Pular para o conteúdo principal

COMO É A COROAÇÃO NA SUA CASA?


INTRODUÇÃO

A Coroação é um ritual de consagração e reconhecimento da coroa de um médium para uma determinada função: tornar-se médium, tornar-se dirigente espiritual, fortalecimento, etc. Os seus elementos se diferem de casa para casa pois carregam a doutrina do local e os fundamentos dos guias que ali trabalham. 

Na antiguidade, reis e rainhas eram coroados de acordo com o seu sangue real, sua missão, seu legado. O ato de "coroar" é conhecido e foi realizado no mundo todo. Atualmente, apenas países monarcas usam este ritual.


Nas religiões, observamos o uso de coroas não apenas em atos sagrados de elevação, mas em rituais fúnebres. Jesus mesmo usou uma coroa de espinhos em seu sofrimento e posteriormente, coroa do espírito santo (na figura do pombo branco e raio de luz). 


A coroação na Umbanda traz esta representação simbólica de força, elevação de grau, fortalecimento, consagração, fortificação, renovação, inspiração e aproximação com orixás de cabeça, guias e mentores. 

Neste texto vamos falar um pouco sobre como é a coroação no T.U. Caboclo Pena Verde, Pena Azul e Flecheiro de Aruanda, localizado na Rua Rio Verde, 743, Freguesia do Ó (SP), giras toda sexta-feira 20h. 

TIPOS DE COROAÇÃO

Coroação de fortalecimento: Fazemos quando um médium está encontrando diversas dificuldades físicas e espirituais em sua vida. Na nossa casa ela segue as regras de um Amaci, mas não deixa de ser um ritual de coroa uma vez que segue elementos semelhantes (Velas, pano de cabeça, ervas, etc). 

Coroação de médium de passe: Fazemos quando um filho já tem os seus guias firmes (como nome, ponto riscado, fundamentos, etc). Esta coroação consagra e reconhece o filho para o início do exercício de suas funções mediúnicas perante a assistência. 

Coroação de pai/mãe de santo: Fazemos para elevar mais um degrau mediúnico na vida de uma pessoa que antes era médium de corrente e agora passa a seguir a missão de dirigente, ou ainda, para aqueles que já exercem a dirigência, mas nunca foram coroados. 

ELEMENTOS DE COROAÇÃO

Ponto riscado: O uso de ponto riscado pode trazer elementos de acordo com o propósito e tipo da coroação. 

Madrinhas e padrinhos: Pode ou não haver a presença deles. Pode ou não serem pessoas físicas ou guias encorporados. Na nossa casa, não há presença de padrinhos e madrinhas. Apenas os guias chefes de frente da casa fazem o ritual de coroação para quem precisa.

Velas: A presença de velas pode acompanhar os Orixás de cabeça do coroado, como podemos incluir velas brancas (Anjo de guarda, Oxalá, etc). Geralmente as mandalas acompanham 7 velas brancas no circulo (representando as sete linhas de Umbanda) e no centro as velas dos orixás + 1 vela branca ou 1 vela verde (Caboclos da mata tomam a frente na nossa casa). 

Ervas e flores: A escolha de ervas e flores podem estar ligadas ao Orixá da pessoa ou a necessidade energética que a mesma esteja precisando. 

Pano de cabeça: O pano de cabeça é essencial para o processos e posteriormente a pessoa vai guardá-lo após o ritual como símbolo de sua coroação. 

Preceito: Preceitos podem ser aplicados de acordo com cada obrigação.

Pedras: A presença de padras pode incrementar ou não a mandala. A escolha de itens está diretamente ligada ao "porque da pedra".

Pontos cantados: Cantamos pontos de coroação, pontos de Oxalá e pontos dos Orixás de cabeça do coroado. 

Tudo é feito com muita simplicidade e acompanha os fundamentos da casa. Como cada casa tem a sua doutrina, na dúvida, sempre procure o pai de santo de sua confiança. 

E na sua casa, como é a coroação?

Asé! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios