Pular para o conteúdo principal

COMO MONTAR UMA GUIA?



Fio de conta é o amuleto, instrumento, colar, vulgo "guias" utilizados por Umbandistas, Candomblecistas, etc. Estes objetos são consagrados a linhas de trabalhos e/ou Orixás e servem para diversas finalidades, entre elas, a proteção, o descarrego, a canalização de energias, etc. São utilizados inclusive nos trabalhos de incorporação como apoio de benzimentos, passes, etc. 



Cada casa tem a sua doutrina sobre os procedimentos e fundamentos Umbandistas, consequentemente, seus fundamentos sobre como montar uma guia. Os ingredientes e matéria prima que comporão uma determinada guia será dito pelo guia que a pede e/ou pelo pai de santo da casa. Uma guia não é elaborada para enfeite ou beleza do médium, mas tem um propósito em seu uso e confecção. 

No geral, médiuns iniciantes de Umbanda começam com a guia branca (ligada a Oxalá) e a guia de sete linhas. Ao decorrer do seu desenvolvimento mediúnico, outros fios de conta lhe são adicionados. Algumas casas indicam que os filhos de passe tenham ao menos as guias dos seus pais de cabeça. Em outras, que tenham as guias de seus mentores de frente e assim por diante. 

Algumas pessoas preferem montar suas guias, outras a compram prontas. Esta escolha também deve ser feita entre você x seu Orixá x seu pai de santo. Seja de miçangas ou de cristal, o que vai dar poder a ela não é o valor (se foi uma guia financeiramente mais cara do que a do seu irmão), mas sim, a forma e os fundamentos empregados no rito de cruzamento e consagração. 

Toda guia seja ela de miçanga ou cristal necessita de uma firma. O fio, precisa ser resistente (como por exemplo, o Nylon de pesca). Guias podem quebrar por estarem carregadas, mau feitas e/ou com seu tempo de vida útil, ou ainda, se seu guia mudar a forma e a linha de trabalho, uma guia pode quebrar para ser refeita em seu novo padrão e mistério. 

Objetos complementares como tridentes, búzios, raios, machados, espadas, flechas, entre outros objetos podem ser colocados como complemento de força no amuleto. Todavia, a escolha destes objetos deve ter um sentido, um fundamento, um contexto, uma justificativa. Não se deve colocar coisas nas guias porque você (matéria) acha legal, ou bonita. A escolha dos itens de uma guia precisa ser cuidadosamente selecionada.  

Ao montar sua guia, procure um lugar calmo e dedique um tempo a esta atividade. Coloque as bolinhas de miçanga, cristal ou mista e feche-a com a firma. Recomendamos dar nós ímpares ao fechar (mínimo de 7) rezando um pai nosso e uma ave maria ao fazê-lo. Na maioria das casas, apenas o pai e mãe de santo da casa podem efetuar o ritual de cruzamento, ou seja, ativar as propriedades magísticas daquele instrumento.

Guias recém criadas precisam ser lavadas. As de direita se lavam com alfazema, já as de esquerda com pinga. Daí para frente, o tipo de água utilizada para limpá-la depende do mistério do seu guia, linhas de ciganos por exemplo, usam o poder da lua, o sereno, etc. Após montar e cruzar sua guia, ela está pronta para uso. Se agarre nela como católicos se agarram em terços. Se agarre nela como evangélicos se agarram na bíblia. Se agarre nelas com toda sua fé, amor e dedicação. Em Umbanda, o Orixá responde tudo aquilo que emanamos.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios