Pular para o conteúdo principal

VAMOS FALAR DE EXU COBRA? - POR EDUARDO DE OXOSSI

 


Exu por natureza é considerado o senhor dos caminhos, falar de Exu Cobra é falar de um Exu com força animal, no caso: a cobra, portanto, um Exu com caminhos neste mistério.

 

A Cobra por sua vez é um animal rico em interpretações e significados. Na medicina seu símbolo está associado à cura, vemos por exemplo que o Instituto Butantã não carrega este nome à toa, pois é do veneno de um bicho que pode fazer a sua cura e antídoto. Cobras estão frequentemente associados às profissões da saúde: farmácia, medicina, etc.

 

Pode-se dizer que dos venenos da vida, Exu Cobra transmuta e faz cura, um Exu com caminhos e  vibrações para intervir em doenças, vícios, intoxicações sejam elas químicas, espirituais e até comportamentais (pessoa tóxica).



Na Umbanda Sagrada este Exu pode ter forte ligação com Oxumaré (pela própria natureza do mistério Cobra), com Oxossi (pelo domínio animal e natural) ou com outro Orixá a depender do seu campo de atuação, por exemplo: Exu Cobra da Calunga (Omolu), Exu Cobra das Pedreiras ( Xango), Exu Cobra das Encruzilhadas (Ogum), Exu Cobra dos Mares (Yemanjá), Exu Cobra dos pântanos (Nanã), Exu Cobra das Cachoeiras (Oxum), etc.

 

A Cobra é símbolo de sabedoria, mas também de pecado (Vide história de Adão e Eva), remete a sagacidade, conhecimento, força espiritual quando em cenário positivo. No lado negativo é associada a fofoca, rancor, má influência, perigo, falsidade, pessoa má intencionada e traição.

 

Pode-se dizer que Exu Cobra teria também afinidade para transitar nestas questões ampliando caminho dos estudos e conhecimento, transmutando e esgotando fofocas, intrigas e afastando-nos de traições, ingratidões e más companhias.

 

A Cobra está associada a grande força física, pois prende e tritura sua presa antes de consumi-la. Exu também é associado a força e virilidade humana, podemos entender EXU COBRA como aquele que une também a força física (homem), a força física (Animal) e a força espiritual (Exu).

 

O ato de trocar de pele da cobra indica renovação, renascimento, grande poder de evolução. Pode-se dizer então que Exu Cobra pode ser um grande aliado em nossa estrada evolutiva, seja com suas consultas, orientações ou com seus mistérios e magia nos auxiliando com esta trajetória.

 

Na mitologia Grega, dizia-se que ao cortar a cabeça de uma hidra, outra se nascia. A Cobra tem grande poder de multiplicação, regeneração. Exu cobra pode nos ajudar a aceitar o que não podemos controlar e ajudar a nos reinventa, nos ajudar a renascer, recuperar-se de alguma doença, decepção ou veneno impregnado que tem nos consumido.

 

No Horóscopo chinês a serpente é um dos signos de sua Astrologia, faz parte do elemento Yin, associado à terra, ao oculto, às emoções, à intuição, ao inconsciente. Pessoas do signo de serpente, têm características relacionadas à esse animal, tais como: sabedoria, elegância, prudência, discrição, sedução, mistério, sensualidade.

 

Na índia o encantador de cobra faz seus shows domando o animal com sons musicais, como por exemplo uma flauta. Na mitologia Egípcia o Ouroboros é uma serpente que engole a própria cauda simbolizando o infinito, a evolução, a espiritualidade e o conhecimento.

 

Esse símbolo é caracterizado por uma serpente em forma de círculo e, em essência, faz alusão ao processo da Criação, aos Ciclos da Vida, à Eternidade e ao TODO. Para psicanálise de Freud, a cobra é associada ao falo (objeto sexual masculino), que diga-se de passagem também é o símbolo de Exu, ou seja, duplamente fálica, duplamente viril (Exu + Cobra).

 

O Fato é que a cobra sempre está presente nesta dualidade: ou associada a coisas ruins ou a coisas muito boas. Exu também tem esta fama. Diz-se que exu é bom para quem é bom e reflete a sombra de quem é mal. Pode-se dizer que Exu Cobra então é uma energia Dual (Exu) Dual (Cobra), ou seja, duplamente dual, em outras palavras, sempre em constante modificação e mudança.

 

O que podemos dizer de um Exu que carrega este mistério? Pode-se dizer que é um Exu duplamente forte, sempre ligado a evolução, ao conhecimento, à espiritualidade, mas que também tem um poder defensivo, curativo e de ataque às energias do baixo astral.

Comentários

  1. Trabalho com esse Exu maravilhoso. Exu forte e certeiro. No meu caso ele é de pouquíssimas palavras e vem muito pouco em terra. Gosta de suas oferendas com muito fígado e ovos. Faz oq vem fazer e vai embora. Não dá consultas e é muito bravo. Mas eu o amo loucamente. Sempre me ajuda quando preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João. O Exu Cobra tem outras variações, por exemplo, Exu Cobra Azul?

      Excluir
    2. Não conheço muito sobre ele. Como disse, ele não fala muito. Mas exu tem várias linhas de atuação.

      Excluir
    3. O meu não tá confirmado porei sonhei muito com um cobra gigante no mangue eu sou de Oxossi e Oxum creio que seja Exu cobra da cachoeira ele fez eu cortar o rabo e a cabeça de um lagarto daqueles do rabo grande que parece chicote

      Excluir
  2. Trabalho com cobra e o amo de paixão. Bravo demais e sem muitas palavras. Meu chefe de esquerda. Quebra demanda em poucos minutos e sem dificuldades. Grande protetor, de muita sabedoria. Já vi metade de seu rosto. Amo!! Laroye meu pai.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho como Exu Cobra Coral, é o Exu de frente para os trabalhos. Muito carinhoso com todos, calmo em suas explicações, sempre procura fazer com que todos entendam suas palavras. Gosta de abraçar e é sempre muito respeitoso. Quando necessário, é firme em sua palavra e até mesmo áspero. Gosta de dar ensinamentos e conselhos. Trabalha com muitas ervas e não tem exigências quanto aos pratos e bebidas, embora goste de beber Whisky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia Lins e Fha Ribeiro! Descobri a um tempo que meu exu é exu cobra coral volta e meio tô procurando coisa sobre ele mas tem pouca coisa sobre, poderia me falar mais sobre ? Por favor. E outra coisa os exus nós influencia sem o firmar ? Muita gratidão!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a