Pular para o conteúdo principal

POR QUE PULAR SETE ONDAS NO ANO NOVO? (POR EDUARDO DE OXOSSI)

INTRODUÇÃO



Existem inúmeros calendários no mundo que consideram o ano novo em datas diferentes. O mais famoso é de origem grego e romana que consideram o ano novo em 1 de janeiro, mês do Deus "Jano" (Deus dos portões, das mudanças e transições).

Neste calendário o primeiro dia entrante do próximo ano é considerado "Ano novo". É um período onde encerramos os ciclos do ano anterior e damos espaço a novos ciclos. representa uma data de corte, de mudança, de virada, de passagem, de renovação, de inovação, por isso é muito comum adotarmos rituais, magias, simpatias e outras técnicas para termos um ano melhor do que nos foi o ano anterior. 

POR QUE PULAMOS SETE ONDAS PARA YEMANJÁ NO ANO NOVO? 

Há vários rituais para se ter um bom ano novo: escolher cores que atraem energias específicas, defumar a casa, usar roupa nova, jejuar, jogar canela na porta de casa, tomar banho de ervas, acender velas, etc.

Um dos rituais mais populares para ter um bom ano novo é pular as "sete ondas" para Yemanjá. Para responder o "porquê" desta questão, temos que analisá-la profundamente.  O número "sete" é um número cabalístico para todas as culturas e religiões (sete mares, sete dias da semana, sete maravilhas do mundo, perdoar 70 x sete pessoas na bíblia, sete pecados capitais, sete cores são do arco-ires, sete notas musicais, sete linhas de Umbanda, sete anos de azar, etc). 

O número sete é praticamente um número de totalidade, de perfeição, de completabilidade. Por isso da escolha do "sete". Ele é universal, cultural, amplamente usado, reconhecido e passado de geração a geração. 

Já o mês de Janeiro é um mês de renovo, vulgo "Ano Novo", mês de Jano, mês em que diversos calendários reconhecem o encerramento e nascimento de ciclos. Já as ondas podemos fazer a analogia de agradar a Yemanjá (Mãe de todos, mãe de todas as cabeças) para termos um ano repleto de paz e sabedoria. 

Esta ideia de que pulamos sete ondas e fazemos "pedidos" deve ser evitada. Nenhuma religião é uma fonte de pedidos ou vai te dar coisas materiais meramente por pular ondas. Este ato é simbólico e ilustra o seu louvor, a sua fé, o seu respeito a esta troca de ciclo.

QUEM NÃO PULAR SETE ONDAS NÃO TEM UM BOM ANO?

Quem não der dízimo não tem um bom ano?
Quem não comer ostea não tem um bom ano?
Se você não tem dinheiro para uma roupa nova terá novamente um mau ano?
Se eu não pular ondas terei um mau ano?

A Umbanda não acredita em um Deus punitivo. Nossa religião é regida por paz e amor. Você pode pular ondas de Yemanjá de qualquer lugar: em pensamento. Deus e os Orixás querem a sua fé e não o seu dinheiro, suas roupas caras ou seu poder financeiro de chegar até uma praia bonita. 

Nossa religião não é uma religião de exclusão. Yemanjá ão vai amaldiçoar aquelas famílias em vulnerabilidade social que não tem dinheiro nem para comer, quanto mais para viajar até uma praia para pular sete ondas. Este ritual de "pular sete ondas" também de nada adianta se você não fizer com fé.

Tem pessoas que criticam a Umbanda o ano inteiro e no final do ano querem ir pular sete ondas. Qualquer religião precisa da junção da fé + crença + divino. Se vai ou não pular sete ondas, mentalize um ano positivo e repleto de boas energias que quer no seu novo ciclo. 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios