal

USO DE PÓS, TERRAS E AREIAS NA UMBANDA



O uso de pós para magia é algo tão antigo que antecede a religião de Umbanda. Religiões Celtas, Egípcias, Bruxas, Feiticeiros da época medieval já usavam pós compostos pelo conhecimento da alquimia e de elementos da natureza. Hoje em dia este conhecimento se espalhou e adaptou-se a necessidade de cada religião. Vamos falar um pouco sobre os pós usados na Umbanda: 

Pó de Pemba: Feito da própria pemba é utilizado para cruzar o terreiro, para fechamento de corpo, para rituais envolvendo ambientes (sobrar nos cantos), etc. 

Pó de ouro: usado para rituais de prosperidade. Podemos associá-lo a magias de Oxum, Exu do Ouro, Ciganos, etc.

Pó de ferro: usado para magias de caminhos, corte de demandas. Podemos associá-lo a Ogum, Exu do Ferro, etc. 

Pó de mico: usado para rituais de Exu / Exu Mirim.

Pó de caixinha: Estes pós de caixinha que se compra em casa de artigos religiosos devem ser usados com restrição, pois não sabemos a procedência. Na caixa vem escrito "pó abre caminho" mas você não sabe que elementos tem ali e se de fato estão condizentes com a doutrina que você segue, com o mistério dos seus guias. Outra observação, estes pós de nada servem se não forem consagrados para ativação magística, ou seja, quando compramos-o, é preciso ativá-los e isso se faz de acordo com a fundamentação que a sua casa usa.

Areia de praia: usado em rituais e magias de Obaluaê, Marinheiros e Yemanjá.

Areia de Cachoeira: Magias e rituais ligados a Oxum. 

Lama: Usado em rituais e magias de Nanã e entidades de esquerda ligadas a Lodo. 

Argila: Rituais e magias ligadas a Nanã.

Terra de cemitério: Usado em rituais e magias de Exus.

Terra de encruzilhada:Usado em rituais e magias de Ogum, Pomba Giras e Exus.

Terra preta: usado em rituais e magias de Obá. 

Enxofre em pó: Magias ligadas a Exu.

Açúcar em pó: Magias de prosperidade, cuidados com anjo de guarda, magias ligadas a Pomba Gira, êres, Exu Mirins, etc. 

Pó de Café: Rituais e magias ligadas a Exu. 

Pó de sumiço: elementos combinados pelo guia para que uma pessoa indesejada suma de nossos caminhos. Se você encontrar este pó pronto em casa de Umbanda, procure saber do que é feito antes de usar, pois o feitiço mau feito, pode sair pela lateral e virar contra o feiticeiro. 

Pó de osso: Geralmente de animais (Galinha, Cabra, etc), ligado a rituais e magias de Exu.

Pó para defumação: combinações feitas com um ou vários tipos de pó para purificar um ambiente ou despachar seres indesejáveis.

Dandá da costa em pó: rituais de prosperidade e intuição. 

Canela em pó: magias e rituais de Pomba Gira, Ciganos e prosperidade. 

Pimenta do reino em pó: rituais ligados a Exu. 

Pólvora ou fundanga: rituais de despacho, descarrego, limpeza e de Exu. 

Casca de mexerica ralada: banho de energização. 

Raspa de chifre de veado: rituais e magias de Exu. 

Pó de vela ou vela ralada: Rituais e magias ligadas aos Orixás correspondente, suas cores e pontos de força. 

Carvão em pó: rituais e magias ligadas a Exu.

Wagi, Efun e Osun: São pós mais usados em rituais de Candomblé, mas podem aparecer em casas de Umbandomblé.  

Uma infinidade de outros pós podem aparecer nos rituais e magias de Umbanda. Na dúvida de como utilizá-los, sempre procure o pai de santo de sua confiança e compreenda as regras da casa que você frequenta, pois elas estão acima da internet. 

Asé! 

Comentários

  1. Oi bom dia, tive um sonho com minha avó que n faleceu no sonho ela estava vestida com bata branca, turbante branco,saiacom flores vermelhas, estava atrás da porta do meu quarto com o corpo curvado para frente então entrei e falei Oi vó o que vc está fazendo ela levantou e respondeu da do comida para Egum. Ela não tinha rosto então sentouse na minha cama e me chamou e disse toma vc vai usar esse pó sopra dentro do seu guarda roupas e na casa para vc não ficar louca e para todo o dinheiro de pagar as contas não acabar. O pó era um pó de cor laranja. Vc sabe me dizer o que pode ser isso.

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia, tive um sonho com minha avó que n faleceu no sonho ela estava vestida com bata branca, turbante branco,saiacom flores vermelhas, estava atrás da porta do meu quarto com o corpo curvado para frente então entrei e falei Oi vó o que vc está fazendo ela levantou e respondeu da do comida para Egum. Ela não tinha rosto então sentouse na minha cama e me chamou e disse toma vc vai usar esse pó sopra dentro do seu guarda roupas e na casa para vc não ficar louca e para todo o dinheiro de pagar as contas não acabar. O pó era um pó de cor laranja. Vc sabe me dizer o que pode ser isso.

    ResponderExcluir
  3. Oi bom dia, tive um sonho com minha avó que n faleceu no sonho ela estava vestida com bata branca, turbante branco,saiacom flores vermelhas, estava atrás da porta do meu quarto com o corpo curvado para frente então entrei e falei Oi vó o que vc está fazendo ela levantou e respondeu da do comida para Egum. Ela não tinha rosto então sentouse na minha cama e me chamou e disse toma vc vai usar esse pó sopra dentro do seu guarda roupas e na casa para vc não ficar louca e para todo o dinheiro de pagar as contas não acabar. O pó era um pó de cor laranja. Vc sabe me dizer o que pode ser isso.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. A ex do meu marido jogou na minha casa terra de cemitério com argila. O que eu faço

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, colocaram areia no assentamento da pomba gira, queria saber pra que serve...

    ResponderExcluir
  6. Eu e meu ex ainda ficamos escondido, como faco para ele enfrentar a família e me assumir de vez e afastando todos(as)?

    ResponderExcluir
  7. Quero saber como preparar a União de pó de ouro

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde aqui na casa o de eu moro tá aparecendo um pó branco na porta da cozinha na frente e atrás do quintal!o que será isso! Vocês podem me dar uma explicação?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode