Pular para o conteúdo principal

ORIXÁS REGENTES 2020: OXOSSI E YEMANJÁ


INTRODUÇÃO

Você já ouviu a expressão "Orixá regente"? Trata-se dos orixás que vibrarão, que serão responsáveis por reger determinado tempo, período, casa, lugar, etc. Uma vez identificados os pólos vibratórios de regência, é possível investir em algumas previsões no campo amoroso, profissional, sentimental, econômico e afim. A Umbanda identifica a regência dos Orixás de forma diferente do Candomblé. No Candomblé, geralmente se recorre ao jogo de búzios e o resultado deve ser alafiado (confirmado). Já na Umbanda geralmente é trazida pela intuição de alguma casa, guia, mentor espiritual chefe, etc.

Cada casa tem a sua doutrina, logo, não vá achando que um ou outro site é a verdade absoluta sobre a regência. Na dúvida, consulte o pai de santo da sua casa ou de sua confiança. Este texto se baseia na doutrina do Terreiro De Umbanda Sagrada Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda (SP). O texto foi intuído pelo guia Sr. Tranca Rua das Almas com quem o pai da casa (Eduardo de Oxossi) trabalha.

Todos os anos desde a fundação do terreiro o senhor Tranca Ruas realiza este trabalho e todos os textos estão disponíveis para consulta aqui no Blog baiano Juvenal. Respeitamos a doutrina alheia e contamos com o igual respeito, afinal, Umbanda é uma banda só.

"Previsão" não é uma batalha para ver quem é o pai ou mãe de santo mais isso ou mais aquilo. Previsões são frutos da intuição que nos são passada, seja através de oráculos, seja através do seu guia de trabalho. Acredite na casa e nos guias que você confia e igualmente eles corresponderão a você. Neste texto (como venho fazendo há 5 anos desde a inauguração da minha casa) coloco as contribuições dos meus mentores. Espero que possam lhe auxiliar como sempre me auxiliaram.

Boa leitura! 

OXOSSI



Oxossi é o senhor das caças, da mata, o caçador, aquele que traz fartura e conhecimento para tribo. Sua vibração quando positiva tende a acentuar os cuidados com a natureza: aumentando a sensibilidade e interesse das pessoas diante das causas socioambientais, cuidados relacionados a fauna e flora, vontade de participar e se envolver em causas de proteção ambiental, mudar hábitos de consumo, visitar a natureza, ter um animal de estimação, etc. No lado negativo pode trazer mais catástrofes envolvendo animais, florestas, tribos, etc. 

Com o crescimento dos chamados “PETs”, vulgo animais domésticos, cresce os setores de empresas que oferecem produtos e serviços a animais, bem como a volta e procura por profissionais da área veterinária, zootécnica, etc. Cresce a parcela da população que vira vegetariana, vegana e em modalidade semelhante, mais sensível a causas da natureza e consequentemente, as empresas para atender estas necessidades.

Oxossi avançará melhor o setor da agropecuária do que o setor da Indústria. Irá contribuir para o aumento das oportunidades de trabalho em geral, inclusive um ótimo momento para pessoas que querem trabalhar para si mesmo ou iniciar seu próprio negócio, todavia, a herança tecnológica deixada pelo ano de Ogum não retrocede, ou seja, Oxossi precisará vibrar impulso aos estudos e atualizações, pois o mundo operacional que conhecemos está sendo extinto diariamente.



Cada vez mais tudo é feito com tecnologia (aulas à distância, comida por aplicativo, celulares multitarefas e agora com assistentes eletrônicos, etc), muitas profissões estão e vão sendo extintas, Oxossi acentua um ótimo momento para transição de carreira, para reciclar e atualizar conhecimento, estudar, aprender algo novo e principalmente adaptar-se a este novo mundo que está chegando.

Pessoas que não se adaptarem neste ano de 2020 terão dificuldades de recolocação no futuro, maior do que estão tendo até hoje.  Oxossi estimula a vontade de aprender, de ir atrás, de correr, isso pode gerar desgastes energéticos e físicos, portanto, Yemanjá vem fazendo par com este Orixá para que as pessoas possam descansar, possam ter apoio da família e amigos, possam trabalhar em equipe e cooperar.


  
Oxossi estimula as metas, o sucesso, o destaque e a competitividade, portanto, em um mundo escasso onde as boas oportunidades são raras, é óbvio que o mais preparado e merecedor vai levar a caça. As batalhas deixadas pelo ano de Ogum ainda continuarão, porém, exigindo agora, menor força física e mais força intelectual. A inteligência e a sabedoria das pessoas serão testadas, não apenas em aula, mas no dia-a-dia, no que realmente conseguem colocar em prática sobre aquilo que aprendem. Pessoas que não gostam de estudar ou tem preguiça para isso não terão espaço em um ano que vibra disputa e exposição do saber.   

