Na Umbanda sagrada um dos sincretismos mais conhecidos para Egunitá é Santa Sara, regente da linha cigana. Egunitá (ou Oroiná) é regente do trono feminino da justiça e é responsável por consumir os excessos e desvios deste trono, bem como um abuso de autoridade, abuso de poder, um desequilíbrio moral.
Dizemos no T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda que Egunitá é eficaz para promover consciência e evitar que pessoas cheguem a atos que possam ser julgadas negativamente, estaria portanto, disponível para atuar em medidas preventivas antes que elas precisem ser julgadas por Xango.
Duas frutas interessantes que vão bem à mesa, entregas e oferendas para Egunitá são: Caqui e a Tangerina, sendo as folhas e casca desta ultima muito indicada para banho de revigoração, combate a canseira, relaxamento, equilíbrio e disposição.
Sobre as velas, a sua cor oficial é Laranja, mas ela aceita muito bem o dourado e velas coloridas. Usamos o laranja principalmente para consumir demandas mentais, pensamentos negativos e anulação de situações negativas que ainda estão em curso (não chegaram ou não acabaram).
A vela dourada, amarela e verde usamos para pedidos de prosperidade. O Rosa para o amor, o branco para paz, o marrom para justiça, o vermelho para energia e corte de demandas, o violeta para saúde e assim sucessivamente.
Egunitá é uma vibração apresentada pela Umbanda Sagrada, portanto, pode não haver ligações com Camdomblé, embora, há uma grande confusão em associá-la a uma qualidade de Yansã. A Umbanda não tem pretensão de inventar Orixás, mas reconhece Egunitá como uma vibração viva e divina dentro do nosso panteão de tronos.
Diz-se que em determinado trono, como o trono feminino da justiça cabe Egunitá, Oroiná, Santa Sara e tantos outros deuses e deusas em que a esta vibração são traduzidas.
Suas bebidas são o vinho seco, champanhe de pêssego, bebidas e licores alaranjados.
Acionamos o dende em oferendas, magias, portais, rituais em que queremos acender o poder de Egunitá em prol de algum apaziguamento ou resolução de situações que precisem de fundo o poder da justiça.
Pão, grãos e trigo são eficientes em pedidos de prosperidade, principalmente na figura de Santa Sara.
Já a calêndula serve para banho e defumação de autoestima, amor próprio e até repelirmos energias negativas contra o nosso amor, contra a nossa prosperidade, contra o que é de nosso merecer receber.
Uma outra opção de Fruta é o Caju. Indicamos frutas em oferendas de agradecimento e/ou em que precisamos pedir pela intermediação de algo. No caso de Egunitá, muito eficiente pensando em merecimento, no que é justo. E não é feio lutarmos para merecermos um salário melhor, uma vida melhor e assim por diante. Egunitá aprecia o bom caráter! Aliás, qual Orixá não aprecia, não é mesmo?
Oferendas são vazias diante de atitudes ruins.
O Mel também é bem vindo em trabalhos voltados ao amor. Podemos solicitar a Egunitá que proteja o que temos de mais lindo e romântico com nossos parceiros (a). Pedimos a Egunitá que com o fogo da justiça impeça maldades contra nossos relacionamentos e mais, que puna com a lei divina quem está gerando a demanda.
Seu fio de conta é laranja.
Moedas douradas são essenciais em pedidos de prosperidade. Podemos acionar Egunitá inclusive para cortar demandas em curso contra o nosso dinheiro ou prosperidade.
Suas flores são laranjas. Servem para oferendas, entregas e banhos.
Adriano Camargo (erveiro) indica em seu livro o Eucalipto como uma das ervas de Egunitá. Nós também apreciamos o seu uso lá no terreiro. Banho e defumação de eucalipto podem e devem ser ativados com energia da justiça pedindo que seja cortado e anulado quaisquer energias nocivas, enfermidades, inveja, mal olhado, ingratidão e afins.
Que mãe Egunitá abençoe!
Perfeito
ResponderExcluir