Pular para o conteúdo principal

SOU MÉDIUM DE UMA CASA, POSSO VISITAR OUTROS TERREIROS?


INTRODUÇÃO

Antes de começar a responder esta questão, vamos olhar para o sentido da palavra e para nossa vida cotidiana. O que é visita? Visita do dicionário Aurélio é "Ato de ir a algum lugar (com alguém ou não) para apreciar algo ou alguém".




Esta é uma questão que aflige alguns terreiros. Todos nós (ou a maioria de nós) gostamos de receber ou fazer visitas. Geralmente visitamos lugares novos, casa de amigos, parentes, etc. A visita pode ser: rara, contínua, de tempos em tempos, de surpresa, combinada, demorada, longa, etc. Não importa! Visita tem em si um caráter positivo que é "matar saudades", "reencontrar algo ou alguém", "colocar o papo em dia", "recordar um fato ou paisagem", etc.


Na religião, em especial na religião de Umbanda é sabido que cada casa tem:

- Sua doutrina;
- Seus costumes;
- Seus ritos;
- Suas regras;
- Seus fundamentos;
- Seus valores;
- Etc.

Conversando com outros dirigentes de terreiro, pudemos coletar alguns pontos a favor e pontos desabonadores sobre a prática de visitar terreiros. Vamos analisá-las?

PONTOS POSITIVOS

Ninguém é dono da verdade absoluta. Se uma casa de Umbanda abre para prestar a caridade, partimos da premissa que lá também seja uma casa de Deus. A maldade não está na religião, mas em seus frequentadores.

Visitar outras casas/terreiros pode e certamente agregará valor e conhecimento. Visitar casas nos ajuda a manter os laços de amizade material e espiritual (pois as vezes, nossos amigos e familiares não necessariamente irão trabalhar no mesmo terreiro que a gente), agrega troca de energia, aprendemos outros rituais, formas diferentes de louvar o Orixá, etc.

PONTOS DESFAVORÁVEIS

Mistura e confusão de fundamentos, incentiva a comparação, confunde regras e formas de conduzir ritos, etc. Para alguns pais de santo o excesso de visitas deixa o médium até a mercês de cargas e mistura de energias que podem colocar em risco o desenvolvimento do médium. Fofocas, distorção de informações, quebra de sigilo sobre as magias e mirongas de uma casa também podem ser pontos negativos se a pessoa que visita não tiver muito bem estruturado os valores desta religião. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quando uma pessoa escolhe uma determinada casa para trabalhar, ela está dando aceite a tudo que ela representa. Ao entrar para uma casa, o médium está assumindo os compromissos daquela casa. Quando um guia se firma em uma casa, ele está dizendo ao médium que ali será seu local de trabalho. Por outro lado, quando o guia e mentor espiritual diz que é hora de sair, esta ordem também é seguida. 

Muitas vezes a Umbanda será nosso chamado, mas não necessariamente em uma determinada casa. Se você gosta de visitar terreiros com grande frequência, deve se perguntar se é a hora de assumir compromissos com uma casa ou não. 

Terreiro é igual a um casamento, podemos ter amigos, porém se preferimos as baladas ao invés do matrimonio, é de se perguntar se não é melhor ficar solteiro. Quando assumimos o compromisso com uma casa, assumimos o compromisso com tudo que ele representa.

Algumas pessoas "batem cartão" em terreiros acreditando que a quantidade de vezes que se consulta ou que dá passagem a seu guia é que determinará a qualidade da sua incorporação ou o grau do seu merecimento. Estão enganados. Não é a quantidade de vezes que a gente fala com um guia ou visita uma casa que determina a nossa missão.

Umbanda é evolução e evoluir remete a mudança de comportamento. Se não conseguirmos cumprir e respeitar uma casa como queremos ser respeitados? Se não conseguirmos zelar pela força da nossa casa, como vamos pedir força? Se não conseguirmos confiar como vamos exigir confiança? Umbanda é uma religião que recebemos do mundo tudo aquilo que emanamos. Tudo aquilo que vai para o universo, o universo devolve para você.

O certo x errado varia de casa para casa, portanto, na dúvida sobre poder ou não visitar um determinado lugar, sempre consulte o pai de santo da sua confiança, ainda mais se estiver compromissado com uma casa, afinal de contas, mais do que respeito, este "pai" é o responsável por tudo que acontecer com você, daí o nome "zelador de santo". Ele (a) é quem zela pela sua coroa, seus guias e mentores.  

DICAS PARA VISITAR TERREIROS

Ao visitar um terreiro, o portal www.umbandaeucurto.com.br dá as dicas, Clique aqui e confira!


Comentários

  1. O baba da minha casa sempre pede pra avisar antes de visitar outra casa. Sempre visitar com respeito ao templo, ao solo sagrado, aos guias e os dirigentes.
    Todo casa eh a certa, desde de que se prega o amor, a caridade..
    Amo a umbanda e a sua diversidade de espalhar o amor.
    Axe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios