"Ao mexer com a rainha, prepare-se para a réplica dos zangões" - Exu Formiga
O Terreiro é um lugar santo onde cultuamos os Orixás. No caso da Umbanda, atuamos com atendimento espiritual em prol da assistência, amor e caridade. O terreiro assim como qualquer pessoa é alvo de demanda e para defender-se, um terreiro utiliza-se da força da sua casa, dos seus filhos e dos guias espirituais que eles o carregam.
Vamos pegar como exemplo o terreiro Pena Verde, Pena Azul e Caboclo Flecheiro de Aruanda que fica na Rua Rio Verde, 743 - Freguesia do Ó (SP Capital). Nossas giras são às sextas-feira a partir das 20h e temos cerca de 25 filhos na corrente. O que isso significa?
25 Oguns
25 Caboclos de Oxossi
25 Boiadeiros
25 Baianos
25 Ciganos
25 Eres
25 Marinheiros
25 Pretos Velhos
25 Exus
25 Pomba-giras
25 Exu Mirins
= 275 Entidades, sendo que cada qual também tem seus soldados.
Isso sem contar que há alguns filhos que possuem mais que um exu, etc. Estamos querendo dizer que a força de um zelador de santo vem dos santos que ele zela. Cada pai ou mãe de santo é diretamente responsável por ter trazido seu guia em terra, por ter desenvolvido determinado médium, etc.
Quanto mais forte fica uma casa, mais forte fica o seu zelador. Quanto mais forte fica uma comédia, mais forte fica o zelador de santo. Por outro lado, quantidade não quer dizer nada sem qualidade, de forma que uma casa com 25 filhos se não forem doutrinados, disciplinados e comprometidos com sua religião, a casa estará fardada a sua ruína.
Nossa casa foca constantemente o desenvolvimento dos filhos. O desenvolvimento tem duração de 2 anos com aulas teóricas e práticas, além de textos complementares, trabalhos nas matas, cemitérios, encruzilhadas, cachoeiras e outros pontos de força.
Pai e mãe de santo é a pessoa que dedica grande parte do seu tempo a desenvolver os filhos e seus guias, como eterno agradecimento, podem ter certeza que estes soldados sempre atenderão os clamados destes pais, óbvio, se forem sempre merecedores, pois ser dirigente de terreiro não é cargo, mas um conjunto de atitudes diárias que fazem um formigueiro forte.
Umbanda é coisa séria para gente séria (diz Alexandre Cumino e outros percursores de Umbanda). Umbanda tem fundamento e é preciso estudar. Umbanda exige preparo e disciplina. Por isso, antes de demandar carga a um terreiro, aos seus dirigentes ou filhos, verifique se está pronto para enfrentá-los.
"O que vem sem ser pedido, volta sem ser mandado" - Tranca Rua das Almas
Terreiro não é lugar de batalha espiritual por vaidade, mas infelizmente há pessoas que não honram as entidades que tem (ou dizem que tem). Se você tem algo contra alguma casa, siga sua luz, pois a luz de cada casa é dada por Oxalá, gostando ou não gostando, merecem nosso respeito. Devemos focar na proteção da nossa casa e não nos defeitos ou afrontas alheias.
PONTO DE UMBANDA
Não mexa em coisa sagrada
E não se intrometa com o que não conhece
Entrando a um templo de Umbanda
Com todo respeito faça sua prece
Concentre o seu pensamento
Nas coisas divina que estão no altar
Não mexa em coisa sagrada
Respeite a Umbanda de Pai Oxalá!
Quem quiser chegar até Zambi
Tem que ser da nossa Umbanda
Tratar sempre com respeito
Todo o povo de Aruanda
A missão de Zambi é grande
Para todos tem lugar
Nossas portas estão abertas
Para quem quiser entrar!
Comentários
Postar um comentário