Pular para o conteúdo principal

FRUTA E CASCAS DE UVA: "QUAL SUA FINALIDADE"? - POR EDUARDO DE OXOSSI

INTRODUÇÃO


A Uva é um fruto originado da videira. Muito utilizado pelos nossos ancestrais para produção de: geleia, vinho, doces e sucos. Ela pode ter várias cores e diversos tons: roxo, verde, vermelho, amarelo, rosa, e até preto. As variedades voltadas para o consumo como fruta fresca são chamadas uvas de mesa, existindo versões sem sementes e geralmente têm casca mais fina e são maiores.  




Já as variedades utilizadas na produção de vinho (na Itália são mais de mil variedades diferentes), tendem a ser de tamanho menor, com a casca mais grossa e possuir sementes. Apesar de a região do Mediterrâneo ser sempre lembrada como produtora de uvas, elas são originárias de diversas partes do mundo como Ásia, África e América do Norte e desempenham papel fundamental na história da humanidade, sendo cultivada desde 5.000 anos a.C.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA UVA

A uva é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, ainda que contenha uma quantidade razoável de carboidratos, eles não são absorvidos rapidamente, evitando aumentos muito grandes na glicemia.
Uma porção de 150g de uva fornece cerca de 104 calorias, sendo que a maior parte vem de carboidratos (27g). Contém ainda pequenas quantidades de proteínas (1g) e gordura (menos de 0,5g). Possui uma quantidade discreta de fibras, 1,3 g em 150g da fruta.

A uva ainda é uma excelente fonte de vitamina K e cobre e uma boa fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C. Uma porção de 150g contém 25% das necessidades diárias de vitamina K e 21% das de cobre.

São fontes de variedade de fitonutrientes. Elas contêm: resveratrol, flavonoides (catequinas, epicatequinas, quercetina, etc), ácidos fenólicos (ácido cumárico, ácido gálico, etc.) e carotenoides (betacaroteno, luteína e zeaxantina). Possui ainda melatonina.

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-uva-para-que-serve-e-propriedades/ 

UVA PARA CONTROLE E PERCA DE PESO

Você já viu algum guia indicar o consumo de Uva? Bem, além de ser saudável, ela pode ajudar no controle de peso! Um dos principais benefícios em utilizar a uva em uma dieta para perda de peso é o fato de ela ser uma opção de lanche rápido e saboroso entre as refeições com uma quantidade relativamente baixa de calorias, evitando o consumo de petiscos industrializados, cheios de gordura e açúcar.

A uva contém ainda um pouco de fibra, que ajuda na saciedade e funcionamento intestinal e é muito importante em dietas de emagrecimento. Além disso, um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism, em 2014, identificou que o resveratrol, um dos compostos antioxidantes presentes na uva, pode ser capaz de aumentar o gasto energético no tecido muscular, ajudando a queimar mais calorias naturalmente.

Ele ainda levou a um ganho de peso menor em camundongos alimentados com uma dieta rica em gorduras em comparação a animais que não receberam resveratrol. Mais estudos são necessários para embasar com maior segurança esse achado, porém já podemos considerar um indicativo do poder do resveratrol também no aumento do metabolismo e perda de peso.

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-uva-para-que-serve-e-propriedades/ 

UVA COMBATE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

A abundante quantidade de compostos antioxidantes na uva promove a saúde do sistema cardiovascular, pois ele é o mais susceptível à ação danosa das espécies reativas de oxigênio, uma vez que a concentração de oxigênio no sangue é elevada. 

As células e as paredes dos vasos sanguíneos quando sofrem estresse oxidativo ficam sobre estado inflamatório, originando doenças como arteriosclerose e outras condições patológicas cardiovasculares.

As uvas são capazes de melhorar a:

Regular a pressão arterial
Regular o colesterol total
Regular o colesterol ruim (LDL) e seu nível de oxidação
Reduzir a probabilidade de agregação de células às paredes dos vasos
Reduzir as concentrações de espécies reativas de oxigênio (agentes oxidantes)
Regulação da agregação plaquetária
Melhorar a vasodilatação pela liberação de óxido nítrico nas células das paredes dos vasos
Melhorar a inflamação
Melhorar os níveis de glutationa no sangue
Reduzir os riscos de ataque cardíaco
Todos esses efeitos garantem um excelente nível de proteção cardiovascular.

UVA NO CONTROLE DE DIABETES

Os compostos vegetais presentes na uva parecem ter também um excelente benefício no controle dos níveis sanguíneos de açúcar, a glicemia. Pesquisas mostraram que a suplementação com resveratrol promoveu uma queda de 10% na glicemia de pacientes com estado pré-diabético. 



Além disso, ele pode melhorar a sensibilidade das células do organismo à insulina. Um quadro de resistência à insulina é característico de doenças como síndrome metabólica e é fator de risco para desenvolvimento de diabetes, causando picos de insulina e hipo e hiperglicemia.

Além dos benefícios citados anteriormente, na sua maioria devidos à presença de compostos fitoquímicos como flavonoides e resveratrol, a uva beneficia a saúde dos ossos e a coagulação sanguínea pela presença de vitamina K e também o transporte de oxigênio por todo o corpo por fornecer cobre, que participa do processo de fixação de ferro na hemoglobina.

BANHO DE CASCAS DE UVA

O Banho de cascas de uva está diretamente ligado a Pomba-Gira e pode ser emantado para ganho de auto-estima, fortalecimento de aspectos afrodisíacos de um relacionamento, virilidade, vitalidade e desempenho sexual. 


Na antiga Grécia "Baco" era considerado o Deus do vinho, das festas e dos bacanais. O Deus de vitalidade, do prazer, etc. Muitas pombas-giras e entidades de esquerda bebem vinho e utilizam a uva e suas folhas pelas suas propriedades místicas, nutricionais e afrodisíacas. 

BANHO DE FOLHA DE UVA

O Banho de folhas de Uva está diretamente ligado a prosperidade, a ampliação, extensão. Pode ser combinado com outros banhos dependendo de que energia precisamos. 

DEFUMAÇÃO COM FOLHAS DE UVA

Indicadas para trazer energia positiva de prosperidade e ampliação de boas energias. 

SUCO DE UVA



Além dos benefícios nutricionais indicados por profissionais de saúde, o suco e tônicos a base de uva são excelentes para uma dieta balanceada, controle de peso, combate de diabetes e doenças cardiovasculares. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios