Pular para o conteúdo principal

TRONO FEMININO DO AMOR

Texto do Blog Baiano Juvenal

Autor: Pai Eduardo de Oxossi



Na Umbanda Sagrada, o Trono Feminino do Amor é regido pela Orixá Oxum, deusa da beleza, amor e maternidade, fertilidade, ouro, prosperidade, beleza, cachoeiras, águas doces e potáveis. Sua vibração representa o amor incondicional, o cuidado com o próximo, e a capacidade de promover harmonia e paz nas relações. Oxum é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição e Nossa senhora de Aparecida, e é comumente saudada com a frase “Ora iê iê ô, Oxum!”.


Esse trono atua na expansão e reposição energia amorosa que flui de dentro para fora, criando cura emocional, entendimento e empatia. As qualidades de Oxum são fundamentais em momentos de turbulência emocional, pois ela age como um bálsamo que acalma e purifica as dores do coração. Sua força faz brotar nossa autoestima, nossa automotivação, nossa autovalorização e outras qualidades e características de comportamento que nos ajudam a brilhar.


Oxum desperta o nosso melhor lado, nossas virtudes e qualidades, sendo invocado para trazer doçura e equilíbrio emocional nas relações, restaurando a harmonia nos lares, nas amizades e no ambiente espiritual.

Oxum é representada pela cor rosa, dourada ou amarela, refletindo sua ligação com a riqueza material e com o amor. Ela é invocada em trabalhos que envolvem a busca por prosperidade, tanto no campo afetivo quanto financeiro, sempre lembrando que o amor é o motor de toda abundância na vida.


CARACTERÍSTICAS DO TRONO FEMININO DO AMOR 

  • Trono: Feminino do Amor
  • Orixá regente: Oxum
  • Sincretismo religioso: Nossa Senhora da Conceição / Nossa senhora de aparecida
  • Dia de Oxum: 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição) / 12 de Outubro (Nossa Senhora de Aparecida).
  • Dia da semana: Sábado
  • Cor de Vela: Amarela, rosa ou dourada
  • Fio de conta: Dourado, rosa ou amarelo
  • Banho e ervas: Calêndula, rosa cor-de-rosa, rosa amarela, buchinha do norte, cipó seda, folha de girassol, manjericão, macela, canela, artemísia, camomila, erva cidreira, erva doce, malva cheirosa, pachouly, cascas de maçã, jasmim, crisântemo amarelo, etc. 
  • Saudação: “Ora iê iê ô, Oxum”, o que significa salve a nossa mãe benevolente / mãe bondosa / bondosa mãe.
  • Animais que representam Oxum: galinha de angola, peixe de água doce.
  • Campo de força: Cachoeiras e rios
  • Elementos: Água doce, cobre, ouro, panos amarelos, espelho, conchas em formato shell, moedas douradas, pó de ouro, quartzo rosa, fitas e panos amarelos/rosa, etc.
  • Número: 5
  • Comida: Mel, feijão fradinho com mel e ovos cozidos sem casca, canjica amarela com mel, maçã, melão, quindim, suspiro rosa ou amarelo, balas de mel, farinha de filho com mel, açúcar mascavo, favo de mel, polenta com açúcar e mel, grãos soltos de milho cozido, etc.
  • Verbos ligados a Oxum: Amar, motivar, abrilhantar, restituir, animar, alegrar, apaixonar, envolver, seduzir, alimentar, limpar, levantar, magnetizar, prosperar, iluminar, desintestrecer, congregar, conceber, etc. 

Oxum nos ensina que o amor verdadeiro nasce do respeito mútuo, da paciência e da generosidade, seja nos relacionamentos pessoais, familiares ou comunitários. Ela lembra que, ao cultivarmos o amor próprio e ao próximo, criamos um ambiente de paz, harmonia e prosperidade.

Que a doçura e o amor de Oxum estejam sempre presentes em nossas vidas, trazendo equilíbrio e cura para nossos corações. Ora iê iê ô, Oxum!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar...

A HISTÓRIA DO EXU SETE COVAS

Autor: Eduardo de Oxossi (Dirigente espiritual do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda). Sempre que lermos um texto "a história do guia tal" devemos ter em mente que aquela história é daquele guia e não da falange toda, ou seja, neste texto, por exemplo, vamos contar a história de um Exu Sete Covas e não a história de toda falange Sete Covas. Na dúvida sobre este assunto, procure o pai de santo de sua confiança e conheça a doutrina da casa que você frequenta.  Se você trabalha com Exu Sete Covas, ele mesmo pode lhe contar a história dele ou à um cambone se for permitido. Boa leitura!  EXU SETE COVAS Exu Sete Covas em vida foi um escravo muito bonito que era protegido pelas mulheres brancas de sete fazendas da região. As mulheres (donas e sinhás usavam o escravo entre elas como objeto de desejo sexual na ausência de seus maridos). Mascaravam, esta situação alegando que o escravo era um ótimo funcionário para serviços pesados domésticos....

NOMES DE ERES NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A linha de erês de Umbanda é diferente do Candomblé. O Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente). No Candomblé a linha de crianças é tratada com forte influência e fundamento dos Orixás "Ibejis" e o nome do guia de trabalho geralmente acompanha o Orixá de cabeça do médium, ou seja, para um filho de Oxossi, o erê pode ser chamado de flechinha, para um êre de filha de Oxum, pode ser por exemplo, a erê cachoerinha e assim por diante.  A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal a sua linha de erês é regida fortemente pela figura de Cosme, Damião e Doum.  Podemos ter nomes oriundos do catolicismo (João, Maria, Gustavo, Pedro, Matheus, etc), nomes das religiões indígenas (flechinha, caboclinho do mato, caboclo mirim, etc), de Matriz Africana / Ligada diretamente ao Orixá regente...