Texto do Blog Baiano Juvenal
Autor: Pai Eduardo de Oxossi
Na Umbanda Sagrada, o Trono Feminino do Amor é regido pela Orixá Oxum, deusa da beleza, amor e maternidade, fertilidade, ouro, prosperidade, beleza, cachoeiras, águas doces e potáveis. Sua vibração representa o amor incondicional, o cuidado com o próximo, e a capacidade de promover harmonia e paz nas relações. Oxum é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição e Nossa senhora de Aparecida, e é comumente saudada com a frase “Ora iê iê ô, Oxum!”.
Esse trono atua na expansão e reposição energia amorosa que flui de dentro para fora, criando cura emocional, entendimento e empatia. As qualidades de Oxum são fundamentais em momentos de turbulência emocional, pois ela age como um bálsamo que acalma e purifica as dores do coração. Sua força faz brotar nossa autoestima, nossa automotivação, nossa autovalorização e outras qualidades e características de comportamento que nos ajudam a brilhar.
Oxum desperta o nosso melhor lado, nossas virtudes e qualidades, sendo invocado para trazer doçura e equilíbrio emocional nas relações, restaurando a harmonia nos lares, nas amizades e no ambiente espiritual.
Oxum é representada pela cor rosa, dourada ou amarela, refletindo sua ligação com a riqueza material e com o amor. Ela é invocada em trabalhos que envolvem a busca por prosperidade, tanto no campo afetivo quanto financeiro, sempre lembrando que o amor é o motor de toda abundância na vida.
CARACTERÍSTICAS DO TRONO FEMININO DO AMOR
- Trono: Feminino do Amor
- Orixá regente: Oxum
- Sincretismo religioso: Nossa Senhora da Conceição / Nossa senhora de aparecida
- Dia de Oxum: 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição) / 12 de Outubro (Nossa Senhora de Aparecida).
- Dia da semana: Sábado
- Cor de Vela: Amarela, rosa ou dourada
- Fio de conta: Dourado, rosa ou amarelo
- Banho e ervas: Calêndula, rosa cor-de-rosa, rosa amarela, buchinha do norte, cipó seda, folha de girassol, manjericão, macela, canela, artemísia, camomila, erva cidreira, erva doce, malva cheirosa, pachouly, cascas de maçã, jasmim, crisântemo amarelo, etc.
- Saudação: “Ora iê iê ô, Oxum”, o que significa salve a nossa mãe benevolente / mãe bondosa / bondosa mãe.
- Animais que representam Oxum: galinha de angola, peixe de água doce.
- Campo de força: Cachoeiras e rios
- Elementos: Água doce, cobre, ouro, panos amarelos, espelho, conchas em formato shell, moedas douradas, pó de ouro, quartzo rosa, fitas e panos amarelos/rosa, etc.
- Número: 5
- Comida: Mel, feijão fradinho com mel e ovos cozidos sem casca, canjica amarela com mel, maçã, melão, quindim, suspiro rosa ou amarelo, balas de mel, farinha de filho com mel, açúcar mascavo, favo de mel, polenta com açúcar e mel, grãos soltos de milho cozido, etc.
- Verbos ligados a Oxum: Amar, motivar, abrilhantar, restituir, animar, alegrar, apaixonar, envolver, seduzir, alimentar, limpar, levantar, magnetizar, prosperar, iluminar, desintestrecer, congregar, conceber, etc.
Oxum nos ensina que o amor verdadeiro nasce do respeito mútuo, da paciência e da generosidade, seja nos relacionamentos pessoais, familiares ou comunitários. Ela lembra que, ao cultivarmos o amor próprio e ao próximo, criamos um ambiente de paz, harmonia e prosperidade.
Que a doçura e o amor de Oxum estejam sempre presentes em nossas vidas, trazendo equilíbrio e cura para nossos corações. Ora iê iê ô, Oxum!
Comentários
Postar um comentário