Pular para o conteúdo principal

O ZÉ PELINTRA QUE NÃO SAMBAVA


Meu nome é Fabiana, sou sacerdotisa do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda que fica na Freguesia do Ó. Sou médium de Umbanda há mais de 15 anos, sendo 6 como dirigente e zeladora espiritual. 


Conheci e descobri que eu tinha Zé Pelintra quando era médium do Terreiro do Caboclo Ubirajara (também na Freguesia do Ó). Achei muito esquisito no começo, pois quem incorporava malandro dava um show de samba e dança no salão e o meu ficava ali mais contido. Cheguei a até duvidar: será que é o zé? Será que é coisa da minha cabeça? Porque meu Zé não dança?


Anos depois ao ir afinando o trabalho com ele, acostumando-me com seu jeito fui aprendendo que nem todo guia é igual. Aprendi que você não pode mistificar ou copiar o guia alheio para provar que você está incorporado, isso seria o que chamamos "passar na frente do guia", ou seja, querer que ele se comporte de um jeito em terra, tenha um determinado tipo de gesto e no fim ele não tem. 


Quando me deixei levar, me permiti sua manifestação energética e me desprendi do que os outros vão pensar, como por exemplo: "Olha lá, o zé daquela médium não dança", quando passe a dar mais atenção ao meu guia do que ao mundo externo descobri realmente a força do zé pelintra que trabalha comigo. 


Ali ele começou a me mostrar que na falange de malandros mais vale um guia que põe seu asé na caridade, no auxílio do próximo, do que aquele que só dança, bebe e não tem um conteúdo, um fundamento, uma gota de sabedoria para compartilhar. 


Descobri que não tem o jeito mais certo para uma malandro, eles são do jeito deles e mais, nem todo malandro tem que ser zé pelintra. O zé pelintra que não dança é o mesmo que um ere que não come doces, come frutas...e assim por diante. 


Se você se preocupa com algum gesto ou manifesto dos seus guias, procure a orientação da casa que você frequenta e mais, procure ouvir seus guias, não coloque a opinião dos outros acima da energia que deus e os orixás destinou à você. Não desdenhe seu guia ou orixá porque ele dança diferente dos outros, ou no meu caso, que ele não é um pé de valsa. Não é a opinião do outro que vai dizer se você está com o malandro ou não, é exatamente o contrário! 


É o malandro que te acompanha que vai calar a boca de quem se acha esperto e audacioso para vir falar de você e dos seus mentores. Meu zé pode não dançar em terra, mas ele ginga muito bem correndo gira e é nestes anos de Umbanda que ele nunca me deixou perder um jogo na vida, ele está sempre me mostrando as regras e quais cartas tenho que empregar para driblar meus adversários, as demandas e como posso me tornar uma pessoa melhor para mim, para meu semelhante e para sociedade. 


Esse é meu zé pelintra, ele não dança, ele corre gira!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios