Pular para o conteúdo principal

PIRITA: PEDRA DA PROSPERIDADE E DO EXU DO OURO


Por: Eduardo de Oxossi
Sacerdote e Dirigente do T.U.S. Pena verde e Flecheiro de Aruanda (SP)
Siga nossa página do Exu do Ouro: https://www.facebook.com/pai.eduardo.de.oxossi/ 

INTRODUÇÃO



Pirita é conhecida como "o ouro dos tolos", seu nome deriva do grego que em sua tradução quer dizer fogo. Gregos e Romanos acreditavam que o segredo do Ouro estava escondido em seu mistério. Ela é uma pedra encontrada em todo lugar do mundo, com mais frequência no Peru, EUA e Chile. Contem enxofre em sua composição, portanto, indica-se lavar as mãos sempre depois de manuseá-las. 

Em algumas casas ela é usada para magias na vibração de Oxum (Direita), Ciganos (Direita) e Exus (Esquerda), em especial Exu do Ouro, Exu Chama Dinheiro, Pombagira do Ouro, Pombagira Rosa Dourada, etc.  

Mas sua fama se acentuou como a pedra mais utilizada para Exu do Ouro! Astecas, incas e outras culturas tinham esta pedra como o espelho da alma (Alguma coincidência com o espelho de Oxum ou com o fato de Exu colocar para fora quem somos? Reflita!)

COR E FORMA DA PIRITA

Sua cor dourada à torna nobre, pois tudo que remete a Ouro é tido como valioso. A Pirita não tem uma forma estática, ela tem uma forma que remete a batalha, bagunça, como se dentro desta confusão ela ganhasse a sua forma. 



Se pararmos para pensar em termos de energia, a nossa vida financeira é uma luta. Salvo as pessoas que já estão bem financeiramente, a luta pela prosperidade, para honrar as dívidas é constante. Contamos cada migalha, cada moeda, cada valor. O Formato da pirita remete a luta.

ONDE PODEMOS UTILIZAR A PIRITA?

Podemos utilizá-la na mesa do escritório para harmonizar as energias ligadas ao processo de "ganhar o dinheiro" e cortar energias negativas (sua composição de enxofre é excelente para anular energias negativas, para queimá-las). 

Podemos usar uma de pequeno porte na bolsa ou em um patuá para atrair prosperidade e energias propiciadoras de ganhos. 

Podemos aproveitá-la para compor um anel (Para Oxum, Para Pombagira, para você), para uma adaga (Ciganos, de Exu), para um colar, etc. Além de uma bela opção de presente, quando empregada em um adereço ou joia ela passa desapercebida aos olhos de pessoas comuns, ou seja, para pessoas que não podem expor sua religião devido a família ou ao ambiente de trabalho, usar um anel consagrado é bem discreto e não expõe a pessoa quando o ambiente é intolerante.  


Podemos usar a Pirita nas mãos para meditar e ajudar a pessoa que medita a concentrar uma consciência próspera, a se afastar da compulsão de gastos superficiais, a ter força para honrar seus compromissos, a obter um caminho ou solução financeira, a afastar de si o peso de pertencer a uma classe social não favorecida, a libertar-se da escassez de recursos, etc. 

Podemos utilizar a pirita no altar da Oxum, no altar do Cigano, na firmeza de Exu (comum ou do Ouro). 

Pode ser usada em mandalas, cabalas, magias de pembas e pontos riscados em trabalhos de Umbanda. 

Podemos usar a pirita com incensos para defumar e energizar um ambiente. 

ENERGIZAÇÃO, CONSAGRAÇÃO E LIMPEZA DA PIRITA

Ela pode ser consagrada e energizada através dos guias de trabalho (Exu, Cigano etc), pode ser consagrada por portais, mandalas e outros mistérios pertinentes.

Sua manutenção é como as demais pedras: banho solar, banho lunar, água, etc. Só demanda mais cuidado pois ela tende a se esfarelar, soltar pós com facilidade.  

BENEFÍCIOS DA PIRITA

- Aumenta a possibilidade de ganhos financeiros despertando uma consciência próspera
- Fortalece a autoconfiança para que possamos batalhar em busca da nossa eficiência material
- Atrai energias positivas para oportunidades de negócios
- Equilibra a energia material
- Esgota possessividade e compulsão
- Auxilia na digestão de pensamentos negativos ligados ao dinheiro e perca dele
- Ajuda a capitalizar e proteger os bens materiais
- Energiza pessoas potencializando sua determinação para ir atrás dos seus objetivos 

PROFISSÕES QUE PODEM SER AUXILIADAS PELA PIRITA

Eu diria todas! Todos nós podemos ser auxiliados por ela, porém, profissões ligadas a dinheiro devido a sua constante manipulação do papel, moeda, etc, abrem maior brecha, portal e oportunidades para a utilização desta pedra: Bancários, Caixas, Cobradores, Analistas de Crédito, Analistas Financeiro, Analistas de Contas à Pagar, Analistas de Contas à Receber, Contadores, etc. 

CONCLUSÃO

A Pirita é pedra natural do reino de Oxum (Deusa do Ouro entre outras cosias), portanto, ela tem facilidade de abrir e encerrar portais ligados ao dinheiro e à prosperidade. A forma como você vai empregá-la depende do seu conhecimento e da sua criatividade. 

Sendo uma pedra ligada a Oxum podemos ainda obter benefícios no equilíbrio e harmonização de sentimentos: falta de vontade, falta de brilho pessoal, falta de valorização profissional/pessoal, sensação de inferioridade,  redução de medos, tristeza, etc. 

Na dúvida sobre como empregar o uso desta pedra consulte sempre a doutrina da sua casa e o pai de santo de sua confiança. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios