Pular para o conteúdo principal

ESCLARECIMENTOS SOBRE OGÃ E ATABAQUES NA UMBANDA


QUEM É O OGÃ?

É o membro responsável pelos toques e Curimba. É o zelador dos atabaques, quem cuida e zela pelo seu toque e bom funcionamento. 

TIPOS DE ATABAQUES

Na Umbanda, reconhecemos 3 principais atabaques:: RUM, RUMPI e LÊ.  O Rum é o atabaque maior com som mais grave, é o atabaque responsável em “puxar” o toque do ponto que está sendo cantado, no Rum ficaria os Alabê, Ogâ, ou Ogâ de Sala, como é conhecido por todos, seria o Ogâ responsável pelos toques, o “Pai”.

O Rumpi é o segundo atabaque maior, tendo como importância responder ao atabaque Rum, e o Lê seria o terceiro atabaque onde fica o Ogâ que está iniciando ou aprendiz que acompanha o Rumpi. O Rum também é responsável para dobrar ou repicar o toque para que não fique um toque repetitivo.
Os três atabaques que fazem soar o toque durante o ritual também são responsáveis pela convocação dos deuses. Além dos atabaques, algumas casas usam também o agogô e o xequerê.

Os Atabaques são instrumentos de grande importância dentro da casa, pois, são os segundos assentamentos mais importantes da casa, por isso devemos respeitá-los como se fossem ORIXÁS. Cada um é dado a um Orixá (ou caboclo) variando de casa pra casa.

TIPOS DE TOQUE

TOQUE MARCAÇÃO

Consiste em um toque com 8 (oito) posições: TA TUM TUM TA TUM TUM TUM TUM.

TOQUE NAGÔ

Consiste em um toque com 8 (oito) posições: TUM TA TA TUM TA TA TUM TUM.

TOQUE IJEXÁ

Consiste em um toque com 4 (quatro) posições: TA TA TUM TA. 

TOQUE BARRA-VENTO

Consiste em um toque com 4 (quatro) posições: TA TA TUM TUM.

TOQUE ANGOLA

Consiste em um toque com 12 (doze) posições: TUM TA TUM TA TUM TUM TA TA TUM TA TUM TUM.

TOQUE CONGO de OURO


Consiste em um toque com 12 (doze) posições: TUM TA TA TA TUM TUM TA TA TA TA TUM TUM.

OBS: Podem haver variações de finalizações de acordo com a escola de Ogã que se esteja tocando. 

TODO TERREIRO TEM ATABAQUES?

Não. O primeiro terreiro de Umbanda , por exemplo, fundado pelo Zélio de Moraes e o Caboclo da Sete Encruzilhadas não tinha.  

QUEM PODE SER OGÃ?

Na Umbanda, qualquer pessoa que queira aprender toques e se dedique com afinco, levando esta atividade a sério. No Candomblé, apenas homens podem ser Ogã. 

INDICAÇÃO DE LEITURA PARA OGÃ


PONTO X MÚSICA

Ponto é ponto, música é música. Pontos cantados em terreiro tem fundamento de energia para:

- Abertura de Jurema
- Fechamento de Jurema
- Chamada de Orixá
- Subida de Orixá
- Hino da Umbanda
- Defumação
- Batimento de Cabeça
- Louvação a Exu
- Saudação de visitantes
- Rituais específicos (Casamento, batizados e fúnebre)
- Descarregos
- Etc. 

Música é para ouvirmos no carro, no bar, em casa, na balada, dançar, curtir, etc. Ponto é reza, é puro é conexão com Orixá. Ponto é fundamento para chamada de um destes ritos acima. Ninguém vai abrir Jurema no trânsito, descarregar na feira ou chamar Orixá na Balada. Pontos são parte de ritos de ilês (Terreiros). 

ALDEIA DE CABOCLOS

A Aldeia de Caboclos é uma das pioneiras em organizar festivais de Ogãs. Estes festivais lançam novos pontos e apoiam a cultura da nossa religião.

Conheça mais em: http://www.aldeiadecaboclos.com.br/ 

COM QUE SE LIMPA O ATABAQUE?

Geralmente com dendê ou alfazema dependendo da doutrina da casa, do Ogã e do que se tem que fazer.

CUIDADOS COM ATABAQUE

- Não apoie os cotovelos;
- Não use como mesa para deixar bolsas e utensílios.
- Quando não tiver giras, mantenha-os cobertos.
- Peça aos guias de frente que os limpe quando carregados.
- Não deixe qualquer um colocar a mão no atabaque (tem que ser pessoas da sua confiança).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios