Pular para o conteúdo principal

LENDA: YANSÃ TRANSFORMA DOENÇA DE OBALUAE EM PIPOCA




Nesta lenda conta-se que Obaluae era um menino muito desobediente (tal como são seus filhos!) só aprendia com castigos, inclusive em um de seus castigos sua mãe Nanã o castigou com varíola por desobedece-la em brincar em um jardim pisoteando em suas flores.

Para quem não sabe a Varíola é uma doença contagiosa aguda (oficialmente declarada extinta do planeta na década de 1970), de origem viral, caracterizada por febre, dor no corpo, vômitos e lesões cutâneas.

Obaluae cresceu e mesmo com a tal peste tornou-se um homem muito bonito, todavia, com vergonha pois em sua adolescência foi apontado pela doença e ninguém queria chegar perto dele, ele decidiu se cobrir com palha para isolar-se das pessoas.

Já adulto, despertou a curiosidade de uma geniosa guerreira chamada Yansã. Com a dança fez ventar e soprou a palha de Obaluae e viu que o belo moço estava doente. Com magia do vento, do fogo e do dendê ventou sobre Obaluae e suas feridas caíram como pipoca.



Deste dia em diante Obaluae ficou abençoado com o poder das doenças (Advindas da idade, da evolução e dos castigos de sua mãe Nanã) e da cura com a magia dos ventos de Yansã. Até os dias de hoje é possível adoecer e curar-se com o vento, com os sopros e com o ar.

Em outras lendas, aparece Obaluae sendo curado por Yemanjá, inclusive que incentivou a criação do ponto “Yemanjá ouvindo aquele choro, a beira mar ela foi surgindo, pegou Obaluae em seus braços e em alto mar com ela foi morar...”, mas esta já é uma outra lenda e fica para um outro texto.

Abc,
Pai Eduardo de Oxossi

Comentários

  1. Axé irmão! Estava olhando um post seu antigo (segunda-feira, 15 de agosto de 2016
    LEI DO CARMA X LEI DO RETORNO), e tem um post com uma mensagem " Tente usar a sua fé Com a mesma força que vc usa seu odio... Baiano Seu Benê.
    Copie e postei em uma página, logo depois me perguntaram: mas quem é Baiano Seu Bene????? De quem é esta entidade???
    Você poderia me informar, por favor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios