Pular para o conteúdo principal

CRISTAIS NA UMBANDA

INTRODUÇÃO



Cristais são elementos capazes de repor, movimentar, anular, ampliar, neutralizar e potencializar energias na Umbanda. Na sua grande maioria, os minerais acompanham sua composição e formação. Sua atuação eletromagnética ajudam no bem estar de doenças, na aplicação vibratória de boas energias, em passes, atuação magistica dos guias e mentores que eles utilizam.    

"Os Cristais fazem parte do Reino Mineral, o primeiro reino a aparecer no Universo. Essas pedras têm um arranjo molecular perfeito e eletromagnético de alta freqüência. São, por isso, capazes de alterar a energia de quem está por perto. Pode-se verificar as qualidades extraordinárias dos cristais quando você segura uma pedra, sentindo as ressonâncias desse mineral.

Os Cristais, corpo sólido, abundante na natureza, sempre foi conhecido pela sua beleza e poder de cura. Desde os tempos mais remotos, os cristais exercem uma profunda influência nos homens que os têm sido utilizado na procura do equilíbrio físico, vital, emocional, mental e espiritual." - FONTE (http://ousodoscristaisparacura.blogspot.com.br/) 

Na milenar Índia os cristais sempre foram usados como adorno, na Medicina Ayurvédica e também como pedra da sorte e harmonização por indicação dos astrólogos na Astrologia Védica. Acredita-se também que os cristais eram muito utilizado no extinto continente da Atlântida, onde eram ferramentas básicas em todas as áreas da sociedade, desde construções de casas até curas espirituais.

Os gregos consideravam os cristais como o terceiro olho da Terra e os romanos utilizavam para os rituais de captação de energia do cosmos.

LIMPEZA E ENERGIZAÇÃO DOS CRISTAIS

Quando compramos um cristal temos que lembrar que ele já carrega uma energia em função da sua história de vida. Eles são expostos ao sol, a chuva, ao dia, a noite, ao vento e demais forças da natureza. Se ele é lapidado por uma mão humana, se é arrancado da parede, achado no chão, comprado em uma loja, enfim, a Umbanda trabalha com energia e entender um pouco disso lhe ajudará a sentir a intuição de como tratar e fazer a manutenção do seu objeto.

Por isso aconselhamos fazer sempre uma primeira energização no seu cristal para podermos usar o máximo que ele tem a lhe oferecer. Confira abaixo:

1) Deixe-os 24h em um recipiente com água cristalina + sal grosso (o sal remove o bom e o mau, primeiro vamos limpar seu elemento de qualquer energia indesejável).
2) Jogue a água fora e lave-os bem em água corrente. Deixe eles 24h exposto ao tempo (a céu aberto) iniciando pela noite onde ele pegará a energia do sereno, posteriormente do sol e do dia.
3) Recolha do sereno, estenda suas mãos e faça uma oração.
4) Firme uma vela da linha que será consagrada a pedra. (se tiver mais do que uma,, firma-se uma para cada, de acordo com seu respectivo dono).
5) Suas pedras estão prontas para uso. Você deve evitar que outras pessoas fiquem pegando nelas, pois desta forma outras energias podem se misturar. As pedras são de uso pessoal, salvo pedras que os guias usam em seus atendimentos e determinam como fazer sua manutenção. 

MANUTENÇÃO DOS CRISTAIS

Uma vez energizado, banhos de sol, chuva e lua servem para reenergizá-las. 

CRISTAIS X CHACRAS

Os cristais podem ter sua energia direcionada e potencializada de acordo com cada chacra (7). Para saber mais sobre eles, visite nosso texto sobre Chacras. Clique aqui.

PEDRAS INDICADAS A ESQUERDA

Turmalina Preta



Este elemento trabalha o desbloqueio (abertura de energias) e a limpeza energética em todos os aspectos. Fortalece nossa visão de realidade e auxilia na concretização de objetivos. Transforma padrões de pensamentos negativos e emoções negativas em positivas. É indicado nos tratamentos de vícios de qualquer natureza, ao processo do “desvencilhar”. 

O preto por si só já tem aspecto "sugador" e neutralizador de energias. Ele é também indicado para anular demandas, inveja, etc.

Vassoura de Bruxa



Assim como a Turmalina ela é eficiente pedra de limpeza energética e espiritual. Simbolicamente, atua “varrendo” energias negativas e cortando cordões energéticos negativos. Excelente para Exu e Pomba Gira.


