Pular para o conteúdo principal

CAMOMILA: CHÁ, INALAÇÃO, TÔNICO, BANHO, MANDALA E DEFUMAÇÃO!

INTRODUÇÃO



A Camomila se parece muito com a margarida em sua aparência física. São flores de um aroma agradável e de propriedades calmantes e sedativas. A Camomila é uma planta da família "Asteraceae". Utilizada por nossos avós e passadas de geração a geração principalmente para acalmar. 

A Camomila foi fortemente usada pelo povo Egípcio para: aliviar dores de cabeça, sedativo para dormir, controle de febre, combate ao reumatismo, etc. A Medicina Egípcia passou isso de pai para filho em função do seu sucesso no tratamento e combate destes males (além de ser uma planta fácil de ser cultivada e encontrada).

Suas qualidades antiespasmódicas produzem o relaxamento muscular e, conseqüentemente, ajudam a dormir melhor promovendo uma sensação geral de bem-estar e tranquilidade. Graças à presença de mucilagem, a camomila é uma planta com propriedades anti-inflamatórias muito úteis quando há problemas estomacais, nos intestinos ou em outras membranas mucosas do corpo. A camomila também age positivamente para problemas de excesso de gases intestinais.

A camomila é rica em flavonóides, qualidades antioxidantes que contém um "óleo" essencial muito delicado que pode ser utilizado em difusão em caso de insônia, agitação e nervosismo ou diluído em qualquer outro óleo vegetal, para massagens em peles seca ou avermelhada.

Outras propriedades reconhecidas da camomila são: antipirética (isto é, ser capaz de baixar a febre), antibacteriana, antifúngica e analgésica. Na antiguidade a planta também era aplicada em feridas para evitar infecções. A forma mais comum em que é usada a camomila é em chá de ervas ou em infusão com as flores secas para beber ou para fazer compressas e lavagens.

Para uso interno (beber ou comer), a camomila é útil para aliviar a tensão, ajuda a digestão, reduz a inflamação, promove a mobilidade normal do intestino, trata gastrite, esofagite, cólica em crianças e reduz as cólicas da síndrome pré-menstrual. Já a utilização externa (compressas por exemplo) podem ajudar a aliviar problemas reumáticos, erupções cutâneas, hemorroidas, pequenas feridas, ardores e vermelhidão nos olhos.

CHÁ DE CAMOMILA



O chá de Camomila é indicado para:

- Aliviar dores de estomago;
- Dormir melhor;
- Combater insônia;
- Relaxar;
- Combater dor de cabeça;
- Aliviar cólicas menstruais; 
- Ação anti-inflamatória;
- Combater diabetes tipo 2;

INALAÇÃO DO VAPOR DA CAMOMILA



Fonte de pesquisa: https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/2698-camomila-propriedades-usos-e-contraindicacoes 

Existe ainda a possibilidade de utilizar os benefícios dos vapores da camomila fazendo inalação. Tenha cuidado para não se queimar, a técnica é a seguinte: faça um chá forte com as flores secas de camomila e leve a panela, ou bule, ainda fervendo, para uma pia (do banheiro ou da cozinha) para respirar o vapor do chá. Use uma toalha em torno à cabeça para que os vapores não se dispersem. No chá também se pode colocar uma colherinha de bicarbonato de sódio em casos de resfriado, nariz tampado, sinusite, tosse ou asma.

A infusão de camomila, tendo em conta as suas qualidades anti-inflamatórias e calmantes, também pode ser usada para fazer gargarejos no caso de inflamações da boca, gengiva ou garganta e em banhos de acento para inflamações nas partes íntimas.

Por fim, a infusão de camomila também ajuda a manter os reflexos naturais dos cabelos, deixando-os brilhantes e dourados.

TÔNICO DE CAMOMILA




O Tônico de Camomila, mel e limão serve para combater a gripe.
O Tônico de Camomila, mel e gengibre é um ótimo anti-inflamatório.
O Tônico de Camomila, erva cidreira e maracujá combate a insônia. 
O Tônico de Camomila, Chia e Carcareja combate a diabetes.   

BANHO DE CAMOMILA


O banho de Camomila é indicado para:

- Relaxar
- Acalmar
- Diminuir estresse e aceleração
- Apaziguar
- Melhorar o sono
- Equilibrar

DEFUMAÇÃO COM CAMOMILA


A defumação de Camomila serve para:

- Acalmar ambientes;
- Trazer paz para ambientes;
- Dispersar energias aceleradas;
- Criar atmosfera de meditação;
- Dormir melhor;
- Etc. 

MANDALA COM CAMOMILA



Guias espirituais podem utilizar esta e outras ervas para mandalas, cabalas, pontos riscados e magias combinando folhas x pemba. Magias com essa erva são indicadas para:

- Apaziguar uma situação;
- Acalmar pessoas;
- Combater dores de cabeça de ordem espiritual;
- Cura;
- Etc. 

CONTRA INDICAÇÕES DA CAMOMILA

Em caso de hipersensibilidade ou alergia à planta o uso deve ser evitado. Alguns médicos desaconselham o seu uso durante a gravidez, pois pode causar contrações prematuras. A dose adquirida porém para chegar a este efeito, deve ser muito alta, portanto, mesmo as grávidas que optam por utilizar o chá de camomila esporadicamente, devem ficar atentas para não exagerarem na dose.

O uso em crianças deve respeitar as doses recomendadas pelo pediatra, porque além de um certo limiar, a camomila pode conseguir exatamente um efeito oposto e fazer com que a criança fique nervosa e tenha dificuldades para adormecer.

Na dúvida sobre TOMAR Camomila, consulte sempre seu médico ou fitoterapeuta. 
Na dúvida sobre banhos espirituais, consulte sempre o pai de santo de sua confiança. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode