Pular para o conteúdo principal

A SABEDORIA POR DE TRÁS DAS MIRONGAS DE PRETO VELHO

"Foi nas almas, nas almas que eu conheci a macumba...foi foi foi..."



A linha de preto velho é uma das mais antigas da nossa religião e antecede a Umbanda, ou seja, antes do seu nascimento já existiam os trabalhos com incorporação de Preto Velho. Esta linha carrega a simbologia do tempo da escravidão e como tal todo seu asé, mironga e magia. 

Vou contar uma história à você leitor que vai traduzir melhor que muitas palavras "o que está por de trás da mironga de um preto Velho".

PAI JOAQUIM E A SOPA DE ESPINHA DE PEIXE

Certo dia Pai Joaquim ainda encarnado voltou para senzala depois de um longo dia de trabalho. Era o mais velho vivo naquela unidade e durante a noite foi procurado por um negro forte e robusto que fazia os trabalhos pesados da fazenda. Ele reclamava de dores constantes na lombar, nos joelhos e nas articulações. 

Pai Joaquim já era iniciado no Candomblé trouxe naquela noite a energia do seu Obaluaê para benzer aquele filho. Como na senzala eles não tinha todos os recursos para executar seus ritos e magias, recebeu intuição por seus antepassados para que fizesse sopa de espinha de peixe para aquele rapaz durante 45 dias. Como a fazenda abrigava um lago, era comum os brancos daquela região se alimentarem de peixe e jogarem os restos para alimentar os escravos. 

Pai Joaquim fez a sopa, consagrou, pediu amparo ao plano espiritual e assim foi feito até que o rapaz estivesse inteiramente curado de sua queixa. Pai Joaquim usou o que lhe tinha disponível. E assim faz até hoje cada Preto Velho. 

Anos se passaram e hoje a alta medicina descobriu que os peixes são ricos em Omega 3 e vitaminas para os ossos. Ciências como a Fitoterapia, a Nutrição, a Endocrinologia e outras reconhecem que alimentos e ervas são ricos em vitaminas que ajudam a combater doenças. 

Quando Preto Velho ou qualquer linha de trabalho lhe recomenda um banho, um chá ou a ingestão de alimentos, eles estão recorrendo a medicina da época que escassa como a senzala dos escravos tinham que se virar com o que podiam. 

É claro que a consagração, a emanação, a reza, a fé (tanto de um quanto de outro) ajudaram a potencializar o efeito. Sabemos que a Umbanda não substitui os cuidados médicos, mas ela pode ser uma grande aliada no combate de doenças uma vez que estes sábios guias e mentores trazem a tona seus conhecimentos que de certo modo estão enraizados em nosso DNA espiritual por diversas gerações. 

Ao entrar em um terreiro, faça seus pedidos com fé, confie nos guias da sua casa, faça por merecer e o mais importante: siga as orientações e procedimentos que lhe são oferecidos para que esta energia maravilhosa do astral possa atuar em sua vida e em seu desenvolvimento. 

Certamente se você perguntar ao Pai Joaquim se ele sabia o que estava fazendo, ele vai dizer sim, mas certamente não explicaria com tantas palavras difíceis, pois a principal mironga de um Preto Velho é a humildade. 

Adorei as almas!   
  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios