Pular para o conteúdo principal

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO

A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc.

Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc). 



Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode borrar pela má qualidade da cera, pode apagar várias vezes pela má qualidade de um pavio, etc.

Durante a preparação da vela, previamente à ignição, o pavio é saturado com o combustível na forma sólida. O calor do fósforo ou outra fonte de fogo vai derreter e vaporizar uma pequena porção de combustível que, no estado gasoso vai combinar-se com o oxigênio da atmosfera para formar a chama.

A chama vai então providenciar calor suficiente para manter a vela acesa, numa típica reação em cadeia auto-sustentável: o calor da chama derrete a superfície do combustível sólido, liquefazendo-o e fazendo-o deslocar-se em direção ao pavio e subi-lo, por capilaridade. O líquido passará, com o calor, para o estado gasoso, que vai ser consumido pela chama.

Antes de pensar que tudo é espiritual, é necessário isolar as variáveis físicas presentes no ambiente. A vela nada mais é do que um pedaço de pavio envolvido geralmente em parafina para produção de luz (mais um tipo de energia). Na Umbanda a vela em si não faz bem ou mau, mas a intenção que colocamos na vela se agrega a esse corpo dando a ele a capacidade de executar o seu trabalho, sua missão, seu objetivo final. Ela pode borrar por cumprir sua missão ou por ter sido impedido de cumpri-la. 

COMO AS VELAS SÃO TESTADAS ANTES DE SEREM VENDIDAS?

Antes de serem comercializadas os lotes de vela são testados quanto a qualidade da chama, parafina, pavio, etc. Por isso a escolha de uma boa vela é crucial para saber o que os borrões da sua vela querem dizer. 



COMO UMA VELA QUEIMA?


Quando ascendemos o pavio, se forma uma partícula inicial de carbono. As partículas de carbono sofrem ignição e se incandescem (mantém e formam o resto da chama acessa). O calor produzido pela chama vaporiza a cera em moléculas de hidrogênio e de carbono. Esse é o movimento científico, o previsto para que aconteça, o previsto por quem inventou a vela, o previsto por físicos e químicos. 

POR QUE HÁ VARIAÇÕES EM COMO A VELA QUEIMA?

Dado a eliminação das variáveis físicas presentes no local (vento, qualidade da vela, etc), se houver variações é alta a probabilidade de que a vela tenha sofrido interferências do plano espiritual, seja para o bem, seja para o mau. 

O QUE AS VARIAÇÕES DE VELA QUEREM NOS DIZER?



  1) Não sobrou nada: Quando não se sobra nada da vela significa que TODA aquela energia foi usada, seja pelo propósito da vela ou seja por algum vampiro espiritual. A melhor forma de alafiar o que aconteceu é com seu guia de trabalho ou mentor de sua confiança. 

2) Vela apaga toda hora: pode ser a má qualidade do pavio ou condições de vento. Caso não seja, pode ser algum egun, quiumba ou zombeteiro atrapalhando o trabalho, como pode ser o guia/mentor negando a vela. Um mentor pode negar sua vela se não for a cor do seu mistério (exemplo, vela preta para anjo de guarda), pode negar porque seu pedido não é do seu merecimento ou motivo semelhante. Neste caso é indicado conversar com ele e pedir orientação do que você deve fazer.

3) Vela queimou até a metade: O trabalho pode vir em uma linha de trabalho aceita e durante o período de combustão sofrer influências do plano físico (vento) ou espiritual (atrapalharam o trabalho da vela). O que fazer com essa vela (acender de novo? Jogar fora? despachar? colocar no ponto?) depende da orientação e doutrina da sua casa. 

4) Vela borrou toda: Uma vela borrada pode ter vários significados, pode traduzir que você e o guia estavam precisando daquela energia e ali já quebrou toda demanda. Pode significar que a qualidade da parafina é ruim. Pode significar que durante o seu pedido tentaram atrapalhar o trabalho, etc. 

5) Vela fez 2 chamas: A vela que se divide em duas chamas geralmente está trazendo a força de um outro companheiro espiritual.

6) Desenhos nas velas borradas: É comum nas velas borradas a aparição de desenhos, bem como rostos, corações, cachoeiras, paisagens, nuvens, etc. Eles podem ser mensagens do plano espiritual mostrando cuidado, alafiando perguntas, esclarecendo dúvidas, avisando preságios, etc. 