O conhecimento estará mais disponível e isso pode gerar confusão, principalmente em pessoas ansiosas que não tem paciência para esperar, trará bagunça na cabeça de caçadores inexperientes que acreditam que apenas a internet é suficiente para trazer-lhes informação. É um ano que se acentua a geração interessada no saber, porém ainda sem experiência de caça (Vide a valorização e crescimento de coachs). Necessidade de atenção ao saber da experiência alheia para que não sejamos colocados em armadilha por ego, orgulho e arrogância. Aquele que compra um livro não necessariamente entendeu o que tem dentro dele. 

Antigamente a defasagem era apenas conhecimento, hoje as pessoas tem conhecimento mas não tem maturidade. Yemanjá em sua vibração pode nos ajudar a entender que a vida não se faz só de raciocínio, mas que somos humanos e precisamos entender e trabalhar mais nossas emoções. Falando mais do campo religioso, as religiões também cresceram em informação, fundamento, mas ainda se fala pouco de comportamento e sentimentos do médium que se disponibiliza, que dá o seu corpo a caridade. 

Como ficam suas necessidades? Oxossi vibra a busca de coisas pessoais, portanto, egoísmo e individualismo. Umbanda é religião de doação ao outro, nesse sentido, Yemanjá pode equilibrar essa situação, afinal o outro excesso também é ruim.

A Umbanda não quer uma pessoa que viva para prestar apenas a caridade e se esqueça de cuidar de si! Ano propício para dividir o tempo entre cuidar de si x cuidar do outro.   

YEMANJÁ



Yemanjá é a mãe de todos, rainha dos mares, mãe de todas as cabeças, sua vibração trará mais valorização da família, dos amigos verdadeiros, porém brigas de relacionamento se não souberem lhe dar, pois a monotonia e controle de Yemanjá será provocada diretamente por Oxossi.

Oxossi não aceita tédio, não aceita ficar parado, não aceita ser controlado e Yemanjá impulsionando a presença social de amigos e familiares pode gerar a sensação de “sufocamento” e carência.

Yemanjá vibra ainda a necessidade de cuidarmos mais das doenças mentais, psicológicas e da cabeça: estresse, síndrome de perseguição, medos, pânicos, percas de memória, insônia, descontrole emocional, oscilação de humor, depressão, etc.



Casais precisam manter-se equilibrados no diálogo para que que o egoísmo de ambos e suas necessidades individuais (Oxossi) não sejam mais ou menos que as necessidades da dupla (Yemanjá). Oxossi vibra individualismo, Yemanjá vibra trabalho de grupo, vida social, muitas vezes estes desejos podem estar antagônicos principalmente na vida a dois. Lembrando que um não é melhor do que o outro, mas precisamos das duas energias (nosso espaço individual e nossas necessidades sociais).




Yemanjá chama maternidade para as mulheres, como Oxossi vibra coragem e iniciativa, cuidado casais para não terem gravidez indesejada. Yemanjá chama e vibra a necessidade de pertencer a um lar, de ter uma família, de ter o que e com quem dividir, portanto, há de se observar se a sua carência não vai lhe levar a armadilhas. Caso isso aconteça, poderá contar com a sagacidade de Oxossi para sair de situações indesejadas e principalmente, aprender com os erros e evita-la.

Assim como o mar tem dois lados bem diferentes (Calmo e agitado), há de se observar a necessidade de aprender a evoluir no campo dos sentimentos, do controle emocional, da oscilação de humor e da rotatividade de amigos e parceiros amorosos em vista da nossa própria confusão interna.

O Mar é ainda a chamada “calunga grande”, vamos tomar cuidado com afogamentos, acidentes marinhos, mortes em grande escala ou grupos. Profissões ligadas ao mar recebem impulso e valorização: salva vidas, marinheiros, pescadores, biólogos marinhos, esportistas aquáticos, etc.

Yemanjá valoriza e auxilia em problemas de família, em mudança de pensamentos, de hábitos, valoriza o lazer, a experiência com o outro, a criatividade e é na Umbanda sagrada o trono feminino da geração, então, ótimo momento para profissões como psicologia, publicidade, marketing, eventos, turismo, etc. Ela estimula o desejo de conhecer e conceber coisas novas das que já conhecemos, em especial, alinhada com Oxossi que é o próprio pai do conhecimento, poderemos tirar vantagem de novos aprendizados e conquistas.  

Asé!
Pai Eduardo de Oxossi 
Dirigente do T.U.S. Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda
Colunista e fundador do Blog baiano Juvenal


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum (Nossa senhora de aparecida) é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para ac

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode

MAGIAS COM MAÇÃ NA UMBANDA

A maçã é uma fruta afrodisíaca com diversos benefícios para o organismo humano. Ela combate o envelhecimento, ajuda no controle do hálito, controle de diabetes (por ser rica em pectina), controle do colesterol, etc. No geral, frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos.  A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40% (Fonte: Ciclovivo.com.br). A Maçã ainda é indicada para combater problemas respiratórios