USO DE CRISTAIS E O COMBATE DE DOENÇAS

Alergias - Ametista, quartzo verde
Anemia - Jaspe Sanguíneo, quartzo verde
Ansiedade - Cianita Azul, água marinha, quartzo verde
Bronquite - Topázio imperial ou citrino
Culpa - Quartzo Rosa ou Quartzo verde
Diabetes - Amazônia, Crisopázio
Dores no corpo - Quartzo azul
Dor de dente - Água marinha
Febre - Quartzo azul, quartzo verde
Inchaços - Hematita
Menopausa - Crisopázio
Otite - Quartzo Azul
 Varizes - Quartzo verde
Visão - Água marinha
Sinusite - Turmalina verde
Depressão - Turmalina verde, Calcita Laranja

Fonte de pesquisa: http://www.espacocristalino.com.br/ 

CRISTAIS PODEROSOS: ALGUMAS DICAS E EXEMPLOS NA UMBANDA

Jaspe Vermelho

- Acentua vitalidade e energia
- Renova a determinação
- Amplia força física
- Traz o senso de presença para o aqui e agora
- Muito eficaz quando combinada com o trono da Lei: Ogum e Yansã.

Seletina Laranja



- Elimina pensamentos negativos
- Aumenta a criatividade
- Elimina staff e estresse mental
- Quando passada sobre a coroa, elimina e recolhe energias confusas e pensamentos obsessivos
- No ambiente de casa, dispersa energia parada 
- Muito eficaz quando ligada a Boiadeiros.

Olho de tigre


- Aumenta coragem e determinação;
- Aumenta intuição;
- Aumenta a mediunidade e conexão com bons espíritos;
- Aumenta a confiança em si mesmo;
- Eficaz quando ligada a Oxossi e Oxum. 

Amazonita


- Facilita a pessoa a ter a mente focada na realidade
- Eleva senso crítico
- Traz a pessoa para o que é real

Quartzo verde


- Age como tônico físico e mental
- Ajuda no combate de doenças
- Fortalece o raciocínio
- Promove cura espiritual
- Ajuda na organização
- Eficaz ligada a Caboclos e Oxossi

Quartzo Rosa


- Eficaz ligado a Oxum e Pomba Gira
- Pedra do amor
- Pedra da auto-estima
- Pedra do amor próprio
- Acentua e equilibra relacionamentos
- Amplia atratividade

Água Marinha


- Eficaz quando associada a Marinheiros, Erês e Yemanjá
- Espanta a tristeza e a depressão
- Acalma a cabeça e a mente
- Alivia tristeza e coração apertado
- Afasta fofoca
- Promove paz, calma e segurança
- Alivia dores agudas

Ametista

- Ajuda nos cenários de mudança e transformação
- Eficaz quando combinadas com Obaluaê e Nanã
- Ajuda na superação de perdas e momentos difíceis
- Fortalece o ganho de experiência
- Absorve energias enfermiças

CRISTAIS E OS SIGNOS

Para a Umbanda Astrológica, um tipo de Umbanda que associa os Orixás aos signos e movimentos do Universo, as pedras podem ser distribuídas da seguinte forma para ajudar as pessoas a absorver a melhor energia dos cristais: 



ELIXIR COM CRISTAIS



Uma vez que energizado, um ou mais cristais podem ser utilizados para criar elixir ou água purificada para usar na cura de doenças ou mudança de comportamento. Neste aspecto os centros espíritas de mesa branca atuam com frequência chamando-os de tônicos ou remédios do plano espiritual. 

CRISTAIS COMO JÓIAS

Os cristais podem ser disfarçados ou associados a jóias e utilizados como amuletos de proteção do médium ou instrumento de trabalho do guia. Muito eficaz em ciganos, pomba-giras, etc: 
MANDALAS X CRISTAIS

Os guias podem trabalhar com mandalas e pontos riscados combinando cristais conforme as necessidades de seus filhos e consulentes:


CONCLUSÃO

Há uma infinidade de trabalho com cristais. Este conhecimento exige muito estudo e aprofundamento. É importante ressaltar que cada casa tem a sua doutrina e fundamento. Na dúvida sobre como proceder, sempre procure o pai de santo de sua confiança. 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a