7) Vela que tombou: As vezes pela falta de firmeza no solo, a vela pode tombar sozinha. Agora quando bem firmada e ela tomba é nítido que tem alguém ou alguma coisa tentando atrapalhar o trabalho. 

8) Vela começou a estralar ou sair faísca: Muito comum nas velas de xango e de esquerda. Isso significa que a magia do fogo está ali, que o Orxiá ou guia está trabalhando a todo vapor para seu pedido a ponto de aquecer o processo de combustão tão forte que gera outros eventos físicos, como sons e estralos. 

9) A chama ficou pequenininha: Comum em velas de sete dias com pavio de má qualidade. Salvo essa variável, o autor da vela pode estar sendo alvo de magia negra e demanda a ponto dos quiumbas presentes absorverem parte da luz antes mesmo dela chegar a seu destino. 

10) A chama ficou gigante: Orixá ou guia respondendo perfeitamente elevando a energia e agilizando o processo de transformar parafina em ar ou em borrão. O guia recebeu o trabalho e está agilizando o processo a ponto de uma vela que dura 1 a 4 horas queimar em minutos. 

11) Na chama da vela aparece uma espécie de vulcão ou lava: Comum em velas de ciganos, velas douradas e prateadas. Estes elementos aceleram o processo de combustão de forma que a vela fique bem recebida pelo guia ou Orixá. 

12) Vela borrou e quebrou o prato: Alta probabilidade de estar cortando demandas contra você. Antes o prato do que você. Pode ter certeza que todo um trabalho feito (seja corte ou dentro de cemitério) quando isso acontece é alta a probabilidade dos seus guias estarem tomando as suas dores e atuam para quebrar o que foi mandado. "O que vem sem ser pedido, volta sem ser mandado". 



A DIREÇÃO DAS CHAMAS ME DIZEM ALGUMA COISA?

Sim! Rubens Sarasceni no livro "Magia divina das velas" fala sobre cada direção da chama da vela. Elas podem ser comuns em alguns tronos (Lei, Ordem, Justiça, etc) e podem ter significado. 



Chama em formato Cruz:

Na foto abaixo vemos as velas de um trabalho de Tranca Rua das Almas, percebam que as chamas fazem formato em Cruz. Alguém poderia dizer: "é reflexo da luz", mas percebam que as 2 velas a direita da foto não refletem. O formato em cruz é muito comum em entidades das almas, linha das almas, falange das almas, trabalhos de Oxalá, etc. 


No  livro do Rubens podemos explorar todos os tipos de chama: espiral, ciclone, reta, cruz, dupla, etc. 

CONCLUSÃO

Não há receitas mágicas ou traduções prontas porque o plano espiritual é mutável. O que serve para um não serve para o outro. Cada casa tem a sua doutrina e cada guia o seu mistério. A melhor forma de interpretar o que aconteceu com uma vela é com seu guia espiritual, com seus pais de santos ou com guias de sua confiança. Umbanda é fundamento e é preciso estudar! 

Comentários

  1. https://www.youtube.com/user/danielmansanodance

    https://chat.whatsapp.com/IWtUtCYLhST0SXJntsLqsu
    ============================》
    Oi !!!! Meu nome é "Daniel Guerreiro" sou do Brasil, estado de São Paulo, estou divulgando o endereço do nosso blog e do nosso e-mail; pois apartir deste mês serão usados como canais de comunicação com o acesso público. Para que os Orixás e Entidades que trabalham no Terreiro de Umbanda em que frequento desde Criança como Médium e Cambone possam iniciar um trabalho de oráculo sobre assuntos somente relacionados há dúvidas e ensinamentos sobre a Umbanda do Brasil e sua expansão no mundo !!!!
    ÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷>
    https://hangouts.google.com/call/S_hR39S6kdCYE95dWjSgABEE
    Estaremos à disposição nestes contatos abaixo e logo estaremos postando a partir do mês de Março com Artigos no Blog e com Vídeos no YouTube dos diálogos e bate papos coletivos ao Vivo e Gravados posteriormente !!!! Axé...
    ------------------------------------------------------>
    https://chat.whatsapp.com/IoDhURo7Z0F0OhZqgQHpV5
    E-mail: oraculodaumbanda.contato@gmail.com
    Blogs: http://oraculodaumbanda.blogspot.com
    https://entrevistacomespiritos.blogspot.com
    https://chat.whatsapp.com/IWtUtCYLhST0SXJntsLqsu
    E-mail: danielmansano.capoeira@gmail.com
    https://contestadorconsciencial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. estou impressionado com a quantidade de diplomas que vc tem !!!! parabéns irmãozinho.............@xé

    ResponderExcluir
  3. axé..........https://chat.whatsapp.com/IWtUtCYLhST0SXJntsLqsu
    ============================》
    Oi !!!! Meu nome é "Daniel Guerreiro" sou do Brasil, estado de São Paulo, estou divulgando o endereço do nosso blog e do nosso e-mail; pois apartir deste mês serão usados como canais de comunicação com o acesso público. Para que os Orixás e Entidades que trabalham no Terreiro de Umbanda em que frequento desde Criança como Médium e Cambone possam iniciar um trabalho de oráculo sobre assuntos somente relacionados há dúvidas e ensinamentos sobre a Umbanda do Brasil e sua expansão no mundo !!!!
    ÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷>
    https://hangouts.google.com/call/S_hR39S6kdCYE95dWjSgABEE
    Estaremos à disposição nestes contatos abaixo e logo estaremos postando a partir do mês de Março com Artigos no Blog e com Vídeos no YouTube dos diálogos e bate papos coletivos ao Vivo e Gravados posteriormente !!!! Axé...
    ------------------------------------------------------>
    https://chat.whatsapp.com/IoDhURo7Z0F0OhZqgQHpV5
    E-mail: oraculodaumbanda.contato@gmail.com
    Blogs: http://oraculodaumbanda.blogspot.com
    https://entrevistacomespiritos.blogspot.com
    https://chat.whatsapp.com/IWtUtCYLhST0SXJntsLqsu
    E-mail: danielmansano.capoeira@gmail.com
    https://contestadorconsciencial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a vela está acesa e quebra no meio e não quer parar em pé o que significa?

      Excluir
  4. Olá boa noite me chamo k fiz uma simpatia com duas velas vermelhas PR amansar e trazer meu namorado de volta mas no final o prato quebrou

    ResponderExcluir
  5. Olá! A vela que acendi pra minha Orixa pegou fogo e era de 7 dias

    ResponderExcluir
  6. pq minha vela está caindo uns pontos pretos

    ResponderExcluir
  7. Acende uma vela em um copo ele trinco pouco tempo minha filha veio correndo que vi uma pessoa no corredor e comesso a chora

    ResponderExcluir
  8. Ascende duas velas uma vermelha e outra vermelha com preta essa queimou toda, nas a vermelha fez um símbolo parece um dragão com algo na cabeça gostaria de saber pq?

    ResponderExcluir
  9. Fui acender uma vela de 1.75 de altura e a mesma quebrou 4 vezes a hora q fui colocá-la para queimar. O que isso significa?

    ResponderExcluir
  10. Sobrou um pouco de cera no formato de uma escada com espiral. O que significa?

    ResponderExcluir
  11. Acendi uma vela em um pires e quando acabou a vela o pires esplodiu msm.o que siguinifica

    ResponderExcluir
  12. boa tarde uma amiga fez uma oração e acendeu duas velas e umas dela quebrou, o que significa? ela tmb nunca viu isso?

    ResponderExcluir
  13. boa tarde uma amiga fez uma oração e acendeu duas velas e umas dela quebrou, o que significa? ela tmb nunca viu isso?

    ResponderExcluir
  14. Como eu sei se tem alguém querendo me prejudicar?

    ResponderExcluir
  15. Já é a segunda vela de 7 dias que acendo e a minha vela e a vela de minha esposa tombam todas as vezes elas estão bem firmadas mas mesmo assim tombam

    ResponderExcluir
  16. Acendimento uma vela de 7 dias e ela queimou em quatro e a cera ficou em formato de escada aspiral.o que significa??

    ResponderExcluir
  17. Minha vela derreteu, apagou no meio e quebrou o prato. Ela foi oferecida a iemanjá! Onde eu despacho ambos? Ou deveria acender a msm vela?

    ResponderExcluir
  18. Acendi a vela num Pires de metal, quase no final a vela partiu ao meio e continuou queimando as duas partes. Sempre acendo velas e isso nunca aconteceu. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  19. Oi boa noite .. Acendi uma vela ontrm para meu anjo da guarda ,e quando foi hoje,Quando fui ver a vela ela estava com uma chama enorme e queimando rápido ... Tive q apagar pra evitar o incêndio.. Mas pq isso acontece ? Ela queimou ate a metade pq eu impedi o restante ..

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde! Acendo velas de 7 dias para proteger e iluminar os caminhos do meu filho, mas ultimamente elas estão deixando muita parafina no fundo do prato quase cobrindo ele totalmente e com desenhos estranhos, tipos tufões, ondulações que se fecham e no centro fica o vazio com o final do pávil. O que isso significa. Estou preocupada.

    ResponderExcluir
  21. Oiie meu nome e jonatan ,bom vc acende uma vela e no fogo dela formam dois corações um por dentro e um na chama por fora oq significa isso ???
    (Vela acendida pra oxum)

    ResponderExcluir
  22. Quando o pavio da vela forma uma cruz,o que seria?

    ResponderExcluir
  23. Melhor explicação que encontrei! Gratidão 🙏🏻

    ResponderExcluir
  24. Oi fui fazer uma simpatia usando vela e ela quebrou ao meio, o que significa? Obs: passei mel nela e açúcar

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Boa Minha tarde minha mãe
    acendeu uma vela e quando ela deu as costas a vela caiu ficou com as duas pontas acesas, o que isto significa?

    ResponderExcluir
  27. Acendi uma vela de sete dia para anjo de guarda e ela queimou até o fim e queimou também plástico e carbonizou . Ao redor ficou tudo preto pelo teto da casa . Tbm pegou fogo o que escrevi num papel e o algodão e azeite , mas a tigela não quebrou . E não pegou fogo , só derreteu e carbonizou , deixando tudo preto . O que pode ser?

    ResponderExcluir
  28. Sou muito grato pela informação. Logo após chegar em casa e me acomodar, ouço estalos e ao verificar, vi, que toda vela/plástico oferecida ao meu anjo da guarda havia sido consumidos e o prato estava quebrado! Grande força e Luz a todas/os.

    ResponderExcluir
  29. a minha fez bola de fogo , depois queimou tudo

    ResponderExcluir
  30. Acendi uma vela e ela queimou metade vertical, ou seja queimou só a metade e vertica.

    ResponderExcluir
  31. Olá boa noite, me deparei com seu blog numa busca pessoal, então ontem a noite numa falta repentina de energia elétrica fui procurar umas velas que tinha guardado em cima do meu guarda roupas, velas essas que comprei para fazer um jantar de namoro a minha atual namorada, então quando fui pegar as mesmas todas as velas, todas sem excessão de nenhuma estavam todas curvas e dobradas, procurei muito na internet e não achei nada do tipo relacionado e nessa busca me deparei com o seu blog, falando sobre as velas mais não vi nada do tipo, causa saiba de alguma coisa ou saiba onde posso achar as respostas se isso é normal ficarei muito grato, tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Kauê, elas entortam pelo fato do seu anjo e seu orixá está pedindo uma luz, se vc souber qual é seu orixá, ofereça essa vela a ele ou a ela

      Excluir
  32. Olá boa noite, me deparei com seu blog numa busca pessoal, então ontem a noite numa falta repentina de energia elétrica fui procurar umas velas que tinha guardado em cima do meu guarda roupas, velas essas que comprei para fazer um jantar de namoro a minha atual namorada, então quando fui pegar as mesmas todas as velas, todas sem excessão de nenhuma estavam todas curvas e dobradas, procurei muito na internet e não achei nada do tipo relacionado e nessa busca me deparei com o seu blog, falando sobre as velas mais não vi nada do tipo, causa saiba de alguma coisa ou saiba onde posso achar as respostas se isso é normal ficarei muito grato, tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  33. Olá boa noite, me deparei com seu blog numa busca pessoal, então ontem a noite numa falta repentina de energia elétrica fui procurar umas velas que tinha guardado em cima do meu guarda roupas, velas essas que comprei para fazer um jantar de namoro a minha atual namorada, então quando fui pegar as mesmas todas as velas, todas sem excessão de nenhuma estavam todas curvas e dobradas, procurei muito na internet e não achei nada do tipo relacionado e nessa busca me deparei com o seu blog, falando sobre as velas mais não vi nada do tipo, causa saiba de alguma coisa ou saiba onde posso achar as respostas se isso é normal ficarei muito grato, tenha uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  34. Acendi uma azul para mãe Iemanja ao terminar o símbolo foi de muita surpresa pra mim se formou em uma flor chamada Miosotis o que significa❓️🙏

    ResponderExcluir
  35. Vc poderia me responder❓️🙏🙌

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro