Pular para o conteúdo principal

LINHA DE BAIANOS NA UMBANDA

INTRODUÇÃO

Primeiramente é importante ressaltar aos leitores que cada casa tem a sua doutrina e, portanto, o filho deve estudar a doutrina da casa em que atua. Este texto ilustra o posicionamento do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Caboclo Flecheiro de Aruanda que fica localizado em SP. 

Para nossa casa esta linha representa toda forçada Bahia, do Cangaço e de Malandros quando vêem na força da direira (Zé Pilintra, por exemplo). Para algumas casas, as linhas de Baianos, Cangaceiros e Malandros são linhas diferentes. Isso é mais comum do que imaginamos. Em algumas casas a linha de Boiadeiros e de Caboclos são juntas, na nossa casa, Caboclos representam uma linha e Boiadeiros outra. 

Por este e outros motivos é que a doutrina da casa interfere no modo em que seus guias vão trabalhar. Imagine que você atua em um terreiro onde a linha de malandros roda de forma autônoma e que Sr Zé Pilintra seja seu guia de trabalho. Se você migrar para outro terreiro onde não existe esta linha como linha diferenciada, mas linha conjunta com Baiano, o Sr Zé terá que dividir o espaço com seu Baiano por exemplo. O mesmo acontece com o exemplo acima citado de casas de caboclos x boiadeiros ou ainda, casas onde homem trabalha com pomba - gira x casa onde homem não atua com elas. 

A Umbanda é uma religião de liberdade e não de julgamentos. Ao invés de entrar em uma linha de pensamento de "a minha Umbanda é certa" e "A sua não é", devemos respeitar cada casa e escolher um templo onde nossos guias se sintam bem para prestar a sua caridade. Uma vez tendo escolhido a casa que melhor atende os seus valores pessoais e espirituais, cabe a você (médium ou adepto de estudos umbandistas) ir atrás deste conhecimento e colocá-lo em prática.Não é o terreiro que tem que se adaptar ao filho, mas o filho que tem que se adaptar a casa.

Neste sentido a força da Bahia nos ensina muito. Não foi a seca que se adaptou ao baiano, mas o baiano que se adaptou a seca. Não foi a violência que se adaptou ao cangaço, mas o cangaço que se adaptou a violência. Não foi a malandragem que se adaptou ao malandro, mas o malandro que se adaptou a malandragem. Há muitos filhos que pulam de casa em casa e chegam em um terreiro novo querendo colocar a sua forma de trabalhar como correta, quando na verdade ele deve escolher a casa que melhor o atende ou adaptar-se a casa escolhida (o nome disso é disciplina, característica que a linha de Baianos também nos ensina, pois sem disciplina, eles dificilmente sobreviviam). 



Esta linha traz muitos espíritos alegres, festivos, de bem com a vida, porém, que se precisar, não medem palavras para dar conselhos mais severos em prol da evolução de um consulente. Ao contrário do termo pejorativo que usamos em terra contra os Baianos (matéria) de que são "preguiçosos", o que não é verdade, também jamais poderemos atribuir isso a esta linha. Eles são sim mais pacientes e não tem pressa para fazer um bom trabalho, ou desmanchar uma mandinga, mas isso se dá porque eles gostam de dar o tiro certeiro e fazer as coisas bem feitas. 

Pela mistura com o povo do Cangaço e de Malandros, podem as vezes trazem muito Asé, Mistério e Magia da força de esquerda. Muitos terreiros gostam de fazer trabalhos particulares com a força de Baianos. Uma outra característica positiva da linha é que seu linguajar é de fácil entendimento tal como a linha de marinheiros. As vezes o vocabulário indígena (dos Caboclos), castelhano (dos Ciganos), limitado (dos eres) dificultam por exemplo, a conversa com alguém de mais idade ou muito jovem. Não há linha melhor ou pior do que a outra, novamente lembrando, cada terreio age de uma forma, é importante compreender como os dirigentes daquele local atuam e o que pregam. 

NOMES DE BAIANOS E CANGACEIROS

João dos Cocos
Maria dos Cocos
João Baiano
Maria Baiana das Almas
Maria Baiana das Candeias
Maria Quitéria
Maria Baiana
Bete Baiana
João Baiano
Maria Bonita
Baiano Juvenal
Baiano Juvêncio
Baiano Severino
Baiano Jeremias
Baiana Joana
Baiana Rosária
Baiana Mercedes
Baiana Sete Saias
Zé Baiano
Zé do berimbau
Maria dos Remedios

Obs: Nomes e características de cangaceiros e malandros, falaremos em outros textos.


CARACTERÍSTICAS DA LINHA DE BAIANOS

Bebidas: Geralmente bebem água de coco, pinga, batida de coco, etc.

Fumo: Geralmente usam cigarro de palha, fumo de rolo, charuto e cigarro branco.

Comida: Apreciam farofas, carne seca, pimentas, cocada, pé de moleque, doce de abóbora, batata doce, amendoim, etc.

Cores: Usam frequentemente o amarelo. Em algumas derivações o branco, vermelho, laranja, etc. 

Utensílios e acessórios: Geralmente usam chapéu (palha, cangaço, couro ou pano na cabeça), balaios, casca de coco como copo, palha da costa, fitas de nosso senhor do bomfim, olhos de cabra, olhos de boi, etc.

Outras informações: Usam muito o poder da prece, alguns até do benzimento. Idolatram e invocam forças de diversos santos (Senhor do Bomfim, Nossa senhora das Candeias, Padre Cícero, etc)

BANHO NA LINHA DE BAIANOS

Em outro texto do blog ensinamos o poder e os efeitos do banho de água de coco. Caso tenha interesse em conhecer Clique aqui.




PONTOS DE BAIANOS

Abaixo alguns pontos cantados de Baianos disponíveis no Youtube: 




PONTO DO BAIANO JUVENAL

Cantado pelo próprio guia Baiano Juvenal sob incorporação do médium Eduardo de Oxossi, este lindo ponto ganhou força na corrente pela simplicidade e fidelidade da linha de Baianos em proteção a seus filhos.



Letra: Eduardo de Oxossi (SP)
Intérprete: Ogan Carlos Fornabaios (SP)

Baiano qual é seu nome?
Meu nome é juvenal
Na direita faço o bem e na esquerda desfaço o mal

Baiano qual é seu nome?
Meu nome é juvenal
Na direita faço o bem e na esquerda desfaço o mal

Baiano Juvenal,
Oh venha me valer
Abrir os meus caminhos e também me defender

Baiano qual é seu nome?
Meu nome é juvenal
Na direita faço o bem e na esquerda desfaço o mal

Baiano Juvenal,
Oh venha me valer
Abrir os meus caminhos e também me defender

Comentários

  1. estou parabenizando pelo ensinamento e pela doutrina, sou um admirador da corrente dos baianos....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios