Pular para o conteúdo principal

OS CHIFRES NA UMBANDA - POR EDUARDO DE OXOSSI

Antigamente, tribos utilizavam partes dos animais com diversos objetivos:

- A pele que nos protegia do sol e do frio;
- A pele que nos mascarava e nos camuflava de inimigos;
- Chifres e rabos que serviam de culto pagão;
- Elemento símbolo da força humana sobre as outras espécies animais;
- etc.

Alguns bruxos de tribo acreditavam que ao ter o chifre de um rinoceronte, por exemplo, o seu portador teria a mesma força do animal. "ter um chifre de animal" foi tornando-se simbologismo de ter a sua força.

Na espécie animal dos búfalos, a disputa de poder e vitalidade se dá por uma batalha de chifres entre búfalos, onde o mais forte ganha o direito de liderar a matilha. Se olharmos a religião africana, Yansã é conhecida por usar o rabo de búfalo e como tal a sua força. Herdar uma parte animal como herdar a força que ele carrega já foi mais comum do que pensamos.  

Na época medieval, reis cortavam a cabeça de outros reis e colecionavam suas coroas como simbolo de sua força sobre os reinos (podemos ver claramente esta cena no filme "300"). Conforme o homem foi tornando-se o centro do universo e deixando a religião de lado, o chifre ganhou outro papel cultural, um papel pejorativo:

- Chifre na cabeça como sinônimo de ser corno;
- Chifre como elemento do capeta;
- Etc.

Entendamos que até aqui o chifre teve papeis bons e ruins na história e assim é Exu. Exu é bom para quem é bom e mau para quem é mau. 

Do ponto de vista psicanalítico, um chifre é em si um falo, ou seja, um objeto que representa a masculinidade. Muitos deuses que tinham em seu corpo "chifres" eram tidos como os mais machos assustadores, como por exemplo:

Deus Pã: Deus dos bosques na mitologia Grega e em algumas divisões de Wicca. 


Odin: Da mitologia Nórtica



Seja em épocas antigas ou para psicanalise, chifre durante muito tempo foi uma representação de masculinidade, vigor, vitalidade, força e o que é isso se não Exu?

Na Babilônia antiga o grau de elevação dos deuses se dava pelo tamanho de seus chifres. Nas civilizações Vikings igualmente. 

Na bíblia entendemos que Jesus é o cordeiro de Deus. Cordeiro tem chifres. Ele é comparado a um cordeiro e não é a toa. Poderia ter sido o "pássaro de Deus", mas não, sempre foi o "cordeiro". Coincidência?

Ainda na bíblia, convido-os a olhar "Daniel, capítulos 7 e 8" onde há uma história inteira envolvendo o poder e a simbologia dos chifres. Rodrigo Queiroz organizou um e-book (que está disponível na internet) onde organizou muito bem este assunto discorrendo com mais profundidade inclusive em considerações Wiccas, Celtas e Astrologia. 

Quero chamar a atenção ao fato de que chifres estão diretamente associados ao que vamos consagrar. 



Eles podem ser utilizados para fortalecimento de tronqueiras, magia de exu, elementos sagrados, magias negras, invocações, etc. Tudo dependerá diretamente da doutrina e mistério do guia que trabalha. Observe que na cultura antiga, na Calta, Na Viking ou até mesmo na bíblia o chifre era usado de forma diferente e como tal será na Umbanda.

Posso ter um boiadeiro que usa chifre de boi como um instrumento de cura como posso ter um exu que usa chifre para quebrar uma demanda ou devolver uma carga. O chifre sozinho representa pouca coisa. Como este chifre vai ser preparado, cuidado, utilizado, pego e consagrado é que é o mistério. Na dúvida sobre como usar este elemento, procure o pai de santo de sua confiança.  


  

Comentários

  1. Saravá Eduardo de Oxossi ,pesquisando sobre banhos na coroa encontrei seu blog , tenho algumas dúvidas ,poderia me passar seu e.mail ou outro contato que pudéssemos conversar ? Aqui onde moro é bem difícil encontrar um terreiro sério , são na grande maioria muito neófitos e fico sem saber o que fazer exatamente. Sou Umbandista por herança familiar e demorei muito tempo para realmente entender muita coisa ,andei por tudo que é religião ,até que meu único filho foi assassinado brutalmente em 2012. Agora entendo mais , estudo , leio muito mas a prática é o que falta .Tenho feito só o que meus guias vão me orientando ,mas preciso de ajuda . Grata ,Aguardo seu contato . Meu e.mail é lyraylemos@gmail.com Paz e Luz Sempre e muito AXÉ !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode