Pular para o conteúdo principal

"EM QUE FUNÇÕES TRABALHAM OS ORIXÁS DE UMBANDA SAGRADA?" - POR EDUARDO DE OXOSSI

Sobre o autor

Eduardo de Oxossi é Dirigente espiritual do Terreiro de Umbanda Sagrada Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda (Freguesia do Ó - SP), Sacerdote de Umbanda pelo Colégio Pena Branca (Alexandre Cumino), Mago das Sete Chamas Sagradas, Mago das Sete Pedras Sagradas, Tarólogo formado pela Tribo Cósmica, Erveiro iniciado na Jurema da água e da terra pelo Adriano Camargo, concluiu teologia de Umbanda pelo portal UmbandaEAD, possui diversos cursos complementares com Alan Barbieri, Rodrigo Queiroz e outros. 



QUE FUNÇÕES PODEMOS ATIVAR EM CADA ORIXÁ DE UMBANDA SAGRADA?





Oxalá

Oxalá é congregador e magnetizador da fé. Oxalá magnetiza o mental dos seres através da fé (independente das religiões). Ele direciona as pessoas pela crença, por acreditar, por crer em alguma coisa. Oxalá é o branco, a paz, o potencializador das fés. 

Logunan

Logunan é condutora natural do tempo, temporalizadora, estabelece ciclos da fé, do tempo, do espaço, do presente, do passado e do futuro. Ela quem corrige os desvios, fanatismos, excessos e formas inadequadas de usar a magia. 

Oxum

Oxum atua no mistério agregador do amor, na concepção de bons sentimentos (para nós em um sentido de autoestima e para o outro no sentido de amar algo/alguém). Ela concebe, gera sentimentos, é a deusa das águas limpas, em especial a cachoeira. Mãe do ouro e das pedras preciosas, deusa do amor, guardiã da mulher, do ventre materno. 

Oxumaré

Oxumaré dilui e renova sentimentos. Regula sentimentos que estão em excesso. Sentimentos que não estão mais fazendo bem a uma pessoa ou já terminaram seu ciclo são trabalhados por este Orixá. Ele rege o arco-ires, a transmutação das cores, dos sentimentos. 

Oxossi

O caçador por natureza, Oxossi é empregado para expansão e racionalização das coisas. Ele expande nossas faculdades mentais, bem como a memória, o raciocínio, a inteligência para que possamos resolver as coisas de forma racional. É o guardião da prosperidade, do ganho por merecimento. Pai dos estudos, das matas e do conhecimento. 

 Obá

Obá é concentradora e fixadora do conhecimento. Nos traz foco, utilidade e alvo para uso da inteligencia e racionalidade. Obá traz a determinação, a resistência e perseverança para conquistar um objetivo. Obá é mãe da terra, das raízes. 

Xango

Xango é o graduador da justiça, aquele que dá pesos e medidas, atua no senso de justiça e julgamento dos seres. Regula o que é certo e errado em nossas relações. Dono das pedreiras, atua equilibrando os seres no bom senso, moral, etc.

Egunita ou Oroiná

Egunita também conhecida no sincretismo como Santa Sara é o fogo da justiça. Atua preventivamente e sobre os desequilíbrios da justiça, sobre os fanatismos, sobre os excessos, sobre pensamentos negativos de ódio e sede de justiça.

Ogum

Ogum é o Orixá das batalhas, o ordenador potencializador. Ogum dá caminhos, quebra demandas, coloca ordem e lei sobre as coisas. Ordena e potencializa as coisas para que aconteçam de forma correta diante da lei divina e do merecimento.  

Yansã

Yansã é a deusa dos ventos e tempestades. É Movimentadora e direcionadora. Traz dinamismo, agilidade e movimento para as coisas. Movimenta os seres para onde devem ir. 

Nanã

É tida como a mais velha dos Orixás. Nanã representa os anciões, o idoso, os lagos, os poços, as águas paradas, a idade, a maturidade, Nanã decanta as emoções e sentimentos dos seres trazendo evolução. Nanã atua ainda com a paralização das energias. 

Obaluaê

O senhor das palhas, da areia, da pipoca, é o senhor da cura. Transmuta e decanta os seres. Atua com a transformação das pessoas, das coisas, dos sentimentos, das situações. 

Yemanjá

A senhora e rainha dos mares e da vida marinha é geradora e mobilizadora. Ela é quem gera novas situações, novas oportunidades, estimula a criatividade, contribui com a mobilização dos seres. Guardiã das cabeças, da família, da positividade e otimismo.

Omolu

Omolu é paralizador, finalizador, estabilizador, anulador das coisas. É em algumas culturas tido como o senhor da morte, dos cemitérios, do fim. A ele reservamos o direito de fazer terminar o que está nos prejudicando. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios