Pular para o conteúdo principal

PIRITA: PEDRA DA PROSPERIDADE E DO EXU DO OURO


Por: Eduardo de Oxossi
Sacerdote e Dirigente do T.U.S. Pena verde e Flecheiro de Aruanda (SP)
Siga nossa página do Exu do Ouro: https://www.facebook.com/pai.eduardo.de.oxossi/ 

INTRODUÇÃO



Pirita é conhecida como "o ouro dos tolos", seu nome deriva do grego que em sua tradução quer dizer fogo. Gregos e Romanos acreditavam que o segredo do Ouro estava escondido em seu mistério. Ela é uma pedra encontrada em todo lugar do mundo, com mais frequência no Peru, EUA e Chile. Contem enxofre em sua composição, portanto, indica-se lavar as mãos sempre depois de manuseá-las. 

Em algumas casas ela é usada para magias na vibração de Oxum (Direita), Ciganos (Direita) e Exus (Esquerda), em especial Exu do Ouro, Exu Chama Dinheiro, Pombagira do Ouro, Pombagira Rosa Dourada, etc.  

Mas sua fama se acentuou como a pedra mais utilizada para Exu do Ouro! Astecas, incas e outras culturas tinham esta pedra como o espelho da alma (Alguma coincidência com o espelho de Oxum ou com o fato de Exu colocar para fora quem somos? Reflita!)

COR E FORMA DA PIRITA

Sua cor dourada à torna nobre, pois tudo que remete a Ouro é tido como valioso. A Pirita não tem uma forma estática, ela tem uma forma que remete a batalha, bagunça, como se dentro desta confusão ela ganhasse a sua forma. 



Se pararmos para pensar em termos de energia, a nossa vida financeira é uma luta. Salvo as pessoas que já estão bem financeiramente, a luta pela prosperidade, para honrar as dívidas é constante. Contamos cada migalha, cada moeda, cada valor. O Formato da pirita remete a luta.

ONDE PODEMOS UTILIZAR A PIRITA?

Podemos utilizá-la na mesa do escritório para harmonizar as energias ligadas ao processo de "ganhar o dinheiro" e cortar energias negativas (sua composição de enxofre é excelente para anular energias negativas, para queimá-las). 

Podemos usar uma de pequeno porte na bolsa ou em um patuá para atrair prosperidade e energias propiciadoras de ganhos. 

Podemos aproveitá-la para compor um anel (Para Oxum, Para Pombagira, para você), para uma adaga (Ciganos, de Exu), para um colar, etc. Além de uma bela opção de presente, quando empregada em um adereço ou joia ela passa desapercebida aos olhos de pessoas comuns, ou seja, para pessoas que não podem expor sua religião devido a família ou ao ambiente de trabalho, usar um anel consagrado é bem discreto e não expõe a pessoa quando o ambiente é intolerante.  


Podemos usar a Pirita nas mãos para meditar e ajudar a pessoa que medita a concentrar uma consciência próspera, a se afastar da compulsão de gastos superficiais, a ter força para honrar seus compromissos, a obter um caminho ou solução financeira, a afastar de si o peso de pertencer a uma classe social não favorecida, a libertar-se da escassez de recursos, etc. 

Podemos utilizar a pirita no altar da Oxum, no altar do Cigano, na firmeza de Exu (comum ou do Ouro). 

Pode ser usada em mandalas, cabalas, magias de pembas e pontos riscados em trabalhos de Umbanda. 

Podemos usar a pirita com incensos para defumar e energizar um ambiente. 

ENERGIZAÇÃO, CONSAGRAÇÃO E LIMPEZA DA PIRITA

Ela pode ser consagrada e energizada através dos guias de trabalho (Exu, Cigano etc), pode ser consagrada por portais, mandalas e outros mistérios pertinentes.

Sua manutenção é como as demais pedras: banho solar, banho lunar, água, etc. Só demanda mais cuidado pois ela tende a se esfarelar, soltar pós com facilidade.  

BENEFÍCIOS DA PIRITA

- Aumenta a possibilidade de ganhos financeiros despertando uma consciência próspera
- Fortalece a autoconfiança para que possamos batalhar em busca da nossa eficiência material
- Atrai energias positivas para oportunidades de negócios
- Equilibra a energia material
- Esgota possessividade e compulsão
- Auxilia na digestão de pensamentos negativos ligados ao dinheiro e perca dele
- Ajuda a capitalizar e proteger os bens materiais
- Energiza pessoas potencializando sua determinação para ir atrás dos seus objetivos 

PROFISSÕES QUE PODEM SER AUXILIADAS PELA PIRITA

Eu diria todas! Todos nós podemos ser auxiliados por ela, porém, profissões ligadas a dinheiro devido a sua constante manipulação do papel, moeda, etc, abrem maior brecha, portal e oportunidades para a utilização desta pedra: Bancários, Caixas, Cobradores, Analistas de Crédito, Analistas Financeiro, Analistas de Contas à Pagar, Analistas de Contas à Receber, Contadores, etc. 

CONCLUSÃO

A Pirita é pedra natural do reino de Oxum (Deusa do Ouro entre outras cosias), portanto, ela tem facilidade de abrir e encerrar portais ligados ao dinheiro e à prosperidade. A forma como você vai empregá-la depende do seu conhecimento e da sua criatividade. 

Sendo uma pedra ligada a Oxum podemos ainda obter benefícios no equilíbrio e harmonização de sentimentos: falta de vontade, falta de brilho pessoal, falta de valorização profissional/pessoal, sensação de inferioridade,  redução de medos, tristeza, etc. 

Na dúvida sobre como empregar o uso desta pedra consulte sempre a doutrina da sua casa e o pai de santo de sua confiança. